É possível curar o vitiligo com remédios caseiros?

Ainda que os resultados para o vitiligo com estes remédios naturais possam demorar um pouco para aparecer, asseguramos de que não contêm químicos agressivos que podem causar reações negativas na pele.

O vitiligo é uma doença dérmica causada por um desequilíbrio do sistema imunológico. As células responsáveis pela pigmentação da pele são destruídas como se fossem patógenos.

É caracterizada pelo surgimento de manchas brancas ou áreas da pele sem pigmento. Neste artigo lhe contaremos como curá-lo com remédios caseiros.

O que saber sobre o vitiligo?

o-que-saber-sobre-o-vitiligo-500x331

Esta doença da pele pode aparecer em qualquer momento da vida, mas a maioria dos pacientes com pré-disposição genética a apresentá-la, começa a ver os sintomas antes dos 20 anos de idade.

Manifesta-se pela aparição de marcas ou lesões brancas ou claras em diferentes partes do corpo. Estas manchas podem se expandir ou se manter do mesmo tamanho. Costumam aparecer de ambos os lados do corpo.

Vale dizer que, com o vitiligo, a textura da pele não muda e que não é algo contagioso. As consequências desta condição estão relacionadas com a estética e o psicológico.

Em quase a metade dos casos a pré-disposição genética a desenvolver vitiligo é hereditária, ainda que para que se desencadeie deva haver um fator como, por exemplo, uma mudança hormonal, o estresse ou um problema muito grave.

Existem dois tipos de vitiligo:

Simétrico

É o mais predominante e se caracteriza por lesões despigmentadas de ambos os lados do corpo, em áreas similares. Este tipo de vitiligo afeta principalmente:

  • Rosto
  • Dedos
  • Axilas
  • Joelhos
  • Púbis

Existe uma tendência a que apareçam lesões nestas áreas devido ao fato de que ali há “limites” entre dois tipos de pele, por exemplo, as pálpebras, a borda dos lábios, as orelhas, etc.

Segmentado

Manchas de vitiligo nas pernas

É menos frequente e aparece só de um lado do corpo. Logo após o desenvolvimento da ou das manchas, a doença evolui por alguns meses (máximo 6) e se estabiliza. Só uma porção muito baixa dos pacientes têm uma recaída ou expansão após esse período.

Remédios caseiros para tratar o vitiligo

Apesar de não existirem curas médicas para o vitiligo, algumas receitas naturais podem ajudar a reduzir as manchas ou evitar que a falta de pigmentação seja tão notória.

Dentre os alimentos que podem ser  de utilidade para tratar essa doença encontramos:

Pepino

Está repleto de vitaminas B e C e é conhecido por suas propriedades hidratantes para a pele (por isso está presente nos muitos tratamentos de beleza).

Serve para clarear a derme, reduzir as rugas, suavizar a pele sensível e equilibrar a cútis gordurosa. É também recomendado para a psoríase e o vitiligo.

Manjericão

Manjericão contra o vitiligo

É um estupendo remédio para curar o vitiligo, já que elimina de forma progressiva as manchas na pele. Isso se deve ao fato de que as folhas da planta estimulam a produção de melanina na pele e, portanto, equilibram a cor natural.

Para aumentar os efeitos do manjericão é recomendável misturar com suco de limão. Os resultados podem demorar vários meses para aparecer.

Quiuí

Devido às suas propriedades e teores nutricionais o quiuí é uma excelente opção para tratar esta enfermidade. Para isso deve incluí-lo em sua alimentação diária.

Pode consumi-lo no café da manhã, no meio da manhã ou como sobremesa depois do almoço ou do jantar. Por ser tão rico, pode ser tomado como vitamina junto com outras frutas.

O quiuí aumenta as defesas do organismo e permite que o sistema imunológico trabalhe melhor. Isso significa que deixará de atacar às células criadoras de pigmentação.

Morangos

Morango contra vitiligo

Como o vitiligo é causado por um sistema imunológico debilitado, é preciso consumir alimentos que reforcem as defesas, como é o caso dos morangos.

Esta pequena e deliciosa fruta oferece muitas vitaminas, dentre elas as do grupo C, conhecidas por suas propriedades antivirais e antibacterianas. Por isso recomendamos que coma morangos várias vezes por semana.

Grão de bico

Este legume tão rico conta com muitos aminoácidos e vitaminas para deter a destruição das células encarregadas da pigmentação da pele. Além disso, aumenta a produção de melanina.

Você pode consumir grão de bico em vários pratos, como o conhecido “hummus” (purê árabe) ou em sopas, e cozidos).

Pimenta do reino

Pimenta contra o vitiligo

Tem muitas propriedades para a nossa saúde interna e externa. Além de adicioná-la em seus pratos como condimento, aconselhamos que a aplique na área da pele afetada pelo vitiligo.

Ingredientes

  • 1 pitada de pimenta preta moída
  • 1 colher de chá de azeite de oliva (5 g)

Preparo

  • Coloque a pimenta preta em um recipiente e adicione o azeite de oliva.
  • Forme uma pasta e aplique nas áreas com manchas brancas.
  • Deixe atuar por uma hora e meia e retire com água morna.
  • Repita pelo menos duas vezes por dia por um mês seguido.

Mamão

Esta rica fruta tropical é muito boa para tratar todo tipo de problemas cutâneos (dentre eles o vitiligo e a psoríase).

Para aproveitar seus benefícios simplesmente corte um pedaço do mamão e esfregue nas manchas.

Repita diariamente antes de ir dormir, sem enxaguar.

Também pode beber suco ou vitamina da fruta para ajudar no processo.

Argila vermelha

Pode ser comprada em casas de produtos naturais ou inclusive pode ser encontrada em leitos de rios. Oferece muito cobre, o que ajuda na pigmentação das manchas brancas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de argila vermelha (15 g)
  • 1 colher de gengibre ralado (10 g)

Preparo

  • Coloque a argila em um recipiente e misture com o gengibre ralado.
  • Aplique na área afetada, pelo menos uma vez por dia.
  • Deixe atuar duas horas antes de enxaguar com água morna.
  • Repita todos os dias durante um mês.
Recomendados para você