Frango para um jantar saudável
Como a maioria dos brasileiros considera o almoço como a refeição principal, o jantar acaba ficando em segundo plano. Pensando nisso, hoje falaremos sobre o frango para um jantar saudável.
O mais indicado pelos nutricionistas é fazer refeições menores e proporcionais ao longo do dia, e incluir todos os grupos de alimentos em cada uma delas (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais).
Além disso, é o jantar que irá garantir um sono adequado, sendo assim interessante dar a devida importância à essa refeição.
Leia também: 9 jantares rápidos para perder peso
No jantar, evite gorduras, frituras, molhos e queijos. Abuse de verduras e legumes. E coma, pelo menos, uma hora e meia antes de ir dormir.
E, como prato principal, nada como o frango para dar aquela ajuda ao cardápio, por seu elevado valor proteico associado a um nível mais baixo de gordura em relação à carne vermelha (desde que consumido sem pele).
100 gramas de carne vermelha representam 155 calorias e 5,1 gramas de gordura, enquanto 100 gramas de frango representam 119 calorias e 0,23 gramas de gorduras.
Além disso, o tempo de preparo do frango é bem mais rápido, o que facilita a vida de quem acabou de chegar do trabalho.
Modos de preparo do frango para um jantar saudável
Confira as sugestões abaixo para saber como variar o seu cardápio com o frango e evitar a monotonia:
- Frango grelhado: o tradicional frango grelhado pode ser servido com molho de ervas, para dar aquela variada no paladar.
- Frango desfiado: use em recheios de panquecas e crepes (prepare com leite desnatado e margarina light), e combine com vegetais folhosos, como a escarola e o espinafre.
- Frango cozido ou ensopado: ótimo para sopas e caçarolas.
- Frango assado: retire a pele para diminuir o valor calórico e acrescente legumes e verduras ao prato.
- Estrogonofe de frango: troque a carne pelo frango e inclua creme de leite e margarina light.
Outras aves
Além do frango para um jantar saudável, outras aves como o peru, pato, ganso, galinha-d’angola, pombo, faisão e codorna, são ótimas opções.
Elas oferecem todos os aminoácidos essenciais que, além de suas funções construtoras, também influenciam o nosso humor, atenção, concentração e qualidade do sono.
Para completar, as aves são uma ótima fonte de outros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, como o cálcio, cobre, fósforo, potássio e zinco, bem como vitaminas do complexo B, essenciais para o bom metabolismo celular, respiração e circulação sanguínea.
Descubra: Quais são os alimentos com o maior percentual de vitaminas?
O teor de ferro também é mais alto que o presente na carne vermelha, ajudando a evitar a anemia.
Sugere-se que a pele seja retirada do frango antes do seu preparo, para evitar que a gordura se infiltre na carne – o consumo da pele pode levar a problemas cardiovasculares e ao aumento do colesterol ruim no sangue.
No caso do pato, fure a carne antes de grelhá-la para que a gordura interna escorra. Lave bem as aves em água corrente antes de cozinhá-las e mantenha a tábua de corte bem limpa com sabão e água quente para evitar o acúmulo de bactérias e fungos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.