O que é a dor intermenstrual?

04 Abril, 2020
A dor intermenstrual costuma surgir em apenas um lado do abdômen no meio do ciclo menstrual, quando a ovulação está acontecendo ou está prestes a acontecer. Pode ser muito incômoda quando se torna repetitiva.

Muitas mulheres sentem mal-estar durante a menstruação, mas esse não é o único momento do ciclo menstrual que pode causar desconforto. Também pode ocorrer uma dor intermenstrual que, como o próprio nome indica, é aquela que aparece entre duas menstruações.

A dor intermenstrual geralmente aparece nos dias próximos à ovulação. Ou seja, por volta do 14º dia do ciclo. A ovulação é o processo pelo qual o óvulo viaja do ovário para a trompa de Falópio.

Este processo é acompanhado por uma inflamação, por um pico hormonal e por uma série de situações que podem causar desconforto no abdômen. Estima-se que quase 20% das mulheres sintam essa dor intermenstrual. Neste artigo, explicamos o que você deve saber sobre isso.

Em que consiste a dor intermenstrual?

A dor intermenstrual se origina durante o processo de ovulação. Isso ocorre no meio do ciclo menstrual. Logicamente, ocorre apenas em mulheres em idade fértil e que menstruam.

Durante a ovulação, ocorre o crescimento de um dos folículos que contêm o óvulo dentro do ovário. As paredes do ovário estão distendidas e inflamadas e, quando chega o momento, o folículo se rompe.

Essa ruptura e liberação do óvulo às vezes é acompanhada por sangue e líquido que estavam dentro do folículo. Esses líquidos atingem o peritônio, que é o revestimento interno do abdômen. Portanto, o peritônio fica irritado e isso causa dor.

Sendo assim, a dor intermenstrual não ocorre exatamente no momento da ovulação, mas pode ocorrer um pouco mais cedo e persistir uns dias depois. Em cada ciclo, a ovulação ocorre apenas em um dos dois ovários. Portanto, a dor intermenstrual aparece apenas em um dos lados do abdômen.

Muitas mulheres sofrem com isso em todos os ciclos, embora outras o vivenciem apenas em certas ocasiões. Além disso, a dor intermenstrual pode mudar de lado em cada ciclo. Até a duração do incômodo pode variar, pois pode ser momentânea ou persistir por horas.

Para distinguir a dor intermenstrual de outras patologias, é importante que as mulheres conheçam o seu ciclo menstrual. Trata-se de um tipo de cólica na parte inferior do abdômen e apenas em um dos lados. O fato de coincidir com a ovulação é determinante para o diagnóstico.

A dor intermenstrual e as suas causas

Não deixe de ler: A influência do estresse no ciclo menstrual

Como podemos aliviar a dor intermenstrual?

No caso de qualquer dor ou desconforto, o ideal é consultar um médico para descobrir a causa. É importante explicar as características da dor ao profissional da saúde, pois somente com isso a dor intermenstrual pode ser diagnosticada. Às vezes, são realizados exames ginecológicos e ultrassonografias para descartar outras patologias.

Para tratar a dor intermenstrual, existem certas medidas gerais que podem ajudar. Por exemplo, aplique calor no abdômen ou descanse quando o desconforto aparecer. Para a maioria das mulheres, essas simples indicações costumam ser suficientes.

No entanto, existem medicamentos que podem ajudar se a dor for muito intensa. O mais recomendado é o uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno. Eles contribuem significativamente para reduzir a inflamação e a dor e são vendidos sem receita médica.

Mesmo assim, sempre destacamos que a automedicação e o abuso são perigosos e o melhor é a indicação do médico.

Outra alternativa é usar contraceptivos orais. O mecanismo pelo qual eles agem evita a ovulação. Dessa forma, também eliminam todos os inconvenientes que ela possa causar.

Cartela de pílula

Quer saber mais? Então leia: Como reduzir a ovulação dolorosa?

Conclusão

A dor intermenstrual é uma das consequências negativas que o ciclo menstrual pode ter. Cada organismo feminino trabalha de uma maneira diferente e apenas cerca de 20% sofrem com esse desconforto. Além disso, ele pode ter características diferentes e variar a cada ciclo.

Portanto, é importante conhecê-lo e diferenciá-lo de outras patologias. Se a dor for muito intensa ou incapacitante, é essencial ir ao médico e tentar escolher a melhor solução para cada caso específico.

  • ¿Qué es el dolor pélvico intermenstrual? – Mi bebé y yo. (n.d.). Retrieved January 10, 2020, from https://mibebeyyo.elmundo.es/mujer-actual/salud-mujeres/dolor-pelvico-intermenstrual
  • Dolor abdomino-pélvico en ginecología. (n.d.). Retrieved January 10, 2020, from http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272009000200006
  • Dolor Intermenstrual Care Guide Information En Espanol. (n.d.). Retrieved January 10, 2020, from https://www.drugs.com/cg_esp/dolor-intermenstrual.html