Controle a inflamação e alivie a dor nos joelhos com esta receita medicinal
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
A inflamação e a dor nos joelhos podem ser o resultado de um esforço físico excessivo, da prática de maus hábitos ou de uma lesão.
Ainda que a maioria ignore, estas articulações são bastante complexas e tendem a sofrer traumatismos devido a sua falta de amortecimento.
Apesar de estarem protegidos por líquidos, ligamentos e tendões, há muitos fatores que aceleram seu desgaste, o que pode levar a respostas inflamatórias e dores fortes.
Ainda que estes possam ser tratados com medicamentos analgésicos e períodos de descanso, algumas vezes é preciso recorrer a outros tratamentos para evitar complicações.
Por sorte, há soluções de origem natural que, por um baixo custo, ajudam a combater este tipo de doença sem causar efeitos indesejados.
Hoje queremos compartilhar um remédio de uso externo que, com apenas 2 ingredientes, ajudará a combater este problema em pouco tempo.
2 ingredientes para aliviar a inflamação e a dor nos joelhos
A receita medicinal para aliviar a inflamação e a dor nos joelhos é obtida a partir da combinação de azeite de oliva com sal do Himalaia.
Estes ingredientes têm propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras. Assim, depois de aplicados de forma externa, promovem a boa circulação e as funções do sistema linfático.
Além disso, graças às suas propriedades, melhoram o processo de oxigenação muscular e articular, por isso diminuem a sensação de rigidez e dor.
Leia também: 5 soluções naturais para a rigidez nas articulações
Benefícios do azeite de oliva
O azeite de oliva é um tipo de gordura saudável conhecido em todo o mundo por seu alto teor de nutrientes essenciais e propriedades medicinais.
Seus compostos anti-inflamatórios atuam como relaxantes musculares, por isso são ideais para reduzir a inflamação e as doenças que afetam o movimento.
Sua aplicação externa oferece interessantes benefícios à saúde circulatória, já que promove o alívio da dor nos joelhos e dos músculos tensos.
É recomendado por seu leve efeito analgésico e é ideal para controlar cefaleias, torcicolo e outros problemas derivados de um descontrole no nível de inflamação.
O mais interessante é que seus compostos beneficiam a saúde da pele, diminuindo a ação negativa dos radicais livres e das toxinas.
Benefícios do sal do Himalaia
Os sais do Himalaia se transformaram em um produto terapêutico, ideal para diminuir as dores das articulações e dos músculos.
Contém minerais essenciais como o sódio e o magnésio, os quais atuam, desde a parte externa do corpo, como poderosos relaxantes.
Sua assimilação melhora a atividade das enzimas e, de quebra, regula os impulsos elétricos e musculares depois de fazer atividades de alta exigência física.
Possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias que, por meio de massagens, diminuem em até 30% as dores nos joelhos, nas costas e nas mãos.
Por sua vez, sua aplicação oferece um impulso às funções linfáticas, de modo que promovem a eliminação de toxinas e líquidos que se retém nos tecidos.
E se o que foi dito antes não for o suficiente, também é um calmante natural do sistema nervoso e serve como complemento para estimular a liberação de serotonina.
Como preparar esta receita medicinal para aliviar a dor e a inflamação?
A receita medicinal de azeite de oliva e sais do Himalaia é um tratamento de uso externo que controla a dor sem causar reações colaterais.
Ainda que não seja um tratamento milagroso e nem nada similar a isso, sua aplicação regular contribui para aliviar a inflamação e os problemas de mobilidade do joelho.
Ingredientes
- 1 xícara de azeite de oliva prensado (200 kg)
- 1 xícara de sal do Himalaia (200 g)
Utensílios
- Frasco de vidro com tampa
- Colher de madeira
Preparo
- Adicione o azeite de oliva no frasco de vidro, depois adicione o sal do Himalaia.
- Misture os ingredientes com uma colher de madeira e, depois de integrá-los por completo, feche bem o recipiente.
- Coloque o produto em um lugar fresco e escuro e deixe-o repousar durante 8 dias.
Modo de uso
- Pegue uma quantidade generosa do produto e esfregue-a sobre as regiões doloridas.
- Faça uma massagem suave durante 3 a 5 minutos e descanse.
- Deixe que os ingredientes do remédio ajam por mais 20 minutos e enxágue com água fria.
- Repita a aplicação cada vez que sentir dor. Se desejar, também pode aplicá-lo 3 vezes na semana como preventivo.
Você se anima a experimentar? Ainda que seja uma terapia diferente para aliviar a dor, suas propriedades são muito interessantes e eficazes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Instituto Nacional de Artritis y Enfermedades Musculoesqueléticos y de la Piel. (2014). Cuáles son los problemas de las rodillas. Nih. https://doi.org/10.1109/CNE.2007.369604.
- Fito Colomer, M. (2003). Efectos antioxidantes del aceite de oliva y de sus compuestos fenólicos. Tdx.Cesca.Es. https://doi.org/10.1063/1.2939268.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.