Dicas para eliminar a acne que aparece no queixo
Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
A acne é um problema estético que pode aparecer em qualquer idade, ainda que o mais habitual é que apareça durante a adolescência.
Contudo, a acne pode ser também um sintoma de algum problema de saúde que devemos descobrir, se queremos eliminá-la completamente e de maneira natural.
Neste artigo daremos a chave para eliminar a acne que aparece no queixo, que normalmente está relacionada com desequilíbrios e mudanças hormonais.
Esfoliar com suavidade ajuda a eliminar a acne do queixo
Para eliminar as impurezas que se acumulam na pele, essas que favorecem a aparição da acne, devemos melhorar a regeneração cutânea nos acostumando a esfoliar a pele com certa regularidade.
Para as peles com acne, é suficiente fazer isso uma vez por semana e sempre de forma suave, já que se não for feita assim pode irritar a pele e facilitar infecções.
Usaremos um pouco de bicarbonato misturado com aloe vera natural ou em gel. Com essa mistura teremos uma pomada granulada com a qual massagearemos a cútis com suavidade, em círculos, esfoliando um pouco mais as zonas com mais acne.
Em seguida, lavaremos com água morna e secaremos a pele com cuidado para que não fique mais vermelha. Sempre que fazemos uma esfoliação, temos que terminá-la hidratando bem a pele para que não resseque.
Hidratar sem engordurar
Todas as peles necessitam de uma boa hidratação, ainda que sejam peles oleosas.
O tipo de loção hidratante deve variar dependendo do tipo de pele que temos. O queijo faz parte da zona T, a qual geralmente tem um excesso de oleosidade, em especial se sofremos de acne.
Os produtos hidratantes naturais e adequados para este tipo de pele são os seguintes:
- Aloe vera
- Óleo de coco
- Óleo de jojoba.
Podemos usá-los separadamente ou combiná-los. Em dias quentes, certamente vamos preferir a textura aquosa e fresca da aloe vera, enquanto que nos dias secos e frios, a pele pedirá que usemos um dos dois óleos que, apesar de ter uma textura oleosa, são absorvidos facilmente pela pele.
Regular os hormônios
A acne que aparece no queixo geralmente está relacionada com desequilíbrios hormonais que podemos ter em determinadas etapas da vida:
- Adolescência.
- Dias de menstruação.
- Gravidez.
- Menopausa.
Contudo, também podemos sofrer algum desequilíbrio hormonal ainda que não estejamos em nenhuma dessas etapas.
Em qualquer um desses casos, é muito benéfico tomarmos algum suplemento natural que nos ajude a regular os hormônios sem o risco de sofrermos efeitos secundários. Os mais recomendados são os seguintes:
- Maca peruana.
- Vitex.
- Sálvia.
- Óleo de prímula.
- Óleo de linhaça.
Devemos tomá-los por pelo menos 3 meses para notarmos os resultados em nossa pele.
Recomendamos consultar sempre um profissional de saúde antes de realizarmos qualquer tratamento, em especial durante a gravidez ou se sofremos de alguma doença.
Evitar as gorduras prejudiciais
Não podemos nos esquecer de que a alimentação sempre influencia na beleza de nossa pele, sendo assim, ainda que tomemos suplementos para regular os hormônios, também devemos evitar aqueles alimentos que favorecem a aparição da acne:
- Carnes vermelhas e embutidos.
- Leite integral, queijos gordurosos e produtos lácteos com alto teor de gordura (cremes, natas, sorvetes, etc.).
- Margarinas e outras gorduras hidrogenadas.
- Óleos vegetais refinados.
Também ajuda evitar o açúcar e as farinhas refinadas, aumentando o consumo de alimentos frescos (frutas e verduras), frutos secos e sementes, legumes e peixes.
Também, devemos beber, pelo menos, um litro e meio de água, além do que se encontra nos alimentos, para ajudarmos nosso corpo a eliminar as impurezas da pele.
Potenciar a sudorese
Cada vez que suamos estamos facilitando para que a pele elimine as toxinas que, de outro modo, acumulam-se e favorecem a acne. A melhor maneira de potenciar a sudorese é fazendo exercícios cardiovasculares pelo menos duas vezes por semana.
Se não conseguirmos suar muito, podemos tomar infusões de gengibre, um remédio que aumenta a temperatura corporal e o metabolismo. Também é muito efetivo realizarmos esportes ao ar livre como, por exemplo, na praia ou na montanha.
A água do mar e a exposição ao sol em horas recomendadas são muito benéficos para a pele e nos ajudará a eliminar a acne com mais rapidez.
Imagens por cortesia de ER and Jenny, Fernando Stankuns e SteFou!.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Davidovici, B. B., & Wolf, R. (2010). The role of diet in acne: facts and controversies. Clinics in Dermatology, 28(1), 12–16. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0738081X0900056X?via%3Dihub
- Orafidiya, L. O., Agbani, E. O., Oyedele, A. O., Babalola, O. O., Onayemi, O., & Aiyedun, F. F. (2004). The effect of aloe vera gel on the anti-acne properties of the essential oil of Ocimum gratissimum Linn leaf–a preliminary clinical investigation. International Journal of Aromatherapy, 14(1), 15-21. https://www.researchgate.net/publication/238635246_The_effect_of_Aloe_vera_gel_on_the_anti-acne_properties_of_the_essential_oil_of_Ocimum_gratissimum_Linn_leaf-a_preliminary_clinical_investigation
- Poletti Vázquez, E. D., & Sandoval, M. D. R. M. (2008). Acné, dieta y debate: un veredicto pendiente. Medicina Interna de México, 24(5), 346-352. https://www.medigraphic.com/pdfs/medintmex/mim-2008/mim085f.pdf
- Thiboutot, D. (2004). Acne: hormonal concepts and therapy. Clinics in dermatology, 22(5), 419-428. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0738081X04000434
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.