Dois anti-inflamatórios naturais para a dor articular
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
A dor nas articulações se transformou em um dos problemas de saúde mais comuns na população. E, por conseguinte, o consumo de anti-inflamatórios na forma de fármacos só aumentou.
A maioria dos casos se desenvolve por fatores relacionados com a idade, ainda que também possa surgir em pessoas jovens devido a muito esforço físico, um traumatismo ou estresse.
O sintoma tende a desaparecer de forma espontânea segundo sua causa, ainda que em ocasiões se transforme em uma condição recorrente e de difícil solução.
Apesar de o repouso e a prática de técnicas de relaxamento poderem minimizá-la, na maior parte das vezes é preciso recorrer a medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.
O problema é que seu consumo excessivo é desaconselhável, já que seus componentes químicos alteram a flora microbiana e interferem na função do sistema imunológico.
Por sorte, há alguns ingredientes naturais que têm efeitos similares sem causar reações indesejadas.
Muitos deles podem ser consumidos diariamente, enquanto outros são mais benéficos por meio de sua aplicação tópica.
Este é o caso de duas plantas com qualidades anti-inflamatórias, cuja combinação nos oferece um bom tratamento para combater este tipo de problema.
Neste artigo explicaremos quais são estes anti-inflamatórios naturais, descreveremos suas propriedades, e veremos quais usos medicinais podemos dar a eles.
Anti-inflamatórios naturais: alecrim e castanha da Índia contra as doenças articulares
O remédio natural para diminuir a dor articular é preparado a partir de uma combinação de plantas com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, como o são o alecrim e a castanha da Índia.
Os extratos de ambas concentram substâncias ativas que estimulam a circulação, reduzem a tensão e controlam a inflamação.
Estas se absorvem com facilidade através da pele, de modo que minimizam a retenção de líquidos nos tecidos e melhoram o fluxo sanguíneo para um rápido alívio da doença.
Por sua composição e qualidades medicinais, é um tratamento para:
- As dores musculares
- A inflamação das articulações
- As pernas cansadas
- As varizes
- A má circulação
- As torções e distensões
- A artrite
Veja também: 10 alimentos que combatem a artrite
Benefícios do alecrim
O alecrim é uma planta medicinal à qual são atribuídas propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e anticoagulantes.
Seus ativos medicinais diminuem os problemas de circulação como, por exemplo, a flebite, a trombose e as varizes.
Ele nos oferece substâncias diuréticas que combatem a retenção de líquidos para equilibrar os processos inflamatórios do organismo.
Além disso, seus extratos atuam como calmante natural, por isso reduzem as dores associadas ao estresse, à tensão e às doenças articulares.
Benefícios da castanha da Índia
A castanha da Índia se tornou popular em todo o mundo por sua ação para combater as dores que afetam as articulações, os músculos e os ossos.
Conta com uma alta concentração de aescina e esculina, dois ativos que tonificam os capilares sanguíneos para evitar a formação de trombos, edemas e outros transtornos circulatórios.
Estas substâncias também lhe conferem uma interessante ação anti-inflamatória, ideal para desinflamar as veias e controlar a dor.
A aplicação de seus extratos favorece a eliminação do excesso de líquidos e toxinas, por isso melhora os transtornos derivados da inflamação.
Além disso, costuma ser usada para relaxar as pernas diante dos esforços físicos extremos, mas também tem efeitos positivos na dor nos pés, mãos ou costas, dentre outros.
Recomendamos ler: Como combater e prevenir a dor nas costas?
Como preparar este remédio natural com alecrim e castanha da índia?
Para obter o máximo benefício das propriedades do alecrim e da castanha da Índia devemos combinar ambas as plantas com álcool de 96º.
Isso nos permite concentrar seus princípios ativos para conseguir bons resultados desde a primeira aplicação.
Ingredientes
- 1 copo de álcool de 96º (200 ml)
- 5 colheres de sopa de alecrim fresco (50 g)
- 5 colheres de sopa de castanha da Índia fresca (50 g)
- 1 pote de vidro escuro
Preparo
- Primeiramente, coloque as ervas no pote de vidro escuro, adicione álcool e feche bem.
- Em seguida, coloque o produto em um lugar fresco e escuro, para macerar durante 2 ou 3 semanas.
- Use um utensílio de madeira ou silicone para mexer a mistura de forma ocasional.
- Depois do tempo aconselhado, coe as plantas com um coador e armazene o líquido.
Modo de aplicação
- Primeiramente, pegue a quantidade que considerar necessária e aplique nas articulações afetadas.
- Em seguida, espalhe com uma massagem leve, evitando as pressões fortes.
- Por fim, use antes de dormir para conseguir melhores resultados.
Este produto com ingredientes anti-inflamatórios pode ser conservado por até um ano, sempre e quando estiver em temperatura ambiente, afastado da luz solar ou de fontes de calor.
Em suma, você pode aplicá-lo quando considerar necessário, até duas ou três vezes por dia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Nicoletti, M. A., Carvalho, K. C., Júnior, M. A. O., Bertasso, C. C., Caporossi, P. Y., & Tavares, A. P. L. (2009). Uso popular de medicamentos contendo drogas de origem vegetal e/ou plantas medicinais: principais interações decorrentes. Revista Saúde-UNG-Ser, 4(1), 25-39.
-
de Macedo, A. B., da Silva, G. C. L., Alves, D. C., Carnevalli, L. C., & Hoefel, A. L. (2017). Redução de edema pela administração de castanha-da-índia e hibiscus em pacientes que fazem tratamento com corticoides. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, 11(65), 290-296.
-
Seco, P. E. CASTANHA DA ÍNDIA PÓ/EXT. SECO.
-
Bachiega, T. F. (2011). Produção de citocinas pró-e anti-inflamatórias por macrófagos estimulados in vitro com própolis, alecrim-do-campo, capim-limão e cravo-da índia.
-
Almeida, L. B. C. EFEITOS DO ALECRIM (ROSMARINUS OFFICINALIS) NA SAÚDE HUMANA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
-
Agani, C. A. J. O., Moreira, J. C. F., Somensi, N., & Rabelo, T. K. (2015). Elaboração de composto anti-inflamatório e antioxidante à base de carvacrol.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.