Dieta Perricone: como fazer, benefícios e exemplo de cardápio
Escrito e verificado por a nutricionista Maria Patricia Pinero Corredor
A dieta Perricone é um plano alimentar de 28 dias que, segundo seu autor, reduziria a inflamação no corpo e os sinais de envelhecimento. Ganhou popularidade nos últimos tempos porque a Rainha Letizia da Espanha seria uma de suas seguidoras.
O foco dessa dieta é consumir alimentos ricos em antioxidantes e adicionar uma fonte de proteína às refeições e lanches. Embora também promova a adição de exercícios regulares, apresenta algumas desvantagens. Confira.
Como é a dieta Perricone?
Nicholas Perricone é um dermatologista que escreveu vários livros sobre cuidados com a pele, perda de peso e bem-estar geral. Além disso, ele dirige uma empresa popular chamada Perricone MD.
Em seu site, ele oferece a “Dieta Anti-inflamatória de 28 Dias do Dr. Perricone”. É um programa baseado em orientações dietéticas, consumo de suplementos, exercícios e um regime de cuidados com a pele. Embora o plano completo seja válido por 28 dias, também é oferecida uma versão expressa de apenas 3 dias.
Pela promessa de perda de peso sem sofrer a temida ansiedade ou mau humor que acompanham a menor ingestão alimentar, muitas pessoas experimentam o método. Diversas celebridades de Hollywood e alguns membros da realeza europeia, como a rainha Letizia, seriam seguidores da dieta.
Embora alguns detalhes sejam compartilhados no site oficial, a Perricone incentiva seus clientes a adquirirem The Perricone Prescription, um livro que descreve os princípios básicos do programa e inclui um menu completo de amostra de 28 dias. Mas apesar das promessas, a falta de estudos suficientes e as restrições do regime foram criticadas.
Qual é a base da dieta Perricone?
Por si só, a dieta Perricone incentiva o consumo de alimentos de diferentes grupos para fornecer os macronutrientes e micronutrientes que o corpo necessita. Além disso, elimina a ingestão de alimentos processados, fritos e ricos em açúcares simples.
Assim como na dieta cetogênica ou keto, o aumento do consumo de proteínas e a redução de carboidratos ajudam a perder peso. Ao não encontrar muitos açúcares disponíveis, o fígado começa a utilizar gorduras para fornecer energia às células.
A diferença com a dieta cetogênica é que a Perricone não elimina frutas e vegetais. Portanto, o risco de causar cetoacidose, possível complicação da dieta cetogênica, diminui quando feita sem supervisão profissional.
Por se tratar de uma dieta rica em proteínas, não é aconselhável mantê-la por muito tempo. O metabolismo excessivo das proteínas no fígado e a sua eliminação pelos rins podem ter efeitos negativos em ambos os órgãos.
Quanto você perde?
Pessoas que seguem a dieta Perricone podem perder entre 7 e 10 quilos nos 28 dias de duração do plano alimentar. A eliminação de inúmeros produtos com alto teor calórico seria a maior responsável por essa redução de peso.
O plano Perricone fornece cerca de 1.600 calorias diárias. Embora essa quantidade não seja considerada “baixa”, para muitas pessoas será um déficit suficiente para impulsionar a perda de peso.
Por sua vez, a ingestão de proteínas e fibras proporciona saciedade, contribuindo também para os resultados esperados. Como a investigação científica já deixou claro, complementar a alimentação com exercício físico é fundamental para perder peso. E a dieta Perricone não é só comida, mas também movimento.
Embora se estime que a perda de peso com a dieta Perricoe possa chegar a 10 quilos, é importante considerar que o plano não leva em consideração altura, sexo, idade ou nível de atividade de cada pessoa. Esses fatores influenciam no cálculo das calorias diárias necessárias, portanto são dados capazes de alterar os resultados.
Embora o plano dure 28 dias, o Dr. Perricone oferece dietas de manutenção mais longas em seu site.
Benefícios da dieta Perricone
Segundo seu criador, os efeitos anti-inflamatórios e antienvelhecimento seriam os principais benefícios de sua proposta. Paralelamente, sua dieta é oferecida como alternativa para não ficar de mau humor durante a redução de calorias.
