4 dicas para combater seu medo da solidão

Você já parou para analisar de onde vem o seu medo da solidão? Nós vamos dar algumas dicas para estabelecer o que está acontecendo com você.
4 dicas para combater seu medo da solidão

Última atualização: 31 Dezembro, 2020

Há uma diferença clara entre estar sozinho e se sentir sozinho. Ambos envolvem sentimentos muito particulares, que têm a ver com como lidar com cada situação. Especificamente, o medo da solidão poderia ser incluído no segundo exemplo.

É um medo bastante comum, e a pessoa que o sente pode sofrer muito. Na verdade, a longo prazo, está relacionado à ansiedade ou à depressão.

O principal é ter consciência disso, ou seja, saber que você tem certas dificuldades com o fato de se sentir sozinho ou simplesmente de enfrentar a solidão. O próximo passo tem a ver com o trabalho de gerenciamento emocional e a implementação de estratégias. Vamos analisar mais fundo.

O que é a solidão?

A solidão é definida como a falta de contato com os outros, seja por escolha própria ou de forma involuntária. O que acontece é que desde muito cedo existe um certo medo de ficar só, pois a nossa sobrevivência depende de cuidados externos.

Com o tempo, o normal é se livrar desse medo aos poucos, ao longo do processo de amadurecimento. No entanto, em muitos casos, a família desempenha um papel muito influente quando os papéis de apoio não são cumpridos ou as metas