Dicas para se recuperar de uma apendicite

4 de agosto de 2018
Passar por uma apendicite não é agradável, mas depois da operação, o que você deve fazer para se recuperar da melhor maneira possível?

Muitas pessoas, independentemente da idade, sofrem de apendicite. A inflamação do apêndice, que é muito dolorosa, às vezes é confundida com uma dor no estômago e pode levar à peritonite se não for tratada a tempo. Se você já teve esse problema, hoje descobrirá como se recuperar de uma apendicite.

Hoje as operações são feitas da maneira mais gentil possível, não só para não deixar marcas, mas para que o tempo de recuperação seja menor. Ainda assim, você precisa ter cuidado. Nosso corpo precisa se recuperar, e para isso é necessário seguir algumas dicas.

Como se recuperar de uma apendicite da melhor forma

Descubra a como se recuperar de uma apendicite sem maiores problemas. Para que você não sofra qualquer incidência ou apresente qualquer desconforto, as dicas que mostraremos serão de grande utilidade. Se você já sofreu de apendicite anos atrás, você se lembra de tê-las colocado em prática?

Não se apresse para fazer as coisas

Você até pode não considerar essa cirurgia grave; ainda assim, não se apresse para andar e fazer as coisas. Para se recuperar de uma apendicite, é preciso ter paciência. Mesmo que você se sinta forte e animado, e seu desejo de sair da cama seja enorme, aconselhamos que você descanse e não faça muito esforço. Lembre-se de que o período pós-operatório dura entre 2 a 4 dias.

Mulher se recuperando de apendicite

Cuide da sua alimentação

Ficar com fome e com sede depois de uma operação é natural. Além disso, eles não deixam você comer nada durante as primeiras horas de sua saída. No entanto, mais tarde, você pode começar a comer, embora aos poucos. Após 24 horas, você pode beber líquidos e algo um pouco mais consistente, como iogurtes.

Dê um tempo ao seu corpo. Lembre-se de que você acabou de sair de uma operação. Após esse período, 12 horas depois, você pode começar a ingerir algo mais sólido, como frutas, cremes e sopas. Isso também irá ajudá-lo caso você esteja tomando algum medicamento para a dor.

Pouco a pouco, você poderá introduzir alimentos mais consistentes, mas vá devagar. Caso contrário, você pode sofrer de inchaço, diarreia e desconforto. Recomendamos, sim, que você se hidrate muito. Você deve beber bastante água.

Não precisa ficar o tempo todo na cama

Para se recuperar de uma apendicite não é necessário ficar o tempo todo na cama. Na verdade, no próprio hospital eles lhe dirão para se levantar e começar a andar. Claro, pouco a pouco e sem pressa, porque a cicatriz vai doer.

Quando falamos em repouso, queremos dizer que você não deve se esgotar. Entretanto, mover-se um pouco, mesmo que durante a maior parte do tempo você fique sentado ou deitado, será muito saudável. Assim como a alimentação, você deve ter paciência e dar ao seu corpo um tempo prudente para se recuperar completamente.

Atividade física: ideal depois de um mês

Se você for uma pessoa muito ativa ou atleta, pode sentir falta da atividade física. No entanto, recomendamos que você espere um mês para fazer exercícios, porque mesmo depois de 7 dias e dos pontos terem sido removidos, sua ferida não estará completamente curada.

Leia também: 5 esportes para pessoas com dores nos joelhos

Atividade física

Muitas vezes esquecemos que quando nos abrem durante uma cirurgia, há também uma fissura dentro do nosso corpo. Portanto, apesar de vermos a cicatriz bem, temos que pensar na parte não tão visível que também foi afetada pelo corte.

Além disso, recomendamos que, quando você começar a praticar esportes, faça isso de maneira moderada. Não faça muitos abdominais ou se esgote fisicamente. Faça tudo com calma. Progredir aos poucos é muito melhor.

Você já teve uma apendicite? Você seguiu alguma dessas dicas para se recuperar? Lembre-se também de cuidar da sua cicatriz. Limpe-a e evite molhá-la ou ir à piscina por uma semana ou duas. A cicatriz pode ser infectada e a recuperação demorará ainda mais.

Ninguém gosta de ter que descansar contra a própria vontade. No entanto, quando passamos por uma experiência como essa, é melhor aprender a cultivar nossa paciência e aproveitar todo o descanso e o cuidado de que precisamos. Não devemos ter pressa para fazer tudo voltar a ser como antes. É preciso descansar.

Recomendados para você