Guia passo a passo para fazer um livro sensorial em casa

O livro sensorial é um brinquedo que pode ser usado por crianças, inclusive bebês. No entanto, é importante começar a fazê-lo quando se tem tempo, já que é necessário muito esforço e dedicação para isso.
Guia passo a passo para fazer um livro sensorial em casa

Última atualização: 19 março, 2022

Alguns brinquedos são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Depois de contarmos como um livro sensorial pode ajudar o seu filho, você irá querer pular direto para as instruções para fazer um em casa.

Os livros sensoriais são conhecidos por muitos nomes: livros didáticos, livros de atividades e livros de feltro, até termos em inglês como quiet books ou soft books. A verdade é que, independentemente do nome, eles estão ligados a vários benefícios.

Existem evidências científicas de que crianças privadas de estimulação sensorial geralmente apresentam um atraso no desenvolvimento. Da mesma forma, foi demonstrado que bebês que recebem estimulação precoce tendem a ter um melhor crescimento, além de um sistema nervoso central mais organizado.

Quais são as características de um livro sensorial?

O livro sensorial é um brinquedo, mas não um brinquedo qualquer. Geralmente ele é destinado a bebês e crianças entre 6 meses e 3 anos de idade.

No entanto, se seu conteúdo for adaptado, ele pode até ser usado por crianças de até 10 anos. Isso graças a uma de suas características mais marcantes: a personalização.

Quando se trata de um quiet book, o céu é o limite. Você pode escolher o tamanho, conteúdo e materiais que serão usados, embora neste último existam alguns que são considerados típicos deste brinquedo, como tecido e feltro.

Da mesma forma, espalhou-se a percepção de que esses livros favorecem a motricidade fina, a concentração e até o amor pelos livros, além de ser um presente perfeito da mãe para o bebê ou criança, o que fortalece ainda mais esse vínculo.

Livro sensorial para bebês.
Os livros sensoriais são ferramentas para o desenvolvimento. Seu uso está se tornando cada vez mais difundido.

De que materiais você precisa?

Como mencionamos, os materiais usados dependerão de como você deseja fazer o livro. No entanto, existem alguns que são mais fáceis de encontrar. Nós os mostramos a seguir:

  • Tecido.
  • Feltro.
  • Entretela.
  • EVA ou espuma.
  • Materiais de encadernação: velcro, aros, cola.
  • Ferramentas de costura: máquina de costura, agulha, tesoura.
  • Utensílios de costura: linhas, fitas, lã, botões, zíperes.

Passo a passo para fazer um livro sensorial

Levando em consideração a idade do seu filho, o livro será mais sobre sensações (bebês) ou atividades (crianças). No entanto, seja qual for o caso, você precisa pensar em maneiras criativas de chamar a atenção dele.

E essa é uma das partes mais difíceis, pois antes de começar a cortar, costurar ou colar, você precisa ter um esboço do conteúdo de cada página. Assim que isso estiver definido, mãos à obra!

Passo 1

Estabeleça qual será o tamanho do livro. Quando tiver decidido, marque o limite no material usado para fazer as páginas, seja ele feltro ou EVA, e prossiga com o corte. Obviamente é importante se certificar de que todas as páginas são do mesmo tamanho!

Tenha me mente que não é necessário um livro tão grande para bebês. Já no caso de crianças mais velhas, é necessário ter atividades em cada página, por isso considere um tamanho um pouco maior.

Passo 2

Você se lembra que falamos sobre os desenhos? Bem, este é o momento de torná-los realidade. Pegue cada página do livro e crie o estímulo ou atividade que você pensou.

Para isso você pode fazer uso de botões, fitas, retalhos de tecido, zíperes, espumas e outros. As opções são infinitas!

Passo 3

Por último está a encadernação, que também oferece diferentes opções. Se você conhece seu filho, pode optar pela que achar mais conveniente para ele segurar ou prolongar sua vida útil (as entretelas são para isso).

As opções mais utilizadas incluem o uso de aros, com os quais geralmente são feitos três furos nas margens das páginas. Com isso, seu livro está terminado!

Estimulação precoce de bebês.
A estimulação precoce dos bebês melhora o desenvolvimento cognitivo deles, e até influencia a formação do sistema nervoso central.

Um livro sensorial, milhares de possibilidades

Você pode desfrutar de todo o processo de criação deste brinquedo tão importante para o desenvolvimento do seu filho. No entanto, não vamos mentir, a parte mais difícil geralmente é ter ideias para o livro.

Uma das mais populares consiste em fazer um livro de texturas (lisas, ásperas, macias, duras…). Por outro lado, podem ser criadas páginas com diferentes atividades: quebra-cabeças, encaixe de peças, correspondência de formas, cores, letras e números. O que você está esperando para dar o melhor presente ao seu filho?

Pode interessar a você...
5 livros que seu filho tem que ler antes dos 6 anos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 livros que seu filho tem que ler antes dos 6 anos

Quais são os livros que seu filho tem que ler quando ainda é pequeno? Hoje compartilhamos 5 boas opções para seu filho ler antes dos 6 anos.



  • Ardiel, E. L., & Rankin, C. H. (2010). The importance of touch in development. Paediatrics & child health, 15(3), 153–156. https://doi.org/10.1093/pch/15.3.153
  • Lee J. H. (1991). An experimental study of the effects of sensory stimulation on the early growth and development of Korean low-birth-weight infants. Journal of pediatric nursing, 6(2), 144–145.