Entenda o que é a afasia, problema de comunicação que fez Bruce Willis se aposentar 

Entenda o que é afasia, a doença com a qual Bruce Willis foi diagnosticado. Descubra quais são os tipos, as causas e o tratamento.
Entenda o que é a afasia, problema de comunicação que fez Bruce Willis se aposentar 

Última atualização: 07 abril, 2022

Para a surpresa dos amantes de filmes do mundo todo, os familiares da estrela de Holywood Bruce Willis anunciaram recentemente que o ator está com um problema de saúde e por isso irá se aposentar. O comunicado feito por eles diz que o ator recebeu o diagnóstico de afasia – condição na qual o paciente tem dificuldade para falar ou compreender as palavras, o que geralmente acontece devido a problemas neurológicos.

“Bruce tem passado por alguns problemas de saúde e foi recentemente diagnosticado com afasia, o que está impactando as habilidades cognitivas dele. Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou muito para ele”. Disse a família através do comunicado.

O que é afasia?

De acordo com a Mayo Clinic, afasia é uma condição que dificulta gradativamente a capacidade da pessoa de se comunicar. Ela afeta principalmente a fala, mas também pode dificultar o entendimento verbal e escrito.

Existem três tipos de diagnóstico possíveis:

  • Afasia expressiva: o paciente tem mais facilidade em entender as palavras dos outros do que falar. Geralmente, a dificuldade reside em encontrar palavras para se expressar, de forma que a pessoa usa frases curtas e as vezes incompletas como “sair agora” ou “fome”.
  • Afasia compreensiva: o paciente consegue formar frases longas e pronunciar cada palavra de forma fluente, mas as frases não fazem sentido. Podem ser usadas palavras incorretas ou que não são necessárias. Além disso, geralmente a pessoa não entende o que lhe é dito e não consegue perceber que suas palavras não são compreendidas pelos outros.
  • Afasia global: o paciente apresenta muita dificuldade para compreender o que é dito pelos outros e também para formar palavras e frases. Esse tipo de afasia costuma ter como causa danos extensos nas ligações neurológicas responsáveis pela linguagem.

Sintomas da afasia

Os principais sintomas da afasia são os seguintes:

  • Pronunciar palavras incompreensíveis.
  • Empregar de sentenças curtas e incompletas.
  • Pronunciar ou escrever frases sem sentido.
  • Confundir algumas palavras com outras, ou os sons.
  • Dificuldade para entender o que os outros dizem.

O que provoca a afasia?

Ressonâncias de acompanhamento da afasia.

A causa mais comum para essa condição é o comprometimento do sistema nervoso, sendo o acidente vascular cerebral a causa mais comum. Outras causas também podem ser: traumas na região da cabeça, crescimento de tumores, infecções ou processos degenerativos. Nestes últimos, um sintoma indicativo é a presença de problemas de memória e confusão além da dificuldade de comunicação.

No entanto, foram descritos casos em que a afasia se manifestou após episódios de convulsões ou enxaquecas.

Qual é o tratamento?

Além de tratar a causa da condição, podem ser utilizados tratamentos de fonoaudiologia para exercitar a habilidade de comunicação através da fala e da escrita.

Pode interessar a você...
Dia Europeu da Fonoaudiologia: o que é a Fonoaudiologia?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dia Europeu da Fonoaudiologia: o que é a Fonoaudiologia?

O Dia Europeu da Fonoaudiologia - comemorado no dia 6 de março de cada ano - é um lembrete e um incentivo à importância da comunicação.