Melhor Com Saúde
 

Como eliminar os calos das mãos e dos pés de forma natural

Os calos nas mãos e nos pés são um problema estético que pode nos afetar todos os dias no nível da imagem e da autoestima. Portanto, é importante saber como eliminá-los.

Como eliminar os calos das mãos e dos pés de forma natural

Última atualização: 06 Novembro, 2020

Eliminar os calos das mãos e dos pés naturalmente pode ser o objetivo de muitas pessoas. É um problema estético comum que, embora geralmente não leve a complicações graves, pode prejudicar a imagem. 

Os calos são o espessamento da camada mais externa da pele. Geralmente são produzidos como resultado do atrito e da fricção, como quando usamos sapatos novos ou muito apertados.

Embora seja verdade que, quando se trata de eliminá-los, o mais adequado é procurar um podólogo, existem alguns truques que podemos usar ​​para nos livrar deles e ter mãos e pés saudáveis e bonitos.

Preste atenção aos seguintes truques que vamos ensinar para que você os considere se tiver calos nos pés. Pronto para conhecê-los? Vamos lá!

1. Creme hidratante, uma opção para eliminar os calos

Pegue um recipiente onde você consiga colocar a mão ou o pé afetado. Coloque água fervente e a camomila no recipiente. Uma vez que o líquido atinja uma temperatura suportável para que você possa hidratar a área afetada, coloque o pé ou a mão no recipiente e mantenha ali por 10 minutos. Assim, o calo vai soltar e, em seguida, poderá ser removido com a ajuda de uma pedra-pomes.

2. Ácidos naturais

Pegue um limão e corte-o em rodelas. Coloque-os na área afetada e envolva com uma gaze estéril. De acordo com crenças populares, o ácido das frutas cítricas ajudará a amolecer o calo e facilitar sua remoção.

O ácido cítrico também atua como uma espécie de esfoliante natural da pele. Ajudaria a remover as células mortas e fazer com que a pele pareça macia e saudável novamente.

Esse remédio demora um pouco mais do que o mencionado anteriormente. Portanto, recomenda-se manter a região enfaixada a noite toda.

Leia também: Como reduzir os calos dos pés com 5 remédios naturais

3. Mistura de água e bicarbonato de sódio

Para eliminar os calos, você também pode preparar uma pasta com água morna e bicarbonato de sódio.

Normalmente, você só deve usar três colheres de chá de bicarbonato de sódio e um copo de água para a mistura. Depois de obter a consistência necessária, aplique-a no calo como se fosse um creme. Deixe agir por alguns minutos e depois seque bem.

Nota: há pessoas que, em vez de bicarbonato de sódio e água, usam uma pasta feita com aspirina em pó e um pouco de água ou mel para tirar calosidades dos pés.

Descubra: Como preparar um esfoliante com aspirina e mel

4. Pomada de alho

Se você tem alho e azeite, pode fazer outro remédio caseiro para eliminar os calos das mãos e dos pés de forma natural.

Pegue um dente de alho e misture-o em uma pequena porção de azeite para criar uma pomada caseira. Como na explicação sobre o limão, o alho tem um efeito um pouco mais lento, então você deve mantê-lo  durante toda a noite.

5. Cebola

A cebola é um alimento que possui propriedades anti-inflamatórias. Portanto, considera-se que ela pode ser útil para o cuidado da pele com calos. Supostamente, ao esfregá-la na pele, as células mortas poderiam ser eliminadas e, com ela, o calo.

Esse é um remédio possível, mas ainda mais lento que os anteriores, por isso é necessário ser paciente.

6. Vinagre branco

O vinagre é um líquido ácido que, de acordo com as crenças populares, poderia ser usado para reduzir os calos das mãos e pés. Em particular porque se considera que possa ajudar a suavizar a pele endurecida.

Misture com água e umedeça o calo na solução. Mantenha a região coberta durante a noite e, na manhã seguinte, repita o procedimento e passe a pedra-pomes suavemente. Por fim, enxágue bem a área com água e sabão em abundância.

Veja também: Como remover os calos de forma natural

7. Urtiga

A urtiga é mais uma planta à qual são atribuídas propriedades anti-inflamatórias. Acredita-se que o preparo de uma pasta com seus caules e flores possa ajudar a remover os calos mais facilmente.

Aprenda a prevenir os calos e se esqueça dos incômodos

Para evitar o aparecimento dos calos, você pode seguir algumas medidas muito simples. Por exemplo, passar hidratante regularmente em todo o corpo, enfatizando as áreas que são mais propensas a ressecar, como cotovelos, joelhos, pés.

E quando você for comprar um sapato, experimente e se certifique de que ele não vai ficar apertado nem incomodar. Lembre-se de que, a princípio, pode não parecer um problema, mas afetará a área mais cedo ou mais tarde.

Por sua vez, você deve evitar o uso de calçados inadequados (desconfortáveis, duros, quentes, apertados, etc.) para que os calos nos pés não piorem ou apareçam de novo No caso das mãos, vale o mesmo, mas em relação às luvas.

Por fim, não se esqueça de que, como os calos também podem aparecer nas mãos, é recomendável cuidar diariamente dessa área. Para isso, use cremes hidratantes regularmente e procure lavar a louça usando luvas, já que os detergentes costumam ressecar em excesso a pele.

Calos: remédios caseiros para combatê-los

Calos: remédios caseiros para combatê-los

Usando ingredientes como óleos naturais, cebola e bicarbonato de sódio, você poderá dizer adeus aos incômodos calos e evitar maiores problemas.