7 dicas para aproveitar a praia durante a menstruação
Com a chegada das férias de verão, um dos planos preferidos é ir à praia; no entanto, se os dias de descanso coincidirem com os da menstruação, muitas se sentem incomodadas e começam a considerar a ideia de suspender essa visita. O que fazer sobre isso? Analisamos algumas dicas.
Em primeiro lugar, deve-se lembrar que a menstruação é um processo natural que não deve impedir que você aproveite seu tempo livre. Contanto que você tome algumas medidas de autocuidado, poderá se divertir sem desconforto.
Você pode ir à praia durante a menstruação?
A resposta curta a esta pergunta é sim.
Não há contraindicações médicas para ir à praia durante os dias da menstruação. Fazer ou não depende muito das preferências pessoais de cada uma.
Agora, isso também está sujeito aos sintomas que são sentidos nesses dias. Se houver cólicas, dores de cabeça e desconforto, é melhor esperar até que melhorem. O sol e o ambiente de praia podem agravar esse tipo de desconforto.
Por outro lado, é conveniente fazer alguns ajustes na forma de encarar os dias da menstruação. É possível que seja necessário alterar o método de proteção, além de organizar alguns implementos para garantir maior conforto nesses ambientes.
Além disso, você deve acompanhar o fluxo para fazer as respectivas alterações quando for a hora certa. Esta é a melhor maneira de evitar acidentes com vazamentos.
Curiosidades…
- Você sabia que é um mito que a menstruação é interrompida por estar debaixo d’água? Na água, os vasos sanguíneos se contraem e diminuem um pouco o fluxo; no entanto, eles não o cortam ou causam problemas.
- A natação é uma forma de acalmar as cólicas menstruais e o estresse desses dias. Sua prática favorece a liberação de endorfinas (moderadores da dor) e ajuda a inibir as prostaglandinas (responsáveis pelas cólicas e inflamações).
O que fazer para curtir a praia durante a menstruação?
Entendendo que a menstruação não impede a possibilidade de nadar ou ir à praia com tranquilidade, torna-se necessário seguir algumas dicas para tornar a experiência confortável.
1. Escolha a proteção certa
O conforto e segurança que o método de proteção escolhido transmite é o mais importante. Nesse sentido, as duas opções viáveis de natação são os tampões e o copo menstrual. Cada um cumpre a função com características diferentes, mas oferecem garantias suficientes.
Após ter a proteção o ideal é proceder com alguma prática prévia sobre o funcionamento de cada um, isso inclui a colocação juntamente com os intervalos de manutenção necessários.
Os absorventes, embora para muitos sejam a opção mais confortável, não são recomendados para ambientes como a praia, pois impedem que você desfrute de atividades na água confortavelmente e podem causar irritação devido ao calor e umidade.
2. Reforce a proteção solar
Durante os dias do período menstrual, a pele tende a ficar mais sensível do que o normal. Por isso, quando exposta ao sol, o risco de queimaduras é ainda maior. Para evitar isso, mantenha um protetor solar de amplo espectro (maior que 30 SPF) à mão.
Este produto deve ser reaplicado pelo menos a cada duas horas. Além disso, seu uso pode ser reforçado com a escolha de peças de vestuário que ajudem a cobrir grande parte do corpo. Chapéus e óculos escuros complementam esse cuidado.
3. Prepare todos os implementos
Quem já passou por momentos difíceis durante um passeio durante o período menstrual sabe que é preciso estar preparada para o pior. Nesse sentido, é conveniente ter tampões adicionais, lenços, sabonetes, protetores e outros produtos de higiene pessoal.
4. Realize a depilação (opcional)
Não é uma boa ideia deixar a depilação para o último momento, pois a sensibilidade da pele nesses dias pode causar irritação e desconforto. Por isso, o ideal é depilar alguns dias antes da menstruação.
5. Escolha o maiô certo
A confiança gerada pelo maiô facilitará a escolha. Além de ser um modelo de preferência estética, as cores escuras podem ajudar a mitigar qualquer situação de emergência que surja. Além disso, os modelos de peça única podem ser mais confortáveis durante essas etapas.
6. Hidratação
Outro hábito que não deve ser esquecido na hora de ir à praia no período menstrual é a hidratação. Embora seja necessário beber água, chá ou qualquer outra bebida refrescante em condições normais, estar na praia ou na piscina acelera a desidratação, que pode piorar as cólicas e o inchaço.
Certifique-se de ter à mão garrafas de água e bebidas eletrolíticas. Repita seu consumo pelo menos a cada 30 minutos.
7. Mantenha-se ativo
Você pode querer passar algum tempo à beira-mar ou deitado na praia. No entanto, não há impedimento para outras atividades como nadar, caminhar ou praticar qualquer esporte de praia.
Esses tipos de atividades distraem você, diminuem a sensação de estresse e podem ajudar a aliviar a dor e o inchaço.
Copo menstrual: a melhor opção para se proteger na praia nos dias de menstruação
Tanto os tampões quanto o copo menstrual são opções confiáveis para ficar confortável na praia durante os dias da menstruação. Porém, dessas opções, o copo se destaca em relação aos tampões tradicionais. As razões? Vamos ver:
- Não funciona por absorção. Ao contrário dos tampões, o copo menstrual retém até ser limpo, por isso não é contaminado.
- Adaptação precisa. Adapta-se perfeitamente ao corpo feminino, pois é flexível.
- Uso simples. Tanto a colocação como a limpeza com a abertura da pega de plástico tornam a sua utilização fácil e rápida.
- Opção ecológica. Por ser reutilizável, não promove uma produção exagerada que agrida o meio ambiente a partir de recursos não renováveis.
- Conforto. Um ajuste correto torna imperceptível.
- Grande capacidade. A possibilidade de absorção dos tampões é reduzida com duração aproximada de 4 ou 5 horas, enquanto o copo menstrual pode chegar a 8 horas sem risco de perdas.
O que você deve lembrar?
Se os dias da menstruação coincidirem com a ida à praia, não há motivos para suspender os planos. Basta escolher o método de proteção adequado, além de reforçar as medidas de exposição ao sol. O sangramento em si não impede que você desfrute de atividades ao ar livre ou na água.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kalantaridou S, Makrigiannakis A, Zoumakis E y Chrousos G. Estrés y sistema reproductor femenino. Revista de inmunología reproductiva. 2004.
- Fenster L, Waller K, Chen J, Hubbard A, Windham G, Elkin E y Swan S. Estrés psicológico en el lugar de trabajo y función menstrual. American Journal of Epidemiology. 1999.
- Wang L, Wang X, Wang W, Chen C, Ronnennberg A, Guang W y Xu X. Estrés y dismenorrea: un estudio prospectivo basado en la población. Medicina ambiental y ocupacional. 2004.
- Prado M, Doncel W, Mosquera O y Guarnizo T. La copa menstrual, una alternativa de higiene femenina. Revisión de la literatura. Rev. chil. obstet. ginecol. 2020. Disponible en: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-75262020000100099.
- Caballero A. La copa menstrual: un nuevo método de higiene femenina. Hojas de El Bosque. 2016. Disponible en: https://es.scribd.com/document/378219481/La-Copa-Menstrual.