A verdade é que não existem estudos específicos sobre a dieta Perricone que possam atestar seus efeitos. Existem pesquisas sobre determinados nutrientes e sobre algumas proporções de alimentos em detrimento de outras, mas não foram realizadas com pessoas que aderem ao plano em questão.
Os alimentos ricos em antioxidantes que compõem a dieta Perricone podem retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce. Pesquisas em Antioxidantes confirmam que aumentar o consumo de água, incorporar antioxidantes e reduzir o consumo de açúcar e ultraprocessados por 28 dias melhora a aparência da pele.
Por outro lado, sabemos que a inflamação crónica está relacionada com a obesidade e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes ou problemas hepáticos. Uma vez que a dieta Perricone foi concebida para reduzir a inflamação crônica, através da eliminação de açúcar adicionado, pão, frituras e snacks, presumivelmente terá algum efeito a esae respeito.
Desvantagens da dieta Perricone
Embora a dieta Perricone prometa mudanças incríveis em pouco tempo e sem sofrimento, ela apresenta uma série de limitações:
- Duração: em apenas 28 dias não haverá modificação consistente no estilo de vida, portanto, sem acompanhamento, as repercussões na saúde serão de curto prazo.
- Custo: a dieta Perricone inclui ingredientes caros, como salmão selvagem. Além disso, para seguir o plano de 28 dias é necessário adquirir o livro ou o programa completo no site.
- Natureza restritiva: embora muitos alimentos estejam incluídos, também existem alguns que são restritos. Para algumas pessoas, dietas restritas podem ser insustentáveis.
- Usa suplementos: Perricone recomenda tomar suplementos dietéticos, como vitamina B e gorduras ômega-3. Porém, ao consumir esses produtos, as necessidades individuais devem sempre ser consideradas, pois nem todas as pessoas os necessitam.
Alimentos permitidos e proibidos na dieta Perricone
A dieta Perricone aumenta o consumo de proteínas e gorduras de qualidade, além de frutas e vegetais com baixo índice glicêmico. Por sua vez, elimina ingredientes que promovem a inflamação sistêmica.
Os alimentos permitidos são os seguintes:
- Pimentas e pimentões.
- Leguminosas: lentilhas, feijão.
- Bebidas: chá verde e água mineral.
- Cereais e pseudocereais: aveia, quinoa.
- Probióticos: iogurte, laticínios fermentados e kefir.
- Especiarias: açafrão, noz-moscada, gengibre, manjericão.
- Fontes de gorduras saudáveis: abacate e azeite.
- Ômega-3: salmão e outros peixes, frango, peru, mariscos e ovos.
- Sementes e nozes: sementes de linhaça, abóbora, amêndoas, nozes.
- Frutas ricas em fibras: abacaxi, pera, melão, maçã, frutas vermelhas, cereja, kiwi, limão.
- Verduras e legumes: brócolis, espinafre, aspargos, repolho, aipo, cogumelos, acelga, tomate.
Pelo contrário, estes são os produtos que devem ser evitados ao seguir esse método:
- Café.
- Álcool.
- Comidas fritas.
- Gorduras hidrogenadas.
- Fast-food e lanches prontos.
- Farinhas refinadas: pizzas, massas, pães.
- Alguns vegetais: cenoura, abóbora e batata.
- Sucos de frutas, refrigerantes e bebidas açucaradas.
- Algumas frutas: laranja, manga, melancia, banana, uva.
- Adição de açúcar e seus derivados. Doces, mel, calda e sorvete.
Como seguir a dieta Perricone?
Para colocar em prática a dieta Perricone existem duas opções: o plano de 3 dias ou o plano de 28 dias.O primeiro é desenhado como um teste piloto e depois passa para o mais completo.
No método de 3 dias você segue um plano que não pode ser alterado e é muito restritivo. Consiste em consumir os mesmos cafés da manhã, almoços, jantares e lanches durante 72 horas. A base é o salmão.
A dieta de 28 dias, por sua vez, estabelece mudanças na forma de se alimentar a cada semana e leva a escolhas mais saudáveis no longo prazo. O salmão continua sendo o alimento básico nos cardápios, mas às vezes é substituído por aves ou tofu.
