O que fazer ao acordar no meio da noite?

Neste artigo mostramos o que você deve fazer se acordar no meio da noite e em caso de insônia, para evitar sofrer os efeitos colaterais.

A insônia pode aparecer a qualquer momento, e não só ao tentar adormecer. Às vezes acabamos por acordar no meio da noite e é muito difícil pegar no sono novamente.

O que eu faço se acordar no meio da noite?

Acordar no meio da noite e não conseguir dormir de novo é terrível Queremos descansar porque ainda falta muito tempo para que o alarme toque e sabemos que, se não tivermos um sono de qualidade, no dia seguinte pareceremos zumbis.

A insônia durante a madrugada pode ser causada por diferentes motivos: ouvir um barulho alto no exterior (por exemplo, a sirene dos bombeiros), ter um pesadelo, sentir frio ou calor, e assim por diante.

Uma vez que acordamos, pode ser muito difícil adormecer novamente. Alguns optam por mudar de posição várias vezes na cama e outros por se levantar e fazer coisas que ficaram pendentes.

Ter um sono de qualidade é fundamental para a nossa saúde física e mental. Pelo contrário, dormir mal provoca apatiairritabilidade, problemas de memória e atenção, sonolência e muito mais.

O trabalho e as relações sociais são muito prejudicados quando não descansamos o suficiente.

Quando devemos nos preocupar? Se isso acontecer mais de três vezes por semana, pode ser um sinal de que estamos muito estressados, ansiosos ou nervosos e, é claro, eventualmente causará sérios problemas em nossa saúde.

Levantar-se para ter sono

Mulher com insônia

Uma técnica que podemos implementar em caso de insônia é sair da cama, sair do quarto, acender uma luz fraca e fazer uma atividade relaxante por 20 ou 30 minutos.

Depois desse tempo, volte para a cama e tente dormir. Sem dúvida, é uma escolha pessoal o que consideramos como algo “reconfortante”, porque talvez para alguns essa atividade possa ser meditar ou praticar ioga, e para outros pode ser ler, jogar cartas ou olhar fotografias.

Em qualquer caso, devem ser atividades que não excitem o sistema nervoso e, por nada no mundo, recorra ao café, álcool ou cigarro.

Se quisermos usar o tablet ou o celular, é melhor reduzir o contraste e a luz da tela o máximo possível e evitar as luzes brancas, verdes e azuis que inibem a produção de melatonina (um hormônio que nos permite dormir).

Se quisermos assistir televisão, é fundamental escolher o tipo de programa adequado. Nada de filmes de ação, notícias violentas ou vídeos com cores impressionantes e muitas luzes.

Se você se deitar e não conseguir dormir, deve repetir o processo, exceto se faltar 1 ou 2 horas para o alarme tocar. Nesse caso, recomenda-se levantar e começar o dia um pouco antes.

Certamente temos muitas coisas pendentes que podemos adiantar em casa (preparar o jantar, fazer a lista de compras, lavar a roupa, arrumar a sala, etc.).

Como se recuperar da insônia

Por pior que tenha sido a noite anterior, não podemos cometer o erro de compensá-la com uma soneca de 3 horas. Também não é recomendável, se for possível, atrasar o relógio e levantar-se mais tarde. Esses comportamentos só pioram e tornam a insônia crônica.

Em caso de insônia, a melhor opção para se recuperar será esperar para descansar até a hora de dormir, à noite.

Depois de uma noite de insônia, é muito importante que a recuperação seja o mais rápida possível para cumprir nossas obrigações e atividades no dia seguinte. Algumas dicas que podem ser úteis são:

1. Aumentar a ingestão de vitamina B12

Vitamina B12

Se você não descansa o suficiente, o corpo consome mais vitaminas do complexo B (fontes de energia). A falta deste nutriente fará com que você se sinta apático, de mau humor e com problemas para se concentrar. Para recuperar um pouco dessa vitamina perdida, você pode consumir qualquer um desses alimentos:

  • Moluscos, ostras, mexilhões.
  • Peixe, polvo, lula.
  • Fígado
  • Queijos
  • Ovos

2. Beba chá de gengibre

Esta raiz tem muitas propriedades, então não devemos hesitar em adicioná-la à nossa dieta. No caso de sofrer de insônia, o hormônio cortisol aumenta e deixa o corpo em uma situação de estresse constante.

Isso, por sua vez, aumenta a pressão arterial, causa ansiedade e reduz a resposta imunológicaPara neutralizar esses efeitos, nada melhor do que um chá de gengibre. É muito fácil de preparar.

Ingredientes

  • ¼ colher de chá de gengibre ralado (2 gramas).
  • 1 xícara de água (250 mililitros).
  • 1 colher de sopa de mel (20 gramas).
  • 1 saquinho de chá preto.

Preparação

  • Aqueça a água e coloque-a em uma xícara.
  • Adicione o saquinho do chá preto e deixe repousar cerca de 5 minutos.
  • Remova o saquinho e adicione o gengibre.
  • Mexa bem e adoce com o mel.

Evite açúcares e gorduras

Açúcar refinado

As refeições ricas em carboidratos, gorduras e açúcares não são recomendadas, uma vez que proporcionam energia imediatamente.

Embora você sinta que precisa disso para se sentir melhor, depois de uma noite mal dormida esse efeito será apenas temporário. Dentro de alguns minutos você se sentirá mais cansado do que antes.

Em vez disso, escolha alimentos saudáveis ricos em proteínas, fibras e gorduras benéficas que lhe permitirão obter energia por mais tempo. Diga adeus à insônia e pare de acordar no meio da noite!

Recomendados para você