Dicas para se recuperar de uma apendicite

26 Janeiro, 2020
Respeitar o tempo de repouso, não exceder na atividade física e seguir uma dieta adequada são algumas das recomendações mais comuns após a remoção cirúrgica do apêndice.

Para se recuperar de uma apendicite, é essencial que você siga as instruções do seu médico. Caso contrário, poderá se expor a vários riscos.

Geralmente, o processo de recuperação após a cirurgia não é muito longo. Portanto, as recomendações feitas pelo médico são temporárias. Não se apresse, você irá melhorar gradualmente.

Recuperar-se de uma apendicite leva um tempo

Como já comentamos anteriormente, para se recuperar de uma apendicite sem problemas, você deve seguir as recomendações do seu médico. Se você foi instruído a repousar por um determinado período de tempo, faça-o. E se ele lhe pediu para manter certos hábitos de vida, tente fazê-lo também, caso contrário, poderão surgir complicações e o tempo de repouso poderá ser prolongado.

1. Não se apresse para fazer as coisas

Mulher se recuperando de apendicite

Ninguém gosta de descansar contra a sua vontade. Mas, quando você passa por uma experiência como essa, é melhor aprender a cultivar a paciência e aproveitar para descansar bem.

Não se apresse em fazer o mesmo de antes. Para se recuperar de uma apendicite, é preciso ter paciência. Embora você já se sinta forte e animado, e os seus desejos de sair da cama sejam enormes, recomendamos que descanse e não faça maiores esforços. Lembre-se de que o pós-operatório dura entre 2 e 4 dias.

  • Geralmente, recomenda-se iniciar caminhadas curtas 15 dias após a cirurgia em rotas que não tenham declives. Esta será uma forma de exercício de baixa intensidade que pode ser muito benéfico.
  • Exercícios de alta intensidade não são recomendados durante as primeiras 4 semanas após a cirurgia.

2. Cuide da sua alimentação

Segundo os especialistas em saúde da Standford Children, após a cirurgia os pacientes não devem consumir nenhum alimento. Isso permite que o intestino se cure. Portanto, você receberá líquidos e medicamentos por via intravenosa.

Posteriormente, o médico informará quais alimentos e em que quantidades você poderá consumir. Geralmente, começa com líquidos e passa gradualmente para alimentos mais consistentes, como iogurtes, sopas, cremes e algumas frutas, por exemplo.

Os alimentos que não foram prescritos pelo médico não devem ser ingeridos, pois poderão aumentar o risco de dor, inchaço, diarreia e desconforto.

Além disso, você deve se hidratar adequadamente. Para isso, você deverá beber água suficiente durante o dia.

Leia também: Por que a hidratação é tão importante?

3. Não precisa ficar o tempo todo na cama

Descanse, mas não permaneça completamente imóvel durante todo o período de repouso indicado para você. De fato, no próprio hospital, lhe dirão que, com cuidado, poderá se levantar e caminhar um pouco.

Evidentemente, procure se mover devagar e percorrer distâncias curtas, caso contrário, você sentirá muito desconforto. Faça as pausas que precisar e não se apresse.

Assim como na comida, você deverá ser paciente e dar ao seu corpo um tempo para que ele se recupere completamente.

Leia também: 5 esportes para pessoas com dores nos joelhos

4. Atividade física: ideal depois de um mês

Atividade física

Para se recuperar completamente da apendicite, é preciso repousar e retomar as atividades físicas com calma. Além disso, atividades intensas e cansativas são contraproducentes.

Se você é uma pessoa muito ativa, sentirá falta de atividade, mas precisará permanecer em repouso. Consulte sempre o seu médico para saber em que medida poderá se exercitar e de que maneira.

É aconselhável que você espere um mês antes de começar a praticar esportes. Embora os pontos sejam removidos após 7 dias, a sua ferida não está completamente curada.

Muitas vezes, esquecemos que, quando passamos por uma cirurgia também há uma fissura dentro do nosso corpo. Portanto, mesmo que você veja a cicatriz, pense na parte que não é tão visível e que também foi afetada pelo corte.

Após um mês, se o seu médico autorizar, quando você começar a praticar esportes, faça-o com calma. Não pretenda retomar o ritmo que levava antes da cirurgia logo no primeiro dia. Comece com exercícios suaves e avance pouco a pouco.

Outras dicas para se recuperar de uma apendicite

Os especialistas da Mayo Clinic recomendam que os pacientes segurem o abdômen quando tossirem. Portanto, podem colocar um travesseiro ou almofada sobre o abdômen e pressioná-lo antes de tossir, rir ou se mover, para reduzir a dor.

Além disso, eles recomendam seguir o tratamento prescrito. Isso significa que será necessário respeitar os medicamentos a serem tomados, as doses, os horários e tudo relacionado a recuperação do paciente.

Obviamente, se sentir dor e algum desconforto, consulte o seu médico. Não é recomendável ignorar esses sintomas.

Você já teve apendicite? Seguiu alguma dessas dicas para se recuperar rapidamente?