Como eliminar os calos das mãos e dos pés de forma natural

26 Dezembro, 2019
Calos nas mãos e nos pés são um problema estético que pode nos afetar todos os dias no nível da imagem e da autoestima. Portanto, é importante saber como eliminá-los.

Eliminar os calos das mãos e dos pés naturalmente pode ser o objetivo de muitas pessoas. Esse é um problema estético comum que, embora geralmente não leve a complicações graves, pode prejudicar a imagem. 

Os calos espessam a camada mais externa da pele. Geralmente ocorrem como resultado de atrito e tensão, como quando usamos sapatos novos ou muito apertados.

Embora seja verdade que, quando se trata de eliminá-los, é melhor procurar o podólogo, existem alguns truques que podemos usar ​​para nos livrarmos deles e ter mãos e pés saudáveis.

Tome nota dos seguintes truques que lhe contaremos.

1. Hidratação para eliminar os calos

Infusão de camomila

Pegue um recipiente onde você consiga colocar sua mão ou pé afetado. Coloque água fervente e a camomila  no recipiente. Uma vez que o líquido atinja uma temperatura favorável para que você possa hidratar a área afetada, introduza-a e mantenha por 10 minutos. Assim, o calo vai soltar e, em seguida, poderá ser removido com a ajuda de uma pedra-pomes.

Leia também: Como reduzir os calos dos pés com 5 remédios naturais

2. Ácidos naturais

O limão é efetivo para eliminar os calos

Pegue um limão e corte-o em fatias. Coloque-os na área afetada e envolva-a. Através deste processo, o ácido das frutas cítricas será responsável pela remoção do calo.

O ácido cítrico também atua como uma espécie de esfoliante natural da pele. Ajuda a remover as células mortas e faz a pele parecer macia e saudável novamente.

Esse remédio demora um pouco mais do que o mencionado no primeiro ponto; portanto, recomenda-se que a região seja enfaixada da noite para o dia.

3. Mistura de água e bicarbonato de sódio

Você pode criar uma pasta com água morna e bicarbonato de sódio. Normalmente, você só deve usar três colheres de chá de bicarbonato de sódio e um copo de água para a mistura. Depois de obter a consistência necessária, aplique-a no calo como se fosse um creme.

Mantenha por pelo menos 30 minutos e depois limpe a área.

4. Pomada de alho

O alho é efetivo para eliminar os calos

Se você tem alho e azeite, você pode fazer outro remédio caseiro para eliminar os calos das mãos e dos pés. Pegue um dente de alho e misture-o em uma pequena porção de azeite para criar uma pomada caseira.

Como na explicação sobre o limão, ele tem um efeito um pouco mais lento, então você deve mantê-lo  durante toda a noite.

5. Cebola

A cebola é um alimento que possui propriedades anti-inflamatórias. Portanto, considera-se que ela pode ser útil para o cuidado da pele calejada. Supostamente, esfregando-o na pele, as células mortas poderiam ser eliminadas e, com ela, o calo.

Este é um remédio possível, mas ainda mais lento que os anteriores, por isso é necessário ser paciente.

6. Vinagre branco

Vinagre branco é efetivo para eliminar os calos

O vinagre é um líquido ácido que, de acordo com as crenças populares, poderia ser usado para reduzir os calos das mãos e pés.

Misture com água e umedeça o calo na solução. Cubra a região durante a noite e na manhã seguinte, repita o procedimento e passe a pedra-pomes suavemente. Enxague bem a área com água e sabão em abundância.

Veja também: Como remover os calos de forma natural

7. Urtiga

A Urtiga é uma planta com altas utilizações no mundo medicinal por suas propriedades anti-inflamatórias. Acredita-se que a preparação de uma pasta com seus caules e flores possa ajudar a remover os calos mais facilmente.

Aprenda a prevenir os calos

Antes de sofrer com eles e ter de eliminar os calos das mãos e dos pés, você pode cumprir certas regras para impedir que esses visitantes indesejados apareçam. Por exemplo, quando você compra um sapato, certifique-se de que não fica apertado. Lembre-se de que, ao princípio, pode não ser um problema, mas afetará a área mais cedo ou mais tarde.

Como eles também podem aparecer nas mãos, é obrigatório manter esta área constantemente hidratada. Use cremes hidratantes que ajudem a área, faça isso depois de tomar banho.

Você deve evitar certas coisas em suas mãos e pés:

  • Materiais fortes que geram pressão.
  • Não secar bem a área.
  • Sempre usar o mesmo calçado ou luvas.