Livro sensorial para bebês: características e benefícios

Os livros sensoriais estimulam os sentidos dos bebês e aumentam a aprendizagem deles em cada estágio. Explicaremos mais sobre os benefícios a seguir.
Livro sensorial para bebês: características e benefícios

Última atualização: 21 janeiro, 2022

Os livros fazem parte da infância; são eles que nos acompanham em momentos preciosos com a família antes de dormir e que transportam as crianças a mundos fantásticos e imaginários. No entanto, não é preciso esperar que elas aprendam a ler para usufruir desses benefícios. Se o seu bebê tiver pelo menos seis meses de idade, um livro sensorial pode se tornar um dos objetos favoritos dele.

Esses livros são menores que o normal, sendo fabricados de vários materiais como papelão, feltro ou borracha EVA. Além de imagens e texto eles apresentam texturas, sons, luzes e outros jogos manipulativos que estimulam os sentidos e o aprendizado da criança. Você quer saber mais sobre os benefícios deles? Continue lendo!

O que é um livro sensorial?

Os sentidos permitem que o bebê explore e conheça o ambiente ao redor dele. Por meio dos estímulos e das informações que recebidas por meio deles a criança pode aprender, descobrir e começar a se desenvolver no ambiente. Por isso os livros sensoriais são uma excelente ferramenta pedagógica.

Também chamado de “quiet book” ou “soft book” em inglês, este é um dos itens essenciais em todas as casas com bebês. Ele está disponível em diversas modalidades, por exemplo nas seguintes:

  • Livros de banho que o seu filho pode usar na banheira.
  • Livros de músicas.
  • Opções que permitem explorar diferentes tatos e texturas.
  • Livros que possuem elementos de manipulação, como velcros ou botões.

Este objeto é inspirado na filosofia Montessori e tem como objetivo promover a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades básicas nas crianças. Para isso ele proporciona experiências sensoriais adaptadas à idade do bebê, capazes de despertar a atenção e curiosidade dele.

O que é um livro sensorial?
O livro sensorial é uma ferramenta de ensino que ajuda a estimular os sentidos do bebê.

Os benefícios trazidos por um livro sensorial para bebês

Esse tipo de livro fornece vários benefícios para o desenvolvimento infantil. Embora seja comum encontrá-los na maioria das casas, muitas pessoas não têm consciência do amplo potencial que ele possui. Por isso, a seguir mostraremos algumas das suas principais vantagens.

Estimulam o desenvolvimento dos sentidos

Esses livros oferecem uma estimulação variada e adequada à idade da criança. Dessa forma eles ajudam a regular atenção e tolerância a estímulos dela. Isso pode ser bastante útil para crianças com dificuldades como transtornos do espectro do autismo (TEA) ou transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que são hipo ou hipersensíveis aos estímulos.

Promovem habilidades motoras finas e coordenação visomotora

Ao segurar o livro e manipular os elementos interativos a criança desenvolve habilidades manuais, pratica a coordenação e as habilidades motoras, além de melhorar os movimentos musculares e esqueléticos.

Potencializam a curiosidade e a criatividade

Graças às cenas, personagens e textos a atenção da criança é atraída, estimulando a imaginação e a criatividade.

Ajudam a exercitar a memória e a compreensão de conceitos

As crianças aprendem a relacionar palavras a objetos, texturas, sons e imagens, o que tem um efeito positivo na memória. Além disso, facilita a compreensão dos conceitos, uma vez que elas podem vivenciá-los por si próprias.

Também pode te interessar: Como estimular a memória do bebê

Ajudam na aquisição de linguagem e na alfabetização

Um livro sensorial ajuda as crianças a expandirem o próprio vocabulário e se familiarizarem com letras e sons.

Aumentam o reconhecimento de cores, formas e tamanhos

Por trabalhar com vários sentidos os livros sensoriais promovem o aprendizado de noções como formas, contornos, cores e tamanhos. Isso acontece porque as crianças podem tocar e interagir com os elementos do livro em vez de simplesmente observá-los.

