É normal ter coágulos na menstruação?

19 de dezembro de 2018
Os coágulos na menstruação aparecem na vida fértil de muitas mulheres em mais ou menos períodos. Descubra se é normal ou se você deveria ir a um médico

Ter coágulos durante a menstruação é um fato que acontece com todas as mulheres em algum momento de suas vidas. Talvez isso aconteça a muitas meninas mais do que a outras, mas de qualquer forma é algo comum.

Na maioria dos casos, a presença desses coágulos sanguíneos é normal. Embora sejam irritantes e desagradáveis, fazem parte do processo menstrual. Também existem fatores externos à menstruação que influenciam na formação deles.

Por que ocorrem os coágulos na menstruação?

1. Descolamento repentino da mucosa

Durante a menstruação o organismo libera a mucosa que cobre o útero de maneira lenta e equilibrada. Nos casos em que a mucosa se desprende mais rapidamente são formados os coágulos, que acompanham a menstruação normal. À noite, mais sangue se acumula na vagina sem ser expelido, e essas pequenas massas são formadas.

2. Cistos ou miomas no útero

Cistos ou miomas no útero causam coágulos na menstruação

As mulheres férteis são mais propensas a ter cistos intrauterinos ou miomas, e um dos sintomas são coágulos na menstruação. Um tecido cresce dentro do útero e, embora sejam na maior parte benignos, podem não ser. Por isso, é bom visitar um ginecologista.

3. Desequilíbrios hormonais

Modificações em certos hormônios, como o estrogênio e a progesterona, são a causa de coágulos durante a menstruação. Essas alterações ocorrem principalmente na adolescência ou pré-menopausa.

É importante não ignorar esses sintomas: O que a cor do sangue da menstruação pode dizer sobre a saúde?

4. Anemia

As espessas massas de sangue podem ser geradas pela falta de ferro no corpo. Com a diminuição desse mineral, se perde poder na anticoagulação necessária em alguns processos corporais. Nestes casos, também é necessário realizar um tratamento médico.

5. Aparelho reprodutor doente

Se houver alguma doença que afete qualquer parte do sistema reprodutivo feminino, os coágulos podem ocorrer durante a menstruação. É muito provável que, além disso, eles venham acompanhados de fortes dores na região abdominal.

6. Aborto espontâneo

A perda de uma gravidez nas primeiras semanas de gestação é muitas vezes confundida com uma menstruação. Mas na verdade, o embrião foi descartado, e os líquidos associados à gravidez. Além disso, o sangramento após o parto também ocorre com essas incômodas massas.

7. Alterações na alimentação

 Alterações na alimentação causam coágulos na menstruação

Diferentes distúrbios alimentares, como a anorexia ou a bulimia, têm impacto na regularidade do período menstrual. O mesmo acontece com mudanças extremas de peso, seja por aumento ou diminuição.

A informação é sempre uma prioridade: Você sabia que o estresse pode ser a causa do atraso no ciclo menstrual?

8. Estresse

A angústia, os estados de ansiedade e estresse causam atrasos na menstruação. Desta forma, o sangramento é mais abundante e coágulos de diferentes tamanhos são formados. Você precisa começar a relaxar, porque o corpo está enviando sinais do dano que suas emoções estão causando.

Quando você precisa se preocupar com a presença de coágulos na menstruação?

Como já mencionamos, na maioria dos casos é muito normal que isso aconteça durante a menstruação. E não há nada sério quando ocorre alternadamente entre os períodos. No entanto, existem certos fatores para os quais devemos estar atentos, e consultar um profissional.

  • Sensação de cansaço constante. Pode ser que a mulher tenha anemia e não saiba disso. Esta é uma das causas da manifestação do coágulo na menstruação, e deve ser tratada a tempo. Com um suplemento de ferro é muito fácil de ser revertida essa deficiência.
  • Dor severa e sangramento excessivo. Se você notar que as cólicas são mais agudas do que o normal, e o sangramento aumenta consideravelmente, pode ser sintoma de alguma doença.
  • O tamanho dos coágulos. É verdade que não é muito agradável observar o que uma mulher despede durante a menstruação. No entanto, é necessário estar alerta, e controlar o tamanho dessas espessas massas de sangue. Se mantêm um tamanho grande e contínuo, deve-se fazer alguns estudos.

A menstruação é um processo muito importante na vida das mulheres. Desde a primeira até a última vez tem uma incidência de relevância, pois marca a sua vida fértil. Apesar das alterações e desconfortos sofridos na rotina diária, é sempre importante contar com sua presença.

Ser capaz de transcorrer os dias da menstruação da maneira mais natural e calma, favorece o estado de espírito e a saúde em geral. Por isso, conhecer essas dicas sobre os coágulos, certamente ajuda as mulheres a viver mais seguras de seu corpo.