10 dicas para aprender um segundo idioma

Aprender idiomas é um desafio que cada vez mais pessoas decidem aceitar. Existem algumas estratégias para que o estudo de outra língua seja mais simples e produtivo.
10 dicas para aprender um segundo idioma
Elena Sanz

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 27 fevereiro, 2023

A experiência de estudar outro idioma representa um desafio para quem se atreve a trilhar esse caminho que, sem dúvida, é só de ida. Selecionamos as melhores dicas para aprender um segundo idioma porque acreditamos que o processo de aprendizagem é tão enriquecedor e divertido quanto o momento em que você finalmente consegue manter uma conversa em outro idioma.

Acreditamos que aprender outro idioma, além da língua materna, traz muitos benefícios em todos os aspectos da vida de uma pessoa. A seguir, compartilharemos com você algumas vantagens de conhecer outro idioma e algumas dicas que ajudarão você a incorporá-lo à sua vida de maneira mais rápida e eficaz.

Vantagens de aprender um segundo idioma

As vantagens de aprender um segundo idioma são percebidas nas esferas laboral, acadêmica e social de quem empreende essa experiência. Quanto ao profissional, abre as portas para novas oportunidades de conseguir um emprego com melhores condições de trabalho.

Em relação à formação, ao conhecer outro idioma você amplia a quantidade e a qualidade das fontes de estudo, pois pode buscar informações em mais de um idioma sobre o conteúdo do seu curso. E, como se não bastasse, você pode somar pontos para ingressar em uma universidade de prestígio conhecendo outro idioma.

Em relação à vida social, conhecer outro idioma o conectará com muito mais pessoas e experiências. Ao expandir sua rede social, você agregará um importante trunfo ao desenvolvimento de sua personalidade.

Dicas para aprender um segundo idioma

Aprender idiomas com o efeito McGurk.
A imersão total no idioma que você estuda irá acelerar o processo de aprendizagem.

A importância dessas dicas está no fato de que elas buscam diminuir os níveis de ansiedade de quem está estudando outro idioma. É comum que em algum momento do aprendizado você sinta que não está progredindo e que é impossível incorporar a gramática, o vocabulário e a pronúncia do novo idioma ao seu repertório.

Essa situação gera estresse e ansiedade nos alunos que podem se traduzir em queda no rendimento dos estudos e perda de interesse em continuar. Nesse contexto, as motivações para a aprendizagem de outra língua são várias e vão desde o gosto pelas línguas à obrigação imposta por razões laborais ou acadêmicas.

Quanto maior a pressão, mais ansiedade será gerada. Então, vamos revisar as dicas para aprender um segundo idioma e torná-la uma experiência agradável. Está preparado?

1. Reconheça suas motivações

Dominar um segundo idioma exige tempo, esforço, perseverança e muita vontade. Se você não tiver certeza sobre os motivos pelos quais deseja aprendê-lo, poderá desistir quando os primeiros obstáculos aparecerem.

Você tem amigos ou um parceiro que fala outro idioma e quer aprender? Você planeja viajar para o exterior, se candidatar a um emprego, entrar em uma universidade ou é apenas apaixonado por idiomas? Todas essas e muitas outras são razões válidas e convincentes para decidir aprender outro idioma.

2. Encontre o centro de ensino adequado

O método de ensino de um segundo idioma é fundamental para que você o adquira corretamente. Não existe uma forma de ensinar melhor que a outra porque cada um se sente mais à vontade com diferentes técnicas.

Talvez o que seja útil e conveniente para você não seja para os outros. Independente se você faz aulas online ou presenciais, certifique-se de que a carga horária seja intensa para que seu contato com o novo idioma seja frequente.

3. Intensifique o contato com o idioma

É fundamental que você não fique apenas com os conteúdos que estuda em sala de aula, mas que busque se relacionar com o novo idioma em todas as áreas possíveis. Por exemplo, assista séries no novo idioma com legendas na sua língua materna; ou vice-versa, o áudio no seu idioma e as legendas nas quais você está aprendendo.

