Dieta para controlar a acne: que alimentos devo evitar?
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
A adoção de uma dieta para controlar a acne tornou-se uma das medidas essenciais para reduzir o aparecimento destas imperfeições. Embora existam muitos fatores ligados ao seu desenvolvimento, ficou provado que existe uma relação entre alguns alimentos e o estado da pele.
O problema é que muitos mantêm hábitos alimentares pouco saudáveis, ignorando que o excesso de gordura e toxinas pode agravar esta condição. Embora existam maneiras de minimizá-la com produtos cosméticos, é essencial começar a melhorar a alimentação.
Quais são os alimentos que podem piorar a acne? Existem alternativas para controlá-la? Nesta oportunidade, queremos contar a você detalhadamente tudo o que precisa saber sobre a dieta para lidar com esse problema.
Alimentos que você deve evitar em uma dieta para controlar a acne
A acne é uma doença de pele cuja principal característica é a formação de pequenos comedões compostos por gordura e células mortas. É considerada um dos problemas estéticos mais comuns, especialmente após a adolescência.
Muitas vezes é causada por uma alteração da atividade das glândulas sebáceas, as quais costumam se relacionar com as mudanças hormonais. No entanto, também pode ser o resultado da falta de cuidado e consumo de alguns alimentos irritantes e ácidos. Você os consome?
Produtos lácteos
O consumo habitual de produtos lácteos integrais pode incidir no surgimento recorrente de espinhas de acne. Isso ocorre porque eles contêm precursores da testosterona, uma substância que participa da produção de sebo e que é desequilibrada por essa variedade de alimentos.
Pão e pastelaria industrial
Em uma dieta para controlar a acne é essencial reduzir ao máximo o consumo de carboidratos simples. Ou seja, o melhor é evitar panificados, como o pão, a massa e qualquer alimento que venha das farinhas refinadas. Infelizmente, estes alimentos desequilibram os níveis de glicose e aumentam a tendência a acumular gordura.
Embutidos e pré-fabricados
As carnes embutidas e os alimentos processados estão cheios de gorduras saturadas, aditivos químicos e farinhas refinadas que afetam a saúde da pele. Incluindo essa variedade de alimentos na dieta você pode piorar casos de acne crônica.
Talvez te interesse ler: 5 alimentos que ajudam a combater as gorduras saturadas
Produtos com cafeína
É verdade que o consumo moderado de café não representa um risco para o corpo. No entanto, se o objetivo for evitar a acne, o mais conveniente é limitar o seu consumo e de outros produtos que contenham a cafeína. A razão? Esse estimulante produz alterações hormonais que estão ligadas a esse problema de pele.
Ovo
Dizer que o ovo é um alimento prejudicial é um erro. Atualmente é recomendado para qualquer tipo de dieta, pois contém aminoácidos essenciais e vitaminas que melhoram a saúde. O problema ocorre quando você come excessivamente as gemas.
Esta parte do ovo tem um alto teor de gordura que pode influenciar na liberação excessiva de sebo na pele. Portanto, para tornar seu consumo mais seguro, o ideal é usar apenas as claras.
Carnes vermelhas
As proteínas de origem animal, especialmente aquelas que vêm da carne vermelha, retardam o processo digestivo e liberam compostos ácidos que podem causar acne. Como alteram o pH do corpo, incidem nas alterações das glândulas sebáceas e na oxigenação cutânea.
Portanto, para tornar a dieta para acne mais eficaz, é aconselhável substituir este tipo de carne por aquelas que são mais digeríveis e com pouca gordura: frango, peru, coelho, etc.
Quais são os alimentos recomendados em uma dieta para controlar a acne?
Uma dieta para controlar a acne deve incluir alimentos com propriedades que ajudam a reduzir a presença de espinhas e sebo. Felizmente, há uma grande variedade de alternativas saudáveis que têm esse efeito positivo.
Confira alguns deles:
- Lácteos desnatados
- Cenouras
- Espinafres
- Tomates
- Melancia
- Toranja
- Abacate
- Frutos secos (porções moderadas)
- Peixes
- Azeite de oliva
- Cereais integrais
Exemplo de um menu para uma dieta para controlar a acne
A recomendação geral em uma dieta para controlar a acne é respeitar as regras de uma alimentação balanceada. Portanto, embora seja conveniente reduzir o consumo de gorduras e carboidratos, eles não devem ser totalmente eliminados. Em lugar disso, trata-se de basear os pratos em alternativas saudáveis.
Vamos ver abaixo um exemplo simples de um menu que serve como referência para projetar mais pratos. Naturalmente, cada refeição pode ser variada considerando os alimentos que devem ser consumidos e os que não devem.
- Café da manhã: suco de pêssego e pão integral com fatias de tomate ou abacate.
- Meio da manhã: vitamina verde, chá de ervas ou tigela com melão picado.
- Almoço: tigela de caldo de legumes, porção de peixe grelhado com limão e fruta da estação.
- Lanche: salada de frutas com queijo light em cubos.
- Jantar: salada mista com vegetais verdes, porção de peito de frango assado e kiwi.
Leia também: 5 passos para adotar uma dieta saudável
A acne te incomoda e você ainda não corrigiu a sua dieta? Como você pôde ver, é muito importante evitar alguns alimentos. Siga as recomendações dadas e lute contra este problema desde dentro.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Morales García, T. (2017). No son imaginaciones suyas, el alcohol cada vez le sienta peor. El País. [online] Available at: https://elpais.com/elpais/2017/08/02/buenavida/1501666354_431826.html [Accessed 14 Nov. 2018].
- Davidovici, B. B., & Wolf, R. (2010). The role of diet in acne: facts and controversies.Clinics in Dermatology, 28(1), 12–16. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2009.03.010
- Pérez-Cotapos y col. (2011). Influencia de la dieta en el acné: revisión de la literatura. Revista Chilena de Dermatología 27 (1): 82-85. [online]. Avaiable at: https://www.sochiderm.org/web/revista/27_1/9.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.