Exemplo de cardápio
Embora seja necessário pagar para obter o cardápio completo de 28 dias da dieta Perricone, a seguir contaremos como é a estrutura do programa dietético de 3 dias, proposto em seu site. Lembre-se de que, segundo o seu autor, esse programa reduzido implica as mesmas refeições durante 72 horas:
Junto com o cardápio, recomenda-se exercícios regulares na maioria dos dias da semana. Também é recomendado beber de 8 a 10 copos de água mineral por dia, tomar alguns suplementos e usar produtos para a pele promovidos no site da Perricone.
Pense sempre no longo prazo para perder peso
A dieta Perricone é um plano alimentar de 3 ou 28 dias que inclui proteínas, vegetais e frutas. Ainda assim, é bastante restritivo e concentra-se em modificações dietéticas de curto prazo.
Pode levar à perda de peso, melhorar a aparência da pele e proporcionar benefícios à saúde. De qualquer forma, essas melhorias não durarão se os bons hábitos não forem mantidos ao longo do tempo.
As dietas da moda podem prometer mudanças surpreendentes no curto prazo. Mas se você pensar na sua saúde, é mais eficaz adotar pequenas modificações que sejam sustentáveis no longo prazo.
A dieta Perricone é um plano alimentar de 28 dias que, segundo seu autor, reduziria a inflamação no corpo e os sinais de envelhecimento. Ganhou popularidade nos últimos tempos porque a Rainha Letizia da Espanha seria uma de suas seguidoras.
O foco dessa dieta é consumir alimentos ricos em antioxidantes e adicionar uma fonte de proteína às refeições e lanches. Embora também promova a adição de exercícios regulares, apresenta algumas desvantagens. Confira.
Como é a dieta Perricone?
Nicholas Perricone é um dermatologista que escreveu vários livros sobre cuidados com a pele, perda de peso e bem-estar geral. Além disso, ele dirige uma empresa popular chamada Perricone MD.
Em seu site, ele oferece a “Dieta Anti-inflamatória de 28 Dias do Dr. Perricone”. É um programa baseado em orientações dietéticas, consumo de suplementos, exercícios e um regime de cuidados com a pele. Embora o plano completo seja válido por 28 dias, também é oferecida uma versão expressa de apenas 3 dias.
Pela promessa de perda de peso sem sofrer a temida ansiedade ou mau humor que acompanham a menor ingestão alimentar, muitas pessoas experimentam o método. Diversas celebridades de Hollywood e alguns membros da realeza europeia, como a rainha Letizia, seriam seguidores da dieta.
Embora alguns detalhes sejam compartilhados no site oficial, a Perricone incentiva seus clientes a adquirirem The Perricone Prescription, um livro que descreve os princípios básicos do programa e inclui um menu completo de amostra de 28 dias. Mas apesar das promessas, a falta de estudos suficientes e as restrições do regime foram criticadas.
Qual é a base da dieta Perricone?
Por si só, a dieta Perricone incentiva o consumo de alimentos de diferentes grupos para fornecer os macronutrientes e micronutrientes que o corpo necessita. Além disso, elimina a ingestão de alimentos processados, fritos e ricos em açúcares simples.
Assim como na dieta cetogênica ou keto, o aumento do consumo de proteínas e a redução de carboidratos ajudam a perder peso. Ao não encontrar muitos açúcares disponíveis, o fígado começa a utilizar gorduras para fornecer energia às células.
A diferença com a dieta cetogênica é que a Perricone não elimina frutas e vegetais. Portanto, o risco de causar cetoacidose, possível complicação da dieta cetogênica, diminui quando feita sem supervisão profissional.
Por se tratar de uma dieta rica em proteínas, não é aconselhável mantê-la por muito tempo. O metabolismo excessivo das proteínas no fígado e a sua eliminação pelos rins podem ter efeitos negativos em ambos os órgãos.
Quanto você perde?
Pessoas que seguem a dieta Perricone podem perder entre 7 e 10 quilos nos 28 dias de duração do plano alimentar. A eliminação de inúmeros produtos com alto teor calórico seria a maior responsável por essa redução de peso.
O plano Perricone fornece cerca de 1.600 calorias diárias. Embora essa quantidade não seja considerada “baixa”, para muitas pessoas será um déficit suficiente para impulsionar a perda de peso.
Por sua vez, a ingestão de proteínas e fibras proporciona saciedade, contribuindo também para os resultados esperados. Como a investigação científica já deixou claro, complementar a alimentação com exercício físico é fundamental para perder peso. E a dieta Perricone não é só comida, mas também movimento.