Você pode configurar seu celular e suas redes sociais no idioma que está estudando. Além disso, o que quer que você tenha que pesquisar na Internet, faça-o no outro idioma. A ideia é que você absorva o novo idioma e o leia e ouça em todos os lugares.

4. Use os aplicativos do celular

Você pode baixar dicionários para o seu telefone para que sempre tenha a oportunidade de procurar uma palavra que não conheça. Além disso, tente se inscrever em podcasts de seu interesse para encontrar outra maneira de mergulhar no novo idioma. Da mesma forma, tente ler as notícias em jornais digitais dos países onde o idioma em questão é falado.

5. Use a música a seu favor

benefícios para a saúde de ouvir música
A música é uma maneira divertida de aprender um segundo idioma.

Cantar é uma ótima maneira de aprender um idioma. Baixe as letras das músicas que você gosta e tente cantá-las enquanto você tenta entender o que elas dizem. Você estará melhorando sua pronúncia e treinando seu ouvido de uma forma muito divertida e eficiente ao mesmo tempo.

6. Fale o máximo que puder

Pratique o novo idioma em voz alta, seja com você mesmo, com seus colegas, com amigos que você pode fazer na Internet, com falantes nativos, com seus colegas do curso de idiomas, etc.

Enfatizamos este ponto porque conversar com pessoas cuja língua nativa você está aprendendo é muito benéfico. Você melhorará consideravelmente seu vocabulário e pronúncia. Além disso, você tem a chance de aprender modos de falar atuais e expressões idiomáticas que não encontrará nos livros.

7. Use o tempo livre para aprender o idioma

Como mencionamos anteriormente, seu tempo de lazer é usado para aprender um idioma. Seja através de filmes e séries, videogames, revistas, livros e todos os hobbies que você tem, procure vivê-los no novo idioma. Você pode participar de fóruns de discussão sobre os temas que lhe interessam e ler os comentários de outros usuários e deixar os seus.

8. Viaje para o exterior

Embora não seja essencial, aprender outro idioma será mais produtivo se você puder viajar para um país onde ele seja o idioma oficial. Essa imersão total em um lugar onde só se fala aquele idioma é muito benéfica e os resultados são realmente incríveis.

9. Processe o que você aprende

Você tem que aplicar cada palavra ou estrutura que está aprendendo em outros contextos e frases para que sua aquisição seja finalizada. Procure sinônimos e outras formas de usar as novas expressões e fique atento porque com certeza você vai encontrar em filmes e jornais.

10. Aprenda brincando

Existem técnicas de gamificação que propõem uma aprendizagem lúdica que é produtiva entre quem está aprendendo um novo idioma. Por exemplo, você pode baixar jogos de palavras ou perguntas e respostas no idioma que deseja aprender.

Dicas para aprender um segundo idioma: tudo se soma

Não importa quantos anos você tenha ou quão difícil seja o idioma que você deseja estudar, estamos convencidos de que vale a pena adquirir outro idioma. A ideia é que você possa adicionar suas próprias estratégias a essas 10 dicas que apresentamos a você para que o processo de aprendizagem seja mais eficaz.

Por fim, lembre-se que nunca terminamos de aprender um idioma, mas estaremos constantemente incorporando novos conhecimentos e isso é o mais enriquecedor.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rubio Alcalá, F. D. (2020). La ansiedad en el aprendizaje de idiomas. La ansiedad en el aprendizaje de idiomas, 1-256.
  • López, E. M. (2019). La ansiedad en el aprendizaje de un segundo idioma.
  • Cesteros, S. P. (2004). Aprendizaje de segundas lenguas: Lingüística aplicada a la enseñanza de idiomas. Publicaciones de la Universidad de Alicante.
  • Richards, J. C., & Lockhart, C. (1998). Estrategias de reflexión sobre la enseñanza de idiomas. Cambridge University Press.
  • Beltrán, M. (2017). El aprendizaje del idioma inglés como lengua extranjera. Revista Boletín Redipe6(4), 91-98.
  • Shafirova, L., & Cassany, D. (2017). Aprendiendo idiomas en línea en el tiempo libre. Revista de estudios socioeducativos. 2017; 5: 49-62.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.