Incentive o pensamento científico e a resolução de problemas.
Diferentes formas, cores e texturas tornam os livros sensoriais uma via de aprendizagem para as crianças.

Incentivam o pensamento científico e a resolução de problemas

Esses livros são uma excelente ferramenta para que as crianças possam explorar e descobrir o mundo no próprio ritmo. Dessa forma elas podem criar hipóteses e testá-las por conta própria. Com isso as habilidades científicas e de resolução de problemas são desenvolvidas. Até outras competências são estimuladas, como a aquisição de esquemas mentais e a compreensão de conceitos lógico-matemáticos.

O que é preciso ter em mente ao escolher um livro sensorial?

Como já mencionamos, existem muitos livros sensoriais no mercado, mas você também pode optar por fabricá-los em casa. De qualquer forma é importante garantir que sejam atendidos os seguintes requisitos:

  • Que ele tenha um tamanho pequeno e gerenciável para a criança, dependendo da idade dela.
  • Que ele seja composto por folhas espessas e materiais resistentes que permitem uma manipulação sem riscos.
  • Ilustrações chamativas e um aspecto atraente. Uma tonalidade pastel pode ser mais adequada que cores fortes para crianças que ficam sobrecarregadas por estímulos excessivos.
  • Eles devem ter diferentes formas, texturas e elementos que estimulem diferentes sentidos, como audição, tato, visão ou mesmo o olfato.
  • É importante que eles tenham elementos interativos com os quais a criança possa explorar e aprender. Por exemplo, bolas de borracha para esmagar, papéis que fazem barulho quando amassados, velcros, zíperes, botões ou clipes.
  • Imagens vívidas, textos simples e argumentos básicos que sejam de fácil entendimento.
  • Eles devem ser adaptados à idade da criança. Por exemplo, bebês podem gostar de papel colorido amassado, enquanto as crianças em idade pré-escolar podem aprender os diferentes tons de um instrumento musical pressionando as teclas.

Livro sensorial: uma alternativa natural em um mundo tecnológico

Há vários anos os dispositivos tecnológicos ocupam um lugar relevante para entreter e educar as crianças. No entanto alternativas mais simples, feitas com materiais naturais e pensadas para que a criança seja um agente ativo em sua própria aprendizagem se provaram bastante positivas.

Este é o caso do livro sensorial, um elemento lúdico, didático e versátil que consegue captar a atenção das crianças ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento em diferentes níveis. A opção por esse tipo de brinquedo é uma boa forma de acompanhar o crescimento delas respeitando cada necessidade e fase.

De forma geral eles promovem um tipo de estimulação que se torna a principal via de aprendizagem. Vá em frente e experimente-os, até mesmo fazendo os seus próprios livros.

Pode interessar a você...
Dicas para estimular a capacidade visual do bebê
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dicas para estimular a capacidade visual do bebê

O sentido da visão é um dos menos desenvolvidos ao nascimento. Por isso, é importante estimular a capacidade visual do bebê.



  • Pauta Yanza, M., & Perazzo, D. (2020). QUIET BOOK: AULA SENSORIAL DIGITAL. Convergence Tech4(IV), 36–48. https://doi.org/10.53592/convtech.v4iIV.33
  • Escanta, M. (2016) Desarrollar las relaciones lógico matemáticas en niños y niñas de 5 años de edad mediante la utilización de Quiet Books. Manual instructivo y de actividades dirigido a docentes del Centro de Desarrollo Infantil “Portal de Belén» del Distrito Metropolitano de Quito, periodo académico 2016. (Bachelor Thesis)
  • Ramírez Cueva, I., & Susanibar Escobar, L. M. (2021). Los libros sensoriales inspirados en el método Montessori para favorecer el desarrollo de las habilidades manuales en los niños del jardín 384 rosa de américa–Valdivia en Santa María. (Bachelor Thesis)