5 dicas para personalizar suas roupas

Para personalizar suas roupas, comece escolhendo um estilo e selecione várias peças dar uma segunda chance a elas. Não tenha medo de descolorir, desenhar e tingir.
5 dicas para personalizar suas roupas

Última atualização: 17 Julho, 2021

Se você quer se destacar na multidão, personalizar as suas roupas é uma boa opção. Aqui você encontrará várias maneiras de customizar suas peças preferidas. Broches metálicos, remendos, bordados ou até tinta de tecido. São técnicas que podem fazer você brilhar!

Roupas velhas podem ser ganhar uma vida nova com a criação de novos designs divertidos que combinam com a sua personalidade. Desse modo, você vai concordar que nunca é demais ter alguns conselhos na manga. Conheça algumas dicas para personalizar suas roupas e seus sapatos a seguir.

3 formas de personalizar as suas roupas

Criar um guarda-roupa exclusivo pode exigir um pouco de tempo e criatividade. Porém, vai valer a pena.

1. Decore de acordo com o seu estilo

Esse é o passo inicial, e para concretizá-lo, em primeiro lugar, você deve definir o seu estilo: boho, romântico, preppy, urban-chic ou grunge. Após definir essa importante etapa, pegue o material necessário para personalizar suas roupas de acordo com o que você decidiu.

Com isso, quando as pessoas que conhecem você virem a nova versão das suas roupas, você vai ouvir “Essa jaqueta (ou esse sapato) é a sua cara”.

Roupa furada
Roupas velhas ou rasgadas não precisam ir para o lixo. A criatividade pode salvá-las.

2. Dê às suas peças uma nova vida

Roupas velhas ou gastas não precisam necessariamente acabar no lixo. Elas podem ter uma segunda chance e proporcionar a você um estilo único e invejável.

Ao cortar qualquer peça de roupa, ela pode ganhar uma nova aparência. Um vestido longo pode se transformar em uma peça mais curta e mudar radicalmente a sua aparência. O mesmo vale para as calças. E quando se trata das camisetas, há até um pouco mais de liberdade:

  • Corte verticalmente para criar franjas na parte inferior da camiseta. Tente fazer cortes uniformes.
  • Você também pode ousar e cortar as mangas e parte do pescoço para criar uma regata.
  • Outra ideia para uma mulher musculosa é cortar a camisa na região das omoplatas, tentando deixar uma tira entre o pescoço e o resto do tecido que ficou nas costas e tirar as mangas.
  • Se você tem uma camiseta mais comprida, ao cortar os ombros ela pode virar um vestido amarrado com um cinto no meio.

Na verdade, a imaginação é infinita quando se trata de fazer pequenos cortes estilosos em uma camiseta. Um pequeno detalhe de abertura nos ombros, um corte horizontal nas costas, entre outros. Você só precisa despertar a sua criatividade.

3. Desperte o artista que existe em você descolorindo, desenhando e tingindo

Uma peça única é obtida ao imprimir nossa personalidade nas nossas roupas. Uma maneira de fazer isso é desenhando, tingindo ou descolorindo. Mas antes de embarcar nessa aventura, tenha todos os utensílios à mão.

Tinta acrílica, pincel de espuma, tinta para tecido, um pouco de papelão, caneta de gel clareador, alvejante, entre outros instrumentos. No entanto, nem tudo se resume às tintas.

Uma ótima ideia é adicionar um pouco de renda às suas peças. Desenhe alguma figura, recorte e costure o bordado.

2 maneiras de personalizar os sapatos

Sem dúvida, os sapatos revelam a personalidade e a essência, principalmente se forem personalizados. Aqui estão algumas ideias que podem ajudar você.

1. Uma pequena mudança primeiro

Se você já tiver um design em mente, desenhar com um lápis no próprio sapato, seja de tecido ou não, antes de começar a pintar vai ajudar a evitar as linhas erradas. Uma pequena mudança não significa apenas dar uma nova cor ao seu calçado; você também pode empregar a criatividade ao adicionar tranças ou strass em volta dele.

2. Personalize seus sapatos com um pouco de tinta e brilho

Embora você também possa pintar sapatos de couro, plástico ou outros materiais, lembre-se de que a tinta fica melhor se forem calçados de tecido ou lona.

Para começar a pintar, considere que é você quem estabelece os limites. Assim como você pode desenhar um padrão de formas, uma paisagem ou um personagem animado do seu gosto, também pode escolher adicionar glitter, por exemplo.

Seja qual for a sua escolha, certifique-se de cobrir com fita adesiva as partes dos sapatos que não deseja pintar (a sola, os furinhos de metal para passar o cadarço, etc.). Da mesma forma, aplique uma cama de base antes de começar a pintar e limpe a área com álcool isopropílico antes de aplicar glitter. Em ambos os casos, finalize com um selante acrílico.

Personalizar um tênis
Os calçados também podem ser personalizados de acordo com o seu estilo para se destacarem na multidão.

O que lembrar ao personalizar as suas roupas?

A personalização das suas roupas depende do seu estilo, da sua criatividade e, é claro, das roupas que você tem disponíveis. Embora seja verdade que você pode comprar sapatos de tecido ou lona para pintar um belo desenho que viu nas redes sociais, também pode dar uma segunda vida àquela camiseta, calça ou vestido que ficam guardados no fundo do seu guarda-roupa.

É por isso que, uma vez que você tenha decidido qual peça usar para fazer uma reforma no seu estilo, pense em como você gostaria que ficasse. Você quer transformar uma camiseta em um vestido? Uma blusa de alcinha em um tomara-que-caia? Você também pode tentar acrescentar tranças ou franjas. Não há limite para a sua imaginação!

Pode interessar a você...
5 dicas para personalizar o quarto de seu filho
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 dicas para personalizar o quarto de seu filho

Ao personalizar o quarto de seu filho, estará proporcionando um espaço próprio para que ele possa expressar sua forma de ser e crescer como pessoa.



  • Doria, Patricia. “Consideraciones sobre moda, estilo y tendencias.” Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación 42 (2012): 101-a.
  • Barreiro, Ana Martínez. “Moda y globalización. De la estética de clase al estilo subcultural.” Revista internacional de sociología 62.39 (2004): 139-165.