5 dicas de segurança no banheiro para evitar acidentes

Você sabia que o banheiro é um dos espaços mais perigosos da casa? Veja como reduzir os acidentes.
5 dicas de segurança no banheiro para evitar acidentes
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Escrito por Ana Luzardo

Última atualização: 10 maio, 2023

Tomar banho pode parecer um ato inofensivo. No entanto, contém algum perigo potencial para a integridade física. Há dicas de segurança no banheiro para evitar acidentes que você precisa conhecer, pois podem ocorrer quedas em áreas molhadas, cortes com objetos pontiagudos, problemas com eletricidade e até intoxicações.

É preciso ter cuidado quando há idosos ou crianças pequenas, que estão mais propensas a algum tipo de acidente. Segundo as estatísticas, os idosos caem com mais frequência nos banheiros. E como refere o Centro Provincial de Saúde Infantil de Buenos Aires, o banheiro também é palco de vários eventos de risco para a saúde das crianças.

Quais são os acidentes mais comuns no banheiro?

Entre os acidentes mais comuns no banheiro estão as quedas. Principalmente escorregar nas banheiras ou chuveiros, devido à umidade. Mais de uma vez você deve ter escorregado durante o banho, então entenderá o que queremos dizer.

Há também acidentes mais graves, como sufocamento ou afogamento involuntário em banheiras. O lamentável é que muitas vezes as crianças são expostas devido à falta de supervisão de um adulto.

As queimaduras são outro tipo de acidentes frequentes. Geralmente acontecem porque a água está muito quente ou porque há excesso de vapor que afeta a pele.

No banheiro também há riscos de eletrocussão. Lembre-se de que eletricidade e água não são boas amigas. Se a área estiver muito úmida e você usar um aparelho elétrico, como um barbeador, há mais chances de ocorrer um acidente.

Envenenamento por produtos químicos ou medicamentos também são comuns. É comum que as pessoas guardem seus medicamentos e produtos de limpeza no banheiro. Portanto, novamente, as crianças estão expostas à ingestão acidental. Segundo registros espanhóis, existem apresentações comerciais de medicamentos que seriam letais em dose única para crianças. Portanto, o risco de descuido não é desprezível.

5 dicas de segurança para evitar acidentes no banheiro

Existem maneiras de prevenir eventos que podem afetar nossa saúde. Por isso, a seguir mostraremos algumas dicas de segurança para evitar acidentes no banheiro. Veja quais são.

1. Não aproxime água e eletricidade

Evite acidentes elétricos instalando tomadas, luzes e seus interruptores a uma distância adequada e o mais longe possível do chuveiro. Assim, haverá menos contato entre eletricidade e umidade.

Cada zona geográfica costuma ter regulamentos a este respeito que podem ser consultados.

Também não toque em nenhum artefato enquanto estiver molhado. Faça isso quando estiver seco. Portanto, se você deseja passar o cabelo, secá-lo ou usar qualquer outro elemento elétrico é melhor ter paciência.

Certifique-se de desconectar os produtos elétricos quando parar de usá-los. Além de colocá-los em outro cômodo onde não haja água.

2. Reduza o deslizamento

Produtos como xampus, condicionadores, géis ou sabonetes podem conter substâncias que os tornam escorregadios. Portanto, pise com firmeza para evitar quedas no chuveiro. Caso não os esteja usando, cubra-os bem para evitar que derramem.

Saia do banho com calçado com solado antiderrapante, que oferecem maior estabilidade. A ideia é aumentar o equilíbrio. Uma boa opção são pisos antiderrapantes ou tiras antiderrapantes coladas no chuveiro ou na banheira.

Tem a novidade dos tapetes antiderrapantes, que absorvem a umidade e aumentam a aderência ao piso.

Suportes anti-queda também podem ser instalados na saída do chuveiro. São peças de metal nas quais você pode se segurar para evitar que escorreguem.

3. Supervisione as crianças para evitar afogamentos

Nunca deixe seu filho sem supervisão na banheira. De acordo com pesquisas sobre esses acidentes, a ausência de cuidadores é um fator de risco fundamental.

Você pode instalar assentos ou anéis de banho nos quais as crianças se sentam para ficar em contato com a água, mantendo-se imóveis. Além disso, existem recomendações dos profissionais da pediatria na hora de dar banho no bebê.

Evite deixar água na banheira quando não estiver em uso. Se a criança não estiver, abra a tampa e deixe o líquido escorrer. O esquecimento gera um espaço no qual o pequeno pode se aproximar e cair.

Certifique-se de ter todas as coisas necessárias para o banheiro em mãos. Dessa forma, você não terá que sair correndo para procurar o que esqueceu.

Caso precise de algo, é preferível que enrole seu filho em uma toalha e vá com ele.

4. Regula a temperatura da água

Regule a temperatura para que não passe de 45°C, assim esse tipo de acidente pode ser evitado. Se você não tiver um aquecedor, insira o cotovelo ou a parte interna do pulso para testar a temperatura da água. Se você tem um filho pequeno, ensine-o a abrir primeiro a torneira da água fria e depois a outra.

5. Armazene medicamentos com segurança

Guarde seus remédios em um armário alto, de difícil acesso para crianças e que tenha uma chave ou algum tipo de segurança extra. Procure também colocar segurança nos recipientes que utiliza para depositar remédios, como potes ou lancheiras.

Não guarde itens de uso diário com os medicamentos. Com isso, queremos dizer creme dental, sabonetes ou xampus. Você deve ter um armário para cada tipo de produto.

Dicas de segurança no banheiro para uma casa mais segura

O melhor conselho para evitar qualquer tipo de acidente é o controle, a previsão e a utilização de mecanismos já existentes no mercado. É interessante aproveitar a recomendação do Ministério da Saúde espanhol sobre como manter uma conduta atenta:

  • Advertir: Se houver um perigo iminente ou uma situação que possa resultar em danos.
  • Avaliar: estabelecer em nossas mentes se o risco é real e quais seriam as consequências.
  • Adote uma atitude segura: aja de acordo com o que reconhecemos como arriscado.

Os acidentes são eventos fortuitos. No entanto, apesar de poderem acontecer, temos elementos à mão para estarmos mais seguros.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.