Filés de vitela ao parmesão: receita caseira e fácil
A vitela é uma das carnes vermelhas mais utilizadas no mundo da gastronomia a nível mundial, por sua textura e fácil digestão. Então, aqui vamos aprender uma receita que certamente você nunca provou até agora: filés de vitela com queijo parmesão.
Descubra como preparar passo a passo este prato deliciosos e seus valores nutritivos. Continue lendo!
Propriedades da carne de vitela
A vitela é um tipo de carne vacuna que não chega ao ano de vida. Ao ser tão novinha, sua carne é muito macia. Em geral, esse tipo de gado se alimenta com pasto e cereais, o que lhe dá uma cor rosada bem característica. Possui alto conteúdo de nutrientes que são essenciais para o funcionamento de nosso organismo.
Entretanto, devemos consumir a carne com moderação, especialmente si tivermos contraindicação médica por algum tipo de doença.
- A carne é rica em minerais como o ferro, potássio, fósforo e sódio.
- Contém gordura saturada, portanto devemos moderar seu consumo.
- Aporta vitaminas do complexo B, E e K.
Descubra: Como preparar carne sem perder todos os seus sucos
Propriedades do queijo parmesão
Quando falamos de uma receita à parmegiana ou ao parmesão, nos referimos a que está feita com queijo. Neste caso, um dos ingredientes principais da preparação é o queijo parmesão. O alimento é untado com o queijo parmesão antes de ser frito ou assado.
O queijo é o alimento perfeito para ser combinado com filés de vitela. Aliás, é rico em proteínas, cálcio, fósforo, ferro, ácido linoleico e vitaminas A e D.
Portanto, não fique só na vontade de provar algo novo como este prato de filés de vitela com queijo parmesão: é uma receita caseira que aportará muito sabor ao seu cardápio.
Filés de vitela com queijo parmesão
A carne de vitela ou de novilho se classifica de acordo com o corte, como por exemplo: filé mignon, contra filé, alcatra ou picanha.
Você pode escolher o tipo de carne, comprar o pedaço inteiro e cortar em bifes você mesmo para que seja da grossura que quiser. Caso contrário, seu açougueiro pode fazer isso por você no capricho.
Ingredientes
- 6 filés de vitela (800 g)
- 2 ovos
- 1 xícara de farinha de rosca (200 g)
- ¼ xícara de leite integral (62 ml)
- ¼ xícara de azeite de oliva (62 ml)
- 1 ramo de manjericão para decorar
- 1 xícara de queijo mozarela (200 g)
- ½ xícara de queijo parmesão (100 g)
- 4 dentes de alho amassados
- 1 xícara de vinho tinto (250 ml)
- 1 colher de sal (15 g)
- Papel alumínio (duas folhas)
- ½ colher de pimenta (8 g)
- Papel toalha
- 1 colher de tomilho em pó (15 g)
Leia também: Proteínas na dieta: confira a quantidade adequada
Preparação da marinada
Para que qualquer carne fique com melhor sabor quando preparadas, seja na grelha, frita ou assada, recomenda-se que primeiramente as marinemos e refrigeremos durante algumas horas. Também será preciso gratinar o queijo no forno por alguns minutos.
- Primeiramente pegue uma fonte refratária e coloque o vinho tinto.
- Logo depois, coloque os dentes de alho amassados, o sal, a pimenta e o tomilho em pó.
- Depois disso, agregue os filés de vitela mexendo e virando para que absorvam bem os ingredientes.
- Por último, cubra com papel alumínio e refrigere por pelo menos 2 horas antes de cozinhá-los.
Preparação dos filés de vitela
- Primeiramente pré-aquecemos o forno a 180 ou 190 ºC para que esteja quente no momento de assar os bifes.
- Logo depois, misturamos os ovos com o leite (pode-se acrescentar um pouco mais de sal se quiser). Coloque a farinha de rosca em um prato raso para que seja mais fácil passar os filés por ela.
- A seguir, tire os bifes da geladeira e passe cada um deles pela mistura de ovos e leite e pela farinha de rosca.
- Depois, em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e frite os filés, um a um durante 5 minutos até que fiquem dourados.
- Retire-os do fogo e escorra o excesso de óleo em papel toalha.
- Depois disso, utilize a mesma travessa refratária com a marinada e mergulhe os filés nesse molho.
- Ajeite-os de maneira que caibam todos e espalhe o queijo parmesão e a mozarela por cima.
- Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno com a mesma temperatura em que foi pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos.
- Para terminar, retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva com massas ou salada e decore com um raminho de manjericão.
Então, gostou da nossa receita? Que tal preparar este quitute para um jantar especial?
E continue com a gente porque temos mais receitas deliciosas e nutritivas pra você.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carretto, V. ;, Cuerdo, P. ;, Dirienzo, G. ;, Di, V., & Victoria, M. (2002). Aceite de oliva: beneficios en la salud. Invenio, 5(8), 141–149. Retrieved from http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87750812
- Gutiérrez Maydata, A. (2002). Vino, polifenoles y protección a la salud. Revista Cubana Aliment Nutr, 16(2), 134–175. Retrieved from http://bvs.sld.cu/revistas/ali/vol16_2_02/ali07202.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.