Como eliminar a oleosidade dos cabelos

· 13 de outubro de 2016
É recomendável pentear o cabelo somente após a lavagem para desembaraçá-lo. Se o tocarmos ou o escovarmos demais, incentivaremos a produção de óleo.

O cabelo oleoso não é apenas um problema genético ou decorrente do tipo de pele, já que os fios vão se sujando ao longo do dia, o que aumenta a oleosidade dos cabelos.

Fuligem, passar as mãos sujas no cabelo, partículas, células mortas, não lavá-lo todos os dias, também podem causar mais oleosidade.

Veja a seguir como remover a oleosidade do cabelo naturalmente, seguindo dicas simples e usando remédios naturais.

Apesar dos cuidados, às vezes isso não é o suficiente e o cabelo fica oleoso. Isto é porque o couro cabeludo produz mais sebo do que o normal.

O cabelo oleoso nem sempre é justificado por uma disfunção orgânica, mas também pelo fato de que os hormônios secretam mais óleos no corpo.

Portanto, em determinados momentos, como na gravidez e durante a adolescência, acontece um aumento da oleosidade no couro cabeludo e, consequentemente, no cabelo.

Por que a oleosidade dos cabelos aumenta?

As razões pelas quais podemos ter o cabelo mais oleoso são:

Por tê-lo lavado de forma inadequada ou não tê-lo lavado

Usar produtos de limpeza muito fortes, ou produtos químicos, não é bom para a pele. Muitos xampus ou condicionadores são irritantes e afetam o pH da pele.

Isto pode estimular a secreção das glândulas sebáceas. O mesmo acontece quando passamos dias sem lavar o cabelo, principalmente quando faz muito calor.eliminar-oleosidade-cabelos

Fatores genéticos ou hormonais para a oleosidade dos cabelos

A tendência para ter um cabelo oleoso pode ser hereditária em alguns casos. No que se refere aos fatores hormonais, como notado acima, em certas fases da vida o cabelo pode ficar mais oleoso do que em outras, como na gravidez, na puberdade ou durante a menstruação.

Nessas ocasiões, há um aumento da produção de sebo.

Fios muito lisos ou finos podem causar a oleosidade dos cabelos

Cada fio de cabelo tem duas ou três glândulas sebáceas que o hidratam ou o irrigam. Se o cabelo for muito fino, ele não utiliza todo o óleo, de modo que o excesso é depositado sobre a superfície.

Dicas para remover a oleosidade dos cabelos

Cuidado se você toma pílulas anticoncepcionais

Se você for mulher e usa anticoncepcional, os hormônios podem estar causando estragos em seu couro cabeludo.

Se o cabelo de repente passa a ficar mais oleoso, você pode consultar o ginecologista para ver se este pode ser o motivo.

Certas pílulas têm efeitos mais ou menos hormonais, dependendo da dose dos diferentes hormônios que contêm, portanto, você pode produzir uma quantidade maior ou menor de sebo.

Evite o calor

Durante o verão, é mais provável que você tenha mais óleo no cabelo devido à transpiração e por que o couro cabeludo está em contato com o sol.

O calor estimula a produção das glândulas sebáceas. O mesmo ocorre quando usamos o secador de cabelo, a prancha ou se a água do banho estiver quente demais.

Lave o cabelo com água fria, use chapéus ou lenços e deixe o cabelo secar sozinho.

pentear-eliminar-oleosidade-cabelos

Não o penteie quando estiver seco

A única vez que você pode escovar o cabelo é após a lavagem, para desembaraçá-lo. Depois que ele secar é melhor não tocá-lo ou penteá-lo, nem com as mãos nem com os dedos. Isso só serve para multiplicar a oleosidade.

É também aconselhável não escová-lo antes de ir dormir. Os melhores pentes são aqueles de cerdas naturais. Faça a limpeza de seus pentes e lave-os uma vez por semana.

Nada de massagens ou tocar no cabelo

É comum, quando você está entediado, por exemplo, tocar no cabelo, isso não é bom se você tiver o cabelo oleoso. Não é aconselhável fazer massagens, e depois de lavar, tente tocá-lo o menos possível.

Se você estiver nervoso ou ansioso, não faça cachos no cabelo, por exemplo. Todo o óleo e sujeira das mãos vão para o cabelo, o que piora a situação.

Remédios caseiros para a oleosidade dos cabelos

Agora que você sabe as razões pelas quais seu cabelo é oleoso; o que pode fazer para evitar isso? Agora é hora de aprender algumas receitas naturais para remover a oleosidade do cabelo:

Leia também: As melhores máscaras de ovo para o cabelo

Suco de limão

Esprema o suco de dois limões e misture com dois copos de água destilada. Coloque-o em um recipiente e, depois de lavar o cabelo, faça um último enxágue com a mistura.

Deixe-a agir por cinco minutos e depois enxágue. Note que este remédio caseiro pode clarear o cabelo. Não é aconselhável usá-lo durante o dia, porque o limão mancha a pele.

remedio-natural-contra-oleosidade-cabelos

Cavalinha

Ferva um copo de água destilada, coloque duas colheres de folhas secas de cavalinha e despeje a água em um frasco de vidro. Deixe repousar por quinze minutos e coe em um recipiente de plástico. Deixe-a no banheiro e use como último enxágue.

Gema de ovo

Em um recipiente, misture duas gemas de ovo com algumas gotas de suco de limão. Aplique depois do banho, com o cabelo ainda molhado. Deixe atuar por alguns minutos e enxágue.

Lembre-se de que o limão pode manchar o couro cabeludo. Faça isso uma vez na semana.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é muito bom para eliminar a oleosidade capilar. Quando terminar de lavar o cabelo, misture em um recipiente água morna com um pouco de vinagre e depois use como último enxágue.

Descubra: 8 motivos para ter vinagre de maçã em casa

A boa notícia é que esta receita proporcionará um grande brilho ao cabelo.

Água de hamamélis

Você pode obtê-la em lojas de produtos naturais ou dietéticas. Trata-se de um adstringente muito bom para eliminar gorduras e também pode ser utilizado no rosto.

Faça uma mistura com partes iguais de água de hamamélis e água destilada e use no cabelo como último enxágue.