Embora se estime que a perda de peso com a dieta Perricoe possa chegar a 10 quilos, é importante considerar que o plano não leva em consideração altura, sexo, idade ou nível de atividade de cada pessoa. Esses fatores influenciam no cálculo das calorias diárias necessárias, portanto são dados capazes de alterar os resultados.
Embora o plano dure 28 dias, o Dr. Perricone oferece dietas de manutenção mais longas em seu site.
Benefícios da dieta Perricone
Segundo seu criador, os efeitos anti-inflamatórios e antienvelhecimento seriam os principais benefícios de sua proposta. Paralelamente, sua dieta é oferecida como alternativa para não ficar de mau humor durante a redução de calorias.
A verdade é que não existem estudos específicos sobre a dieta Perricone que possam atestar seus efeitos. Existem pesquisas sobre determinados nutrientes e sobre algumas proporções de alimentos em detrimento de outras, mas não foram realizadas com pessoas que aderem ao plano em questão.
Os alimentos ricos em antioxidantes que compõem a dieta Perricone podem retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce. Pesquisas em Antioxidantes confirmam que aumentar o consumo de água, incorporar antioxidantes e reduzir o consumo de açúcar e ultraprocessados por 28 dias melhora a aparência da pele.
Por outro lado, sabemos que a inflamação crónica está relacionada com a obesidade e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes ou problemas hepáticos. Uma vez que a dieta Perricone foi concebida para reduzir a inflamação crônica, através da eliminação de açúcar adicionado, pão, frituras e snacks, presumivelmente terá algum efeito a esae respeito.
Desvantagens da dieta Perricone
Embora a dieta Perricone prometa mudanças incríveis em pouco tempo e sem sofrimento, ela apresenta uma série de limitações:
- Duração: em apenas 28 dias não haverá modificação consistente no estilo de vida, portanto, sem acompanhamento, as repercussões na saúde serão de curto prazo.
- Custo: a dieta Perricone inclui ingredientes caros, como salmão selvagem. Além disso, para seguir o plano de 28 dias é necessário adquirir o livro ou o programa completo no site.
- Natureza restritiva: embora muitos alimentos estejam incluídos, também existem alguns que são restritos. Para algumas pessoas, dietas restritas podem ser insustentáveis.
- Usa suplementos: Perricone recomenda tomar suplementos dietéticos, como vitamina B e gorduras ômega-3. Porém, ao consumir esses produtos, as necessidades individuais devem sempre ser consideradas, pois nem todas as pessoas os necessitam.
Alimentos permitidos e proibidos na dieta Perricone
A dieta Perricone aumenta o consumo de proteínas e gorduras de qualidade, além de frutas e vegetais com baixo índice glicêmico. Por sua vez, elimina ingredientes que promovem a inflamação sistêmica.
Os alimentos permitidos são os seguintes:
- Pimentas e pimentões.
- Leguminosas: lentilhas, feijão.
- Bebidas: chá verde e água mineral.
- Cereais e pseudocereais: aveia, quinoa.
- Probióticos: iogurte, laticínios fermentados e kefir.
- Especiarias: açafrão, noz-moscada, gengibre, manjericão.
- Fontes de gorduras saudáveis: abacate e azeite.
- Ômega-3: salmão e outros peixes, frango, peru, mariscos e ovos.
- Sementes e nozes: sementes de linhaça, abóbora, amêndoas, nozes.
- Frutas ricas em fibras: abacaxi, pera, melão, maçã, frutas vermelhas, cereja, kiwi, limão.
- Verduras e legumes: brócolis, espinafre, aspargos, repolho, aipo, cogumelos, acelga, tomate.
Pelo contrário, estes são os produtos que devem ser evitados ao seguir esse método:
- Café.
- Álcool.
- Comidas fritas.
- Gorduras hidrogenadas.
- Fast-food e lanches prontos.
- Farinhas refinadas: pizzas, massas, pães.
- Alguns vegetais: cenoura, abóbora e batata.
- Sucos de frutas, refrigerantes e bebidas açucaradas.
- Algumas frutas: laranja, manga, melancia, banana, uva.
- Adição de açúcar e seus derivados. Doces, mel, calda e sorvete.
