4 exercícios para aumentar o pênis e dicas de segurança

Se você deseja aumentar o tamanho do seu pênis, esses exercícios e recomendações podem te ajudar. Continue lendo e aprenda a fazer isso de forma segura.
4 exercícios para aumentar o pênis e dicas de segurança

Última atualização: 19 março, 2022

O aumento do pênis continua sendo um tema controverso. Seja entre homens que querem aumentar o tamanho de seu membro ou pessoas curiosas que desejam saber se isso realmente é possível. Neste artigo você encontrará 4 exercícios para aumentar o pênis e algumas dicas de segurança médica para realizá-los de forma correta e sem riscos.

Ter um pênis grande sempre foi motivo de preocupação para os homens. A ascensão da pornografia e seu fácil acesso fizeram com que milhões de pessoas tivessem uma concepção errônea sobre como deveria ser um pênis ereto.

O que é e como funcionam os exercícios de aumento do pênis?

O estiramento ou alongamento do pênis refere-se ao uso de métodos não invasivos (exercícios com as mãos), dispositivos mecânicos (bombas de vácuo penianas) ou procedimentos cirúrgicos para aumentar o tamanho do pênis.

Esse tipo de alternativas é popular entre as pessoas que sofrem de síndrome do pênis curto ou entre aqueles que não estão satisfeitos com tamanho do próprio membro. De acordo com um relatório da revista especializada em urologia BJU International, o comprimento médio de um pênis em repouso é de 9,16 centímetros; e quando ereto de 13,12 centímetros.

Antes de começar, é importante definir expectativas realistas sobre esses exercícios par aumentar o pênis. Embora hajam evidências que sugiram que eles podem ajudar no redimensionamento, os resultados geralmente são mínimos e temporários. Portanto, não haverão mudanças bruscas.

Precauções preliminares e dicas de segurança

É importante notar que a maioria das evidências sobre os exercícios de aumento do pênis é anedótica e não existem estudos médicos suficientes para comprovar a eficácia. Uma pesquisa de 2010 da Universidade de Turim, que se concentrou em descobrir se os métodos não invasivos de aumento peniano eram realmente eficazes, chegou à seguinte conclusão:

Os procedimentos cirúrgicos de faloplastia de aumento são caracterizados por indicações mal definidas e um índice inaceitavelmente alto de complicações, enquanto as técnicas não cirúrgicas carecem de evidências científicas.

No entanto, geralmente não há mal nenhum em experimentar exercícios de aumento peniano, desde que eles sejam feitos com cuidado. Basta consultar o seu médico de confiança antes de começar a realizá-los de forma constante.

A seguir apresentamos algumas dicas de segurança:

  • Os exercícios só devem ser realizados com o pênis em estado de flacidez.
  • Pode ser usado um pouco de óleo, creme ou lubrificante para facilitar os movimentos.
  • Pratique os exercícios uma ou duas vezes por semana – mas não mais do que isso -, para evitar lesões.
  • Se o exercício provocar dor, pare imediatamente.
  • Procure uma posição confortável para realizar os exercícios. Sentar em uma cadeira ou ficar encostado na parede são boas alternativas.
  • Procure atendimento médico caso sinta dor ou note qualquer alteração ao ter uma ereção.
Problemas no pênis.
Algumas obsessões relacionadas ao tamanho do pênis estão ligadas a complexos de inferioridade ou percepções errôneas sobre o que deveria ser normal.

Exercícios para aumentar o pênis

Antes de tomar a decisão de comprar uma bomba de vácuo ou investir em uma cirurgia, experimentar exercícios manuais é uma boa ideia para começar com a tarefa de aumentar o pênis de forma caseira. É necessário ter um pouco de precaução para evitar ferir o membro.

O objetivo por trás desses exercícios é esticar a pele solta do pênis e criar microrrasgos no tecido. Isso faz com que o pênis pareça maior, já que ele se incha à medida em que se cura.

