É possível aumentar os seios com suplementos naturais?

Há uma grande variedade de suplementos naturais no mercado que prometem estimular o aumento do tamanho dos seios. Eles funcionam?
É possível aumentar os seios com suplementos naturais?

Última atualização: 17 julho, 2022

Há quem se pergunte se é possível aumentar os seios consumindo suplementos naturais. Nos últimos anos, uma grande variedade de produtos na forma de cápsulas, pílulas e cremes ganharam popularidade por sua suposta capacidade de aumentar o volume dos seios. Eles funcionam?

Esta tem sido uma questão controversa, pois os fabricantes têm sido responsáveis por promover e divulgar benefícios que não são apoiados pela ciência. Enquanto isso, alguns estudos alertam sobre os riscos potenciais de tomar esses tipos de remédios. A seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre isso.

Aumentar os seios com suplementos naturais: mito ou verdade

Aumentar o tamanho dos seios é o desejo de milhares de mulheres ao redor do mundo. Embora hoje se saiba que a alternativa mais eficiente é a cirurgia plástica, ainda há quem procure métodos alternativos para conseguir um aumento natural. Mas isso é possível?

Por muitos anos, os fabricantes de suplementos distribuíram uma ampla variedade de produtos que prometem aumentar significativamente o volume dos seios. Segundo seus defensores, a contribuição de fitoestrógenos de seus ingredientes é responsável pelo efeito.

No entanto, até o momento não há evidências suficientes para dizer que eles melhoram o crescimento dos seios. Pelo contrário, uma ingestão excessiva de fitoestrogênios está relacionada a desequilíbrios hormonais e aumento do risco de câncer.

Mulher preocupada com aumento de mama.
O tamanho dos seios é uma preocupação estética que a indústria médica tenta responder com diferentes opções.

Os fitoestrógenos aumentam o tamanho dos seios?

Os fabricantes de suplementos naturais para aumentar o tamanho dos seios costumam alegar que seus produtos são eficazes, devido ao conteúdo de fitoestrógenos, compostos vegetais que têm efeito semelhante aos estrogênios humanos.

Como explica um post no WNY Urology Associates, altas quantidades de estrogênio estimulam o tecido mamário e aumentam seu tamanho. Sob esse argumento, parece lógico pensar que produtos comerciais com fitoestrógenos sejam úteis para aumentar os seios. No entanto, nada está mais longe da realidade.

Deve-se lembrar que os estrógenos vegetais podem induzir alterações hormonais quando usados em excesso. Além disso, um excesso de estrogênio aumenta consideravelmente as chances de câncer de mama. Portanto, esses produtos não devem ser usados imprudentemente.

Agora, existem outras razões convincentes para garantir que esses suplementos sejam ineficazes. O mais importante é que os fitoestrógenos são frequentemente usados para neutralizar, em vez de melhorar, as funções associadas ao estrogênio. Estes se ligam aos receptores de estrogênio, mas seu efeito é apenas parcial.

Dessa forma, impedem que o estrogênio real consiga se ligar a esses receptores, o que diminui a ação. Isso é útil em desequilíbrios hormonais ligados à menstruação e menopausa. Eles estão ainda associados a uma menor chance de câncer de mama.

Não há evidências conclusivas

Atualmente não há estudos clínicos para apoiar a eficácia dos suplementos para aumentar os seios. Especialistas sugerem que os produtos no mercado hoje não contêm quantidades significativas de fitoestrógenos.

Além disso, se o fizessem, o excesso poderia ter um efeito negativo no crescimento das células da mama. Portanto, o risco supera o benefício.

Ervas e suplementos populares para aumentar o tamanho dos seios

Suplementos naturais para aumentar o tamanho dos seios costumam ter várias ervas em seus componentes. Entre as mais utilizadas estão as seguintes:

  • Soja.
  • Alfafa.
  • Funcho.
  • Sálvia.
  • Ginseng.
  • Verbena.
  • Cimicífuga.
  • Vitex agnus-castus.
  • Óleo de linhaça.
  • Angélica chinesa.
  • Yam Mexicano.

Considerações sobre o uso desses suplementos

Como diz a Clínica Mayo, é improvável que os suplementos para aumentar o tamanho dos seios funcionem. Em vez disso, eles podem levar a efeitos colaterais, especialmente quando a pessoa está em outro tratamento hormonal ou tem problemas subjacentes.

Da mesma forma, essa entidade aponta que o consumo simultâneo desses suplementos com alguns medicamentos pode causar interações graves. Um dos casos mais notáveis é sua ingestão conjunta com medicamentos anticoagulantes, como a varfarina.

Dada a falta de evidências sobre sua segurança e eficácia, seu uso deve ser evitado durante a gravidez, lactação ou em doenças como insuficiência renal e hepática.

Comprimidos para aumentar o tamanho dos seios.
É preferível evitar esses suplementos porque não há evidências firmes sobre seus efeitos, que podem até ser contraproducentes.

O que devemos lembrar?

Apesar de serem comercializados como um “método natural” para aumentar o tamanho dos seios, os suplementos parecem ser ineficazes. Pelo contrário, seu consumo traz riscos à saúde, pois pode alterar a atividade hormonal.

Por enquanto, a única forma de aumentar a medida do busto é através da cirurgia plástica. O médico e o profissional de cirurgia estética podem orientar sobre esta intervenção.

Pode interessar a você...
3 dicas para manter seus seios firmes e saudáveis
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 dicas para manter seus seios firmes e saudáveis

Ter seios firmes e saudáveis ​​requer uma série de cuidados que devemos realizar diariamente. Só então podemos obter os resultados que estamos proc...



  • Fugh-Berman A. “Bust enhancing” herbal products. Obstet Gynecol. 2003 Jun;101(6):1345-9. doi: 10.1016/s0029-7844(03)00362-4. PMID: 12798545.
  • Mufudza C, Sorofa W, Chiyaka ET. Assessing the effects of estrogen on the dynamics of breast cancer. Comput Math Methods Med. 2012;2012:473572. doi: 10.1155/2012/473572. Epub 2012 Dec 19. PMID: 23365616; PMCID: PMC3536317.
  • Yaghjyan L, Colditz GA. Estrogens in the breast tissue: a systematic review. Cancer Causes Control. 2011 Apr;22(4):529-40. doi: 10.1007/s10552-011-9729-4. Epub 2011 Feb 1. PMID: 21286801; PMCID: PMC3652894.
  • Bilal I, Chowdhury A, Davidson J, Whitehead S. Phytoestrogens and prevention of breast cancer: The contentious debate. World J Clin Oncol. 2014 Oct 10;5(4):705-12. doi: 10.5306/wjco.v5.i4.705. PMID: 25302172; PMCID: PMC4129534.