Riscos e repercussões da doença periodontal

23 Outubro, 2020
A doença periodontal pode ser acompanhada por uma série de riscos e repercussões na saúde geral. Você sabia que isso pode levar a problemas cardiovasculares? Descubra mais detalhes a seguir.

As doenças periodontais são aquelas que afetam as gengivas. Neste artigo, focaremos nos riscos e repercussões da doença periodontal, uma vez que ela afeta secundariamente a nossa saúde geral.

O que é a doença periodontal?

As lesões periodontais são causadas pelo acúmulo de micro-organismos que alteram as gengivas. Se essa doença não for tratada a tempo, ela progride lentamente e pode acabar causando a perda dos dentes e outras diversas patologias no nosso corpo.

Por um lado, temos a gengivite, que é a inflamação das gengivas que causa sangramento durante a escovação, mas sem perda óssea. Por outro lado, a periodontite, que além de causar inflamação e sangramento, também causa a perda óssea.

Medidas de prevenção e educação do paciente sobre a doença periodontal são essenciais para impedir o seu desenvolvimento. Além disso, é muito importante saber como explicar e divulgar medidas básicas de higiene e outros fatores de risco que são fundamentais para interromper a progressão desta doença.

Médico com paciente
Para reduzir os riscos de complicações de saúde decorrentes da doença periodontal, é importante conhecer a doença e quais são as medidas que devem ser tomadas para evitá-la.

Fatores de risco

Esse tipo de doença pode ser causado por diferentes motivos. Entre eles, encontramos:

  • Má higiene, que causa o acúmulo de placa e bactérias no sulco da gengiva.
  • Mudanças hormonais, sobretudo as que ocorrem nas mulheres durante a adolescência, menstruação, gravidez e menopausa, causando alterações importantes no nível do periodonto, principalmente se houver inflamação preexistente na gengiva.
  • Doenças sistêmicas (síndrome de Down, doença de Crohn, diabetes, entre outras).
  • Trauma oclusal.
  • O tabagismo é um dos principais fatores de risco, pois aumenta a probabilidade de periodontite e interfere na cicatrização do tecido.
  • O estilo de vida pode se tornar um fator de risco para a saúde periodontal devido ao consumo inadequado de alimentos, falta de exercício, consumo de álcool e outras substâncias.

Riscos e repercussões da doença periodontal

A gengivite e a periodontite podem afetar a nossa saúde, causando ou agravando doenças preexistentes.

Alterações vasculares

Vários estudos associaram a doença periodontal a alterações vascularesEssa relação é causada pela passagem das bactérias orais na corrente sanguínea.

Os micro-organismos presentes na doença periodontal causam inflamação do endocárdio e aderem às válvulas cardíacas e tecidos cardíacos previamente danificados. Como consequência, eles causam doenças como:

  • Endocardite bacteriana.
  • Ataque cardíaco.
  • Doença cardíaca.
  • Trombose.
  • Insuficiência coronariana.
  • Varizes.

Arteriosclerose

Arteriosclerose
A arteriosclerose é causada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos devido ao excesso de colesterol. Seu desenvolvimento está associado a algumas bactérias responsáveis ​​pela doença periodontal.

É uma doença na qual ocorre um estreitamento dos vasos sanguíneos devido à adesão das placas de colesterol às paredes. Além disso, após o estudo dessa placa, foram encontradas bactérias relacionadas à doença periodontal.

Da mesma forma, essas bactérias demonstraram ajudar a formar lipopolissacarídeos, responsáveis ​​pelo acúmulo do colesterol.

Doenças respiratórias

À medida que as bactérias da boca são aspiradas, elas passam para as vias aéreas e para os pulmões. Entre essas doenças, encontramos:

  • Pneumonia bacteriana.
  • Bronquite.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
  • Abscessos pulmonares.

Diabetes mellitus

A diabetes mellitus é outra doença relacionada a problemas periodontais. A principal evidência que apóia essa teoria é que a glicose no sangue se estabiliza após o tratamento periodontal e, por sua vez, a doença periodontal não tratada desestabiliza a glicose no sangue.

Também se associam às doenças na gengiva as infecções renais, os distúrbios cerebrovasculares, o parto prematuro e o baixo peso do bebê ao nascer.

Como podemos tratar a doença periodontal?

Visitas regulares ao dentista são essenciais para diagnosticar a doença.

  • Tanto as limpezas quanto os tratamentos de raspagem e alisamento radicular, comumente chamados de curetagem, são básicos para poder ficar com a boca livre de doenças.
  • Se a doença estiver em um período inicial, é necessário eliminar as bactérias acumuladas fazendo uma profilaxia profissional.
  • No caso da periodontite, o tratamento geralmente é dividido em duas fases. Primeiro, na fase básica, os micro-organismos responsáveis ​​pela infecção são eliminados usando a raspagem e o alisamento radicular. Nas doenças mais graves, a cirurgia periodontal será necessária para acessar a bolsa periodontal.

Em conclusão, a saúde bucal pode afetar a nossa saúde geral de maneira secundária. Portanto, é muito importante mantê-la sob controle com revisões e interromper o desenvolvimento da doença periodontal o mais rápido possível. Ao manter um bom controle da doença periodontal, também garantimos a prevenção de doenças cardiovasculares.

  • González Díaz María Elena, Toledo Pimentel Bárbara, Nazco Ríos Caridad. Enfermedad periodontal y factores locales y sistémicos asociados. Rev Cubana Estomatol  [Internet]. 2002  Dic [citado  2019  Jun  11] ;  39( 3 ): 374-395. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75072002000300006&lng=es
  • Peña Sisto Maritza, Peña Sisto Liliana, Díaz Felizola Ángela, Torres Keiruz Deysi, Lao Salas Niurka. La enfermedad periodontal como riesgo de enfermedades sistémicas. Rev Cubana Estomatol  [Internet]. 2008  Mar [citado  2019  Jun  11] ;  45( 1 ). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75072008000100006&lng=es.
  • Rioboo Crespo M., Bascones A.. Factores de riesgo de la enfermedad periodontal: factores genéticos. Avances en Periodoncia  [Internet]. 2005  Ago [citado  2019  Jun  11] ;  17( 2 ): 69-77. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1699-65852005000200003&lng=es.
  • Sanz-Sánchez I., Bascones-Martínez A.. Otras enfermedades periodontales: I: Periodontitis como manifestación de enfermedades sistémicas. Avances en Periodoncia  [Internet]. 2008  Abr [citado  2019  Jun  11] ;  20( 1 ): 59-66. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1699-65852008000100006&lng=es.