1. Método tradicional

  1. Pegue a cabeça do pênis entre os dedos polegar e indicador.
  2. Puxe o pênis para cima, esticando-o por 10 a 20 segundos.
  3. Em seguida puxe o pênis para a direita por 10 a 20 segundos e depois para a esquerda pelo mesmo período de tempo.
  4. Repita estes três passos por não mais de 5 minutos, 2 vezes ao dia.

2. Variação do método tradicional

  1. Agarre a cabeça do pênis assim como no exercício anterior.
  2. Estique o pênis para cima enquanto pressiona a base dele.
  3. Mantenha o estiramento por 10 a 20 segundos.
  4. Repita os passos, desta vez puxando o pênis para a esquerda e aplicando pressão no lado direito da base.
  5. Em seguida puxe o pênis para a direita, mantendo a pressão na base esquerda.
  6. Você só pode realizar este exercício por 2 minutos e uma vez por dia.

3. Método de ordenha ou jelq

  1. Para este exercício específico, o pênis deve ter uma ereção de 50% a 75%. Se o membro estiver totalmente ereto você pode se machucar.
  2. Forme uma letra O com o dedo indicador e o polegar.
  3. Com esses os dois dedos, segure a base do pênis com firmeza, fazendo uma leve pressão.
  4. Comece subindo da base do pênis até a ponta, mantendo a pressão.
  5. Repita o processo por 20-30 minutos uma vez por dia.

4. Aumento do pênis com bomba de vácuo

  1. Coloque o pênis lubrificado e flácido na câmara cheia de ar.
  2. Use a bomba para sugar o ar da câmara. O aumento da pressão irá atrair sangue para o pênis, fazendo com que você tenha uma ereção.
  3. Quando o pênis estiver bem ereto, coloque o anel ou pinça incluído no aparelho para manter a ereção por até 30 minutos. Você pode fazer sexo ou se masturbar.
  4. Retire o anel e descanse.
Resultados dos exercícios para aumentar o pênis.
Os resultados dos exercícios não durarão por muito tempo. Você precisa estar ciente disso antes de começar.

Quando os resultados começam a ser visíveis?

Não existem informações médicas detalhadas que sugiram um prazo específico para os resultados dos exercícios manuais de aumento do pênis. No entanto, tudo depende da consistência e da prática correta dos exercícios.

Relatos anedóticos sugerem que o uso diário de uma bomba de vácuo pode obter resultados muito mais rápidos que os métodos não invasivos. Mas não existem pesquisas médicas que corroborem essa informação.

Riscos dos exercícios para aumentar o pênis

Os exercícios de aumento peniano criam microrrasgos no tecido, permitindo que o tamanho do pênis aumente. No entanto, é necessário realizá-los com cautela e aplicando a pressão necessária para evitar maiores complicações.

A seguir mostramos alguns riscos dá má realização dos exercícios:

  • Danos aos ligamentos que conectam o pênis ao corpo.
  • Dificuldade em manter uma ereção.
  • Pequenas contusões, descoloração ou irritação.
  • Dormência momentânea
  • Ruptura de alguma veia.

Se alguma dessas complicações durar alguns dias ou for grave, consulte seu médico imediatamente e suspenda os exercícios. O uso de força excessiva pode provocar uma perda repentina e dolorosa da ereção, por isso é aconselhável seguir todas as precauções necessárias.

Pode interessar a você...
Posturas sexuais perigosas para o pênis
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Posturas sexuais perigosas para o pênis

Algumas posturas podem trazer problemas, especialmente se os movimentos forem vigorosos. Confira quais são as posturas sexuais perigosas para o pên...



  • Oderda, Marco, and Paolo Gontero. “Non‐invasive methods of penile lengthening: fact or fiction?.” BJU international 107.8 (2011): 1278-1282.
  • Veale, David, et al. “Am I normal? A systematic review and construction of nomograms for flaccid and erect penis length and circumference in up to 15 521 men.” BJU international 115.6 (2015): 978-986.