Saiba como fortalecer os ossos
Saiba como prevenir doenças como a osteoporose e como fortalecer os ossos no artigo a seguir.
A osteoporose é uma doença que causa fortes danos aos ossos devido à perda de massa óssea e pode gerar sérias fraturas. Além disso, a causa mais comum é o envelhecimento.
Ainda mais, caracteriza-se por ser mais comum em mulheres e raramente apresenta sintomas.
Saiba como fortalecer os ossos
Como saber se tenho osteoporose
Um exame simples é capaz de diagnosticar a doença. Ao realizar a densitometria óssea é possível verificar a força do osso em poucos minutos.
Ao receber o diagnóstico, a doença pode ser tratada com medicamentos a base de cálcio e vitamina D, terapia hormonal, injeções que levam a formação de um novo osso e exercícios físicos.
Leia mais: Fatos importantes sobre a osteoporose
Como fortalecer seus ossos
Existem diversos alimentos que combinados formam uma importante arma contra a osteoporose. Portanto, a partir de agora mostraremos algumas dicas de como manter fortalecer os ossos e mantê-los saudáveis.
Chá como aliado
Um excelente chá que pode ser ingerido diariamente é o de cavalinha. Além disso, seu consumo é direcionado para idosos com osteoporose e apresenta substâncias capazes de fortalecer os ossos e diminuir possíveis fraturas.
Seu preparo é rápido e simples. Simplesmente, coloque um litro de água e duas folhas secas de cavalinha em uma panela. Em seguida, deixe ferver e após amornar, basta coar e beber.
O poder dos sucos
A combinação de cenoura e couve forma um suco imbatível para fortalecer seus ossos. Ainda mais contém cálcio, ferro, enxofre e vitaminas A e C, que são substancias fundamentais não só para o fortalecimento dos ossos, como também para manter um corpo saudável.
Além disso, seu consumo ajuda no preparo físico de atletas, assim como previne reumatismos, artroses e atrites. Para prepará-lo serão necessárias duas cenouras, uma colher de leite de soja em pó, uma xícara de água de coco e três ramos de caruru.
Em seguida, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e ingeri-lo pela manhã diariamente.
Leia também: Por que incluir cenoura na alimentação
Outro suco saudável e favorável ao combate da osteoporose é o de couve, que é uma fonte de cálcio; o que fortalece os ossos e os dentes.
A couve não só protege contra as doenças ósseas, como também contra doenças degenerativas por apresentar bioflavonoides.
Para preparar o suco, simplesmente misture 200 ml de suco de maracujá e cinco folhas de couve bem lavadas. Em seguida, coloque-as no liquidificador e bata junto com o suco de maracujá. Pronto, basta tomar!
Alimentos ricos em cálcio
Já que o cálcio é o elemento primordial para o fortalecimento dos ossos, abaixo listaremos alimentos que são ricos neste elemento:
- Leite e seus derivados em geral;
- Azeite virgem;
- Peixes frescos e principalmente, a sardinha em lata;
- Sucos da fruta;
- Hortaliças, cereais e batatas;
- Carnes magras.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Frazão, P., & Naveira, M. (2006). Prevalência de osteoporose: uma revisão crítica. Revista Brasileira de Epidemiologia, 9, 206-214.
- de Souza, M. P. G. (2010). Diagnóstico e tratamento da osteoporose. Rev Bras Ortop, 45(3), 220-9.
- Costa-Paiva, L., Horovitz, A. P., Santos, A. D. O., Fonsechi-Carvasan, G. A., & Pinto-Neto, A. M. (2003). Prevalência de osteoporose em mulheres na pós-menopausa e associação com fatores clínicos e reprodutivos. RBGO, 25(7), 507-12.
- Froes, N. D. T. C., Pereira, E. D. S., & Negrelli, W. F. (2002). Fatores de risco da osteoporose: prevenção e detecção através do monitoramento clínico e genético. Acta Ortop Bras, 10(1), 52-57.
- Montilla, R. D. N., Aldrighi, J. M., & Marucci, M. D. F. (2004). Relação cálcio/proteína da dieta de mulheres no climatério. Rev Assoc Med Bras, 50(1), 52-4.
- Bedani, R., & Rossi, E. A. (2005). O consumo de cálcio e a osteoporose. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, 26(1), 3-14.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.