4 tratamentos naturais para a dor nos olhos

04 Junho, 2020
Você sente dor nos olhos e não sabe como aliviá-la? Existem alguns tratamentos de origem natural que ajudam a tratar esse problema. Compartilhamos algumas opções que você pode experimentar em casa a seguir.

A dor nos olhos pode ter várias causas. Passar um tempo excessivo na frente do computador, entrar em contato com o sabonete ao tomar banho ou desenvolver uma infecção como a conjuntivite são situações que podem desencadear este problema.

Se você não quiser recorrer às soluções usuais e preferir procurar algo mais natural, conheça a seguir algumas alternativas para aliviar a dor ocular.

Tratamentos para a dor nos olhos

Queremos recomendar que você revise seus hábitos, pois o tempo que você fica na frente do computador pode estar causando essa dor nos olhos. Isso é explicado com mais detalhes no artigo Síndrome da visão computacional: quando a ferramenta se transforma em inimigo.

1. Compressas quentes

Este primeiro tratamento para a dor ocular é muito eficaz para acalmar esse sintoma em casos de conjuntivite. Basta mergulhar uma compressa em água quente e aplicá-la por alguns minutos nos olhos.

Embora a camomila não seja altamente recomendada, porque os pistilos podem penetrar nos olhos e agravar a infecção, se você preparar uma infusão de camomila e a coar bem, pode usar essa preparação para molhar a compressa. Lembre-se de ter muito cuidado. Para evitar problemas, o melhor é somente umedecer a compressa com água quente.

2. Saquinhos de chá nos olhos

Aliviar a dor nos olhos
A aplicação de saquinhos de chá nos olhos ajuda a relaxar a área, reduzindo a irritação e a dor. Eles podem ajudar em caso de alergia ou conjuntivite.

Outro tratamento para dor nos olhos é aplicar um saquinho de chá sobre eles. Você pode escolher o de camomila ou o chá verde. Entretanto, como já mencionamos, é preciso ter cuidado com a camomila.

Se você só tiver camomila, pode colocar uma gaze sobre os olhos antes de colocar o saquinho. Assim, vai proteger a região ocular o máximo possível e impedir a entrada de qualquer elemento. Deixe o saquinho nos olhos por cerca de dez minutos. Isso vai permitir:

  • Relaxar os olhos: caso a dor ocular se deva a trabalhar muitas horas na frente do computador.
  • Aliviar a conjuntivite: se contrairmos essa infecção, esses saquinhos aliviarão bastante os sintomas.
  • Melhorar a alergia: se os seus olhos lacrimejam porque você é alérgico ao pólen, por exemplo, os saquinhos podem ajudar a reduzir o problema.

Leia também: Como tratar as infecções oculares com 5 remédios naturais

3. Caesalpinia

A Caesalpinia pertence à família das leguminosas. São flores que ajudam a melhorar as condições oculares. Use a decocção de suas flores e aplique-as nos olhos com muito cuidado.

Para preparar este remédio para dor nos olhos, faça o seguinte:

  • Coloque água para ferver e adicione as folhas.
  • Logo depois, quando a água atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos.
  • Após esse tempo, coe a mistura muito bem. Mergulhe um algodão na preparação e lave os olhos com ela. Se umedecer uma pequena gaze ou compressa, você pode colocá-la nos olhos por alguns minutos.

4. Compressas frias

A princípio, vimos a importância do uso de compressas quentes na área dos olhos. No entanto, as compressas frias também podem ser usadas para aliviar e melhorar a dor nos olhos. Para isso, é importante seguir estas dicas:

  • Embeba uma compressa em água fria e escorra-a bem antes de colocar nos olhos.
  • No caso de usar uma infusão, deixe esfriar antes de embeber a compressa e aplicá-la nos olhos.
  • Depois que a infusão esfriar, você também pode colocá-la na geladeira para aplicá-la posteriormente nos olhos com um toque muito mais fresco.

Descubra: 5 remédios para a síndrome dos olhos secos

Compressas frias para os olhos
As compressas frias são relaxantes e também ajudam a melhorar a circulação. Portanto, reduzem a dor nos olhos em caso de irritação ou alergias.

Essas compressas frias também podem ser umedecidas em água de infusão, como indicado acima. Escolha compressas quentes ou frias com base no que funcionar melhor para o alívio da dor.

Prevenir a dor nos olhos

Como indicamos no começo, devemos revisar nossos hábitos para evitar a dor nos olhos. Se você trabalha na frente do computador, por exemplo, deve fazer pausas frequentes, passear e retirar os olhos da tela por alguns minutos de tempos em tempos.

Além disso, se você usa lentes de contato, é importante lavar as mãos muito bem antes de tocar nos olhos para evitar contrair infecções oculares. Além disso, evitar coçá-los ou tocá-los constantemente ajudará a evitar a dor nos olhos.

Você sofre de problemas oculares constantes? Você teve dor nos olhos recentemente? Esperamos que este artigo ajude a prevenir e aliviar esse sintoma.

Como sempre recomendamos, a consulta médica é indispensável, pois somente o profissional saberá indicar o tratamento adequado para o seu caso específico.

  • Godínez-Caraballo, Daimy, & Volpato, Gabriele. (2008). Plantas medicinales que se venden en el mercado El Río, Camagüey, Cuba. Revista mexicana de biodiversidad79(1), 217-241. Recuperado en 12 de abril de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-34532008000100019&lng=es&tlng=es.
  • Gómez Ugarte, M., Reyes Rojas, S., & Paredes Choque, L. (2015). La manzanilla y sus propiedades medicinales. Revista de Investigación e información en Salud10, 54.
  • Salaverry, Oswaldo, & Cabrera, Jorge. (2014). Florística de algunas plantas medicinales. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Publica31(1), 165-168. Recuperado en 12 de abril de 2019, de http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-46342014000100025&lng=es&tlng=es.