Causas e principais sintomas da hematúria

28 Fevereiro, 2020
A hematúria pode ser um sinal de infecção bacteriana ou viral, mas também de processos mais complicados, como câncer de bexiga ou próstata.
 

A palavra hematúria é o termo médico usado para definir a presença de sangue na urina. Trata-se de algo que pode assustar qualquer um. No entanto, existem várias causas para que isso ocorra, e nem todas são sérias.

Embora, às vezes, o sangue na urina possa ser visto a olho nu, não é o que ocorre em todos os casos. Portanto, a hematúria é dividida em dois tipos principais: macroscópica e microscópica. A microscópica precisa ser diagnosticada por certos tipos de exames médicos.

A hematúria é um motivo bastante comum de consulta. Sua prevalência pode chegar a 16% da população geral. Além disso, como mencionamos, pode ser um sintoma de processos muito variados, de uma infecção a um processo carcinogênico. Portanto, é importante saber o que é, seus sintomas e suas causas.

Neste artigo, explicaremos os aspectos mais importantes da hematúria.

O que é hematúria?

A urina, em condições normais, não tem sangue. A hematúria é definida como a presença de mais de dois glóbulos vermelhos por campo, no sedimento de urina centrifugado, observado por certas técnicas de laboratório.

A hematúria ocorre porque os rins ou outras partes do trato urinário permitem que as células sanguíneas passem para a urina. A urina pode adotar uma cor vermelha ou permanecer da mesma cor. Daí a diferença entre a macroscópica (a presença de sangue é vista a olho nu) e a microscópica (não vista a olho nu).

Mulher urinando
 

Você pode gostar de ler: Alteração da urina: aspectos a serem considerados

Quais são as principais causas de hematúria?

Em muitas ocasiões, não é possível encontrar a causa específica da hematúria. Os principais processos que permitem a filtragem de glóbulos vermelhos na urina são:

  • Infecções no trato urinário. É uma situação relativamente comum, especialmente em mulheres. Isso se deve ao fato de a uretra feminina estar muito próxima ao ânus e as bactérias presentes nele se espalharem facilmente para a uretra.
  • Infecções renais. Essa patologia é chamada de pielonefrite. As bactérias podem atingir os rins através do sangue ou através dos ureteres.
  • Problemas de próstata. Quando a próstata aumenta, algo que tende a ocorrer com a idade, comprime a uretra. O fluxo de urina pode ser bloqueado e causar hematúria. O mesmo acontece com infecções da próstata.
  • Bexiga ou pedras nos rins. Certos minerais presentes na urina tendem a se acumular. Eles se solidificam e formam cristais que se transformam em pequenas pedras, as pedras nos rins. Quando elas passam pelo trato urinário, podem bloqueá-lo e, então, o sangue pode surgir na urina.
  • Câncer. A hematúria pode ser um sinal de câncer de bexiga, próstata ou rim. No entanto, geralmente aparece em estágios avançados, dificultando o diagnóstico.
  • Glomerulonefrite. É uma doença na qual os glomérulos ficam inflamados. Estes formam o sistema de filtração dos rins. Essa patologia pode ser desencadeada por inúmeras causas, como diabetes, infecções ou doenças do sangue.
 
  • Alguns medicamentos, como anticoagulantes ou os usados para combater o câncer.

Como você pode ver, a hematúria pode ter inúmeras causas . Os cientistas também associaram a hematúria aos exercícios extenuantes, a traumas e à desidratação. Portanto, é importante consultar um médico para descobrir o que desencadeou a doença.

Mulher querendo urinar

Quais são os sintomas da hematúria?

A hematúria macroscópica se manifesta como uma urina de cor vermelha ou marrom. Geralmente não é dolorosa e não vem acompanhada por outros sintomas. No entanto, a presença de certos sintomas poderá levar ao diagnóstico da causa.

Por exemplo, quando há febre e a região lombar dói, pode ser um indicativo de infecção nos rins. Se for acompanhada do aumento da micção ou ardor ao urinar, a causa geralmente está no trato urinário inferior.

Por outro lado, uma hematúria assintomática e contínua, que também apresenta coágulos, pode ser um tumor renal. A partir dos 40 anos, é essencial que os homens façam um exame de próstata.

Você pode gostar: 8 razões para o mau cheiro na urina

Conclusão

Como vimos, a hematúria pode estar relacionada a inúmeras patologias. Além disso, em alguns casos, não é detectável a olho nu. Portanto, é importante consultar o seu médico com alguma frequência. É importante fazer exames de urina periodicamente para detectar a possível presença de sangue.

 

Certifique-se de prestar atenção à maneira como você urina. Você deve observar a cor da urina, a frequência e as sensações que a acompanham. Qualquer alteração pode ser um indicativo de alguma patologia não identificada.

  • Varma, P. P., Sengupta, P., & Nair, R. K. (2014). Post exertional hematuria. Renal Failure, 36(5), 701–703. https://doi.org/10.3109/0886022X.2014.890011
  • Hematuria: ¿Cómo estudiarla? – Artículos – IntraMed. (n.d.). Retrieved July 24, 2019, from https://www.intramed.net/contenidover.asp?contenidoid=75087
  • Hematuria (AMF 2011) A partir de un síntoma. (n.d.). Retrieved July 24, 2019, from http://amf-semfyc.com/web/article_ver.php?id=294
  • Causas, tratamientos y síntomas de sangre en la orina (hematuria) – American Kidney Fund (AKF). (n.d.). Retrieved July 24, 2019, from http://www.kidneyfund.org/en-espanol/enfermedad-de-los-rinones/sintomas/sangre-en-la-orina.html