Hidroterapia para bebês: descubra suas vantagens

· 9 de novembro de 2018
A hidroterapia é um método que permite exercitar os bebês debaixo d'água. Desenvolvendo assim suas habilidades físicas, sociais e cognitivas. Além disso, recomenda-se para incentivar a independência das crianças.

A hidroterapia para bebês é um dos recursos de apoio ao desenvolvimento mais procurados na atualidade. Ainda que alguns pais temam que os pequenos entrem em contato com a água muito cedo, na realidade é uma atividade com vários benefícios.

Nos primeiros meses de vida, as crianças têm mais facilidade para se adaptar à água; pois estão vindo de um ambiente líquido no ventre materno. Além disso, elas não costumam ter medos, já que os estímulos fortalecem sua autoconfiança.

Por que esta ferramenta tornou-se tão popular? Quais são suas vantagens? Sabemos que muitos pais ainda não a conhecem. Por isso, a seguir contaremos em detalhes do que se trata a hidroterapia e como incide no fortalecimento das habilidades dos bebês.

O que é a hidroterapia para bebês?

Criança na aula de hidroterapia para bebês

Alguns pais confundem a hidroterapia para bebês com aulas de natação, e isso é um erro. Ainda que o bebê entre em contato direto com a água, não é um treinamento para que aprenda a nadar. Pelo contrário, é uma técnica com a qual a criança consegue se desenvolver melhor em um ambiente aquático. 

O incrível destas atividades é que são úteis para apoiar o desenvolvimento físico, psicomotor e social dos bebês. Além disso, impede que desenvolvam medo da água no futuro; pois se adaptam com facilidade e aprendem a relacioná-la com a diversão.

Entre outras questões, é boa para promover um vínculo de amor e confiança entre pais e filhos. Já que é uma experiência que ambos podem desfrutar juntos.

Leia também: Aviso para os pais! Afogamento secundário de crianças

Quando a hidroterapia para bebês pode começar?

Uma das características da hidroterapia para bebês é que pode ser feita com recém-nascidos e com crianças de até 4 anos. No entanto, não se recomenda para bebês com menos de 4 meses, já que nessa idade ainda não têm suas funções imunes fortalecidas.

Portanto, iniciá-la com seis semanas ou antes, aumenta a susceptibilidade a infecções ou doenças. Por outro lado, dos quatro meses para frente, o bebê já começa a ter capacidade para desfrutar plenamente a atividade.

Considera-se que é lúdica até os 4 anos, já que até essa idade as crianças não desenvolveram as habilidades necessárias para serem independentes na água. Como consequência, é essencial que em todo momento estejam acompanhadas por um adulto; que possa supervisar e evitar os perigos.

Vantagens da hidroterapia para bebês

Os exercícios que são realizados na água sempre são benéficos para a saúde humana. Por isso, a hidroterapia para bebês é conhecida como uma das melhores ferramentas para apoiar a formação física e mental dos pequeninos. Quais vantagens oferece?

Apoia o desenvolvimento físico

Hidroterapia para bebês apoia a hidroterapia

Por tratar-se de uma atividade física, os bebês desenvolvem de forma precoce os músculos do corpo, bem como várias habilidades físicas. Ademais, nota-se uma evolução significativa de sua capacidade psicomotora no momento de coordenar seus movimentos.

Favorece a socialização

É muito importante que os bebês aprendam a adaptar-se a ambientes sociais desde pequenos. O bom da hidroterapia é que facilita a socialização, já que devem compartilhar a piscina com outros bebês e adultos.

Boa para o desenvolvimento cerebral

A prática da hidroterapia para bebês ajuda no desenvolvimento da sensibilidade e criatividade. Isso se deve ao fato de ajudar ao bebê a ser mais observador do mundo que o rodeia; o que fortalece a parte do cérebro que se encarrega do aspecto criativo e artístico.

Promove o relaxamento

A hidroterapia para bebês relaxa

Um dos benefícios mais destacados deste recurso é que promove o relaxamento dos bebês. Eles se sentem muito confortáveis na água e ali conseguem liberar a tensão nervosa ou estresse.

Desenvolve a capacidade pulmonar

O contato direto com a água tem benefícios sobre a capacidade pulmonar dos bebês. Em resumo, isso produz-se pela pressão que a água exerce sobre a caixa torácica, aumentando a resistência respiratória. Por outro lado, ajuda a eliminar a mucosidade e aumenta a imunidade.

Pode te interessar: Como se preparar para o dia do parto

Incentiva o sentido de sobrevivência

Como mencionamos, estar em um ambiente aquático permite incentivar a autoconfiança no bebê, para que possa superar seus medos. Além disso, ensina-os a se defenderem no ambiente, ajudando-os a fazer o necessário para alcançar seus objetivos.

Promove a recreação e a diversão

A hidroterapia para bebês é uma desculpa perfeita para que as crianças aprendam a relacionar a água com diversão. Tanto pais quanto filhos podem compartilhar e viver experiências bonitas, já que existem dezenas de atividades para desfrutar na água.

Em síntese, a hidroterapia agrupa atividades interessantes que desenvolvem integralmente os bebês até quatro anos. Além disso, é ideal para fortalecer o vínculo familiar e a autoestima. Desfrute com seu filho!