Hortelã para combater a síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é uma doença gastrointestinal bastante comum, e seus sintomas podem afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Hoje, vamos descobrir como a hortelã pode ajudar a combater os sintomas da síndrome do intestino irritável.
Esta doença costuma causar diarreia, dor abdominal e inchaço, constipação e gases, como destaca o artigo Síndrome de intestino irritable. Alguns grupos de alimentos podem causá-la, embora o estresse também possa ter um grande impacto. Como a hortelã pode nos ajudar?
As propriedades da hortelã
A hortelã foi tratada em vários estudos e artigos, como Las plantas medicinales: principal alternativa para el cuidado de la salud, en la población rural de Babahoyo, Ecuador. Ela pode ser usada para tratar problemas e doenças que estejam relacionadas com o sistema digestivo, como:
- Infecções gastrointestinais
- Cólicas e dores no estômago
- Diarreia
- Gastrite
- Parasitas
Leia também: Chá de gengibre e camomila para tratar a síndrome do intestino irritável
As razões pelas quais a menta pode ajudar a aliviar todas essas doenças, além da síndrome do intestino irritável, decorrem das suas propriedades analgésicas, antiespasmódicas e calmantes. Também possui características que a tornam um excelente anti-inflamatório e carminativo (favorece a expulsão de gases).
Por que ela pode ajudar a combater a síndrome do intestino irritável? Porque essa doença alterna períodos de constipação e diarreia, que podem ser desencadeados por diferentes alimentos ou até mesmo pelo estresse.
Portanto, se a hortelã puder nos ajudar a controlar melhor essa doença, teremos uma alternativa natural que podemos usar sempre que precisarmos.
Hortelã para a síndrome do intestino irritável
Agora que sabemos um pouco mais sobre os motivos pelos quais a hortelã pode ser uma grande aliada no combate a essa doença, como podemos consumi-la para tirar proveito de todas as suas propriedades? Vamos ver algumas opções para que você escolha as que melhor se adequem ao que você precisa no momento.
Infusão de hortelã para combater a síndrome do intestino irritável
Esta é a opção mais tradicional e oferece duas alternativas: comprar saquinhos de chá de hortelã já preparados ou comprar as folhas e fazer a infusão por conta própria. A primeira opção não tem maiores complicações. Vamos ver como preparar uma infusão de hortelã se você escolher a segunda alternativa.
Ingredientes
- 20 gramas de hortelã fresca.
- Água (meio litro).
Preparação
- Coloque a água em uma panela no fogo.
- Lave bem a hortelã e a adicione-a quando a água começar a ferver.
- No ponto de ebulição, desligue o fogo e tampe a panela.
- Deixe descansar por cerca de 5 minutos.
- Depois disso, é só coar e servir.
Os ingredientes rendem, em média, 4 xícaras de infusão de hortelã. Tomá-las quando não estamos nos sentindo bem, ou quando os sintomas da síndrome do intestino irritável começam a aparecer, pode aliviá-los e trazer um grande bem-estar.
Não deixe de ler: 6 alimentos recomendados para pessoas que têm síndrome do intestino irritável
Óleo essencial de hortelã
Outra maneira de consumir a hortelã para a síndrome do intestino irritável é através do seu óleo essencial. Como? Adquirindo algumas cápsulas que podemos encontrar em qualquer loja de produtos naturais. Dependendo da quantidade de hortelã de cada cápsula, o próprio rótulo especificará como devemos consumi-la.
No entanto, o normal é tomar entre uma a duas cápsulas de hortelã (cerca de 180-200 mg) por dia, durante cerca de duas semanas ou um mês, se estivermos passando por uma fase da doença que poderíamos considerar “aguda”. O lado positivo das cápsulas é que podemos levá-las para qualquer lugar, permitindo que seu consumo seja bastante flexível.
Tanto a infusão quanto as cápsulas reduzirão a dor causada pela síndrome do intestino irritável. Além disso, notaremos como os outros sintomas serão muito menos frequentes. Algo que devemos ter em mente é que este é um remédio natural. Isso significa que levará alguns dias para começarmos a ver os seus benefícios.
Também recomendamos que, se os sintomas não melhorarem, você consulte um médico. Além disso, queremos destacar a importância de manter uma dieta rigorosa para evitar, tanto quanto possível, os sintomas que já vimos.
Também não devemos nos esquecer do estresse. Pratique meditação, ioga ou algum outro tipo de exercício, além de descansar, pois isso será importante para manter a síndrome do intestino irritável o mais controlada possível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Otero W., Gómez M., Sindrome de intestino irritable. Rev Col Gastroenterol, 2005.
- Cash BD., A minty breath of fresh air for irritable bowel syndrome. Gastroenterology, 2020.
- Gallegos Zurita M., Las plantas medicinales: principal alternativa para el cuidado de la salud, en la población rural de Babahoyo, Ecuador. Ana Fac Med, 2016.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.