Como seguir a dieta Perricone?
Para colocar em prática a dieta Perricone existem duas opções: o plano de 3 dias ou o plano de 28 dias.O primeiro é desenhado como um teste piloto e depois passa para o mais completo.
No método de 3 dias você segue um plano que não pode ser alterado e é muito restritivo. Consiste em consumir os mesmos cafés da manhã, almoços, jantares e lanches durante 72 horas. A base é o salmão.
A dieta de 28 dias, por sua vez, estabelece mudanças na forma de se alimentar a cada semana e leva a escolhas mais saudáveis no longo prazo. O salmão continua sendo o alimento básico nos cardápios, mas às vezes é substituído por aves ou tofu.
Exemplo de cardápio
Embora seja necessário pagar para obter o cardápio completo de 28 dias da dieta Perricone, a seguir contaremos como é a estrutura do programa dietético de 3 dias, proposto em seu site. Lembre-se de que, segundo o seu autor, esse programa reduzido implica as mesmas refeições durante 72 horas:
Junto com o cardápio, recomenda-se exercícios regulares na maioria dos dias da semana. Também é recomendado beber de 8 a 10 copos de água mineral por dia, tomar alguns suplementos e usar produtos para a pele promovidos no site da Perricone.
Pense sempre no longo prazo para perder peso
A dieta Perricone é um plano alimentar de 3 ou 28 dias que inclui proteínas, vegetais e frutas. Ainda assim, é bastante restritivo e concentra-se em modificações dietéticas de curto prazo.
Pode levar à perda de peso, melhorar a aparência da pele e proporcionar benefícios à saúde. De qualquer forma, essas melhorias não durarão se os bons hábitos não forem mantidos ao longo do tempo.
As dietas da moda podem prometer mudanças surpreendentes no curto prazo. Mas se você pensar na sua saúde, é mais eficaz adotar pequenas modificações que sejam sustentáveis no longo prazo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Akdeniz, M., Tomova‐Simitchieva, T., Dobos, G., Blume‐Peytavi, U., & Kottner, J. (2018). Does dietary fluid intake affect skin hydration in healthy humans? A systematic literature review. Skin Research and Technology, 24(3), 459-465. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29392767/
- Clark, J. E. (2015). Diet, exercise or diet with exercise: comparing the effectiveness of treatment options for weight-loss and changes in fitness for adults (18–65 years old) who are overfat, or obese; systematic review and meta-analysis. Journal of Diabetes & Metabolic Disorders, 14, 1-28. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4429709/
- Furman, D., Campisi, J., Verdin, E., Carrera-Bastos, P., Targ, S., Franceschi, C., … & Slavich, G. M. (2019). Chronic inflammation in the etiology of disease across the life span. Nature medicine, 25(12), 1822-1832. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7147972/
- Hosseini, B., Berthon, B. S., Saedisomeolia, A., Starkey, M. R., Collison, A., Wark, P. A., & Wood, L. G. (2018). Effects of fruit and vegetable consumption on inflammatory biomarkers and immune cell populations: a systematic literature review and meta-analysis. The American journal of clinical nutrition, 108(1), 136-155. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29931038/
- Miketinas, D. C., Bray, G. A., Beyl, R. A., Ryan, D. H., Sacks, F. M., & Champagne, C. M. (2019). Fiber intake predicts weight loss and dietary adherence in adults consuming calorie-restricted diets: the POUNDS lost (preventing overweight using novel dietary strategies) study. The Journal of nutrition, 149(10), 1742-1748. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6768815/
- Moon, J., & Koh, G. (2020). Clinical evidence and mechanisms of high-protein diet-induced weight loss. Journal of obesity & metabolic syndrome, 29(3), 166. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7539343/
- Perricone MD. (s.f.). Dr Perricone’s 3-Days Diet. Consultado el 28 de noviembre de 2023. https://www.perriconemd.com/blog/dr-perricones-3-day-diet/
- Puścion-Jakubik, A., Markiewicz-Żukowska, R., Naliwajko, S. K., Gromkowska-Kępka, K. J., Moskwa, J., Grabia, M., … & Socha, K. (2021). Intake of antioxidant vitamins and minerals in relation to body composition, skin hydration and lubrication in young women. Antioxidants, 10(7), 1110. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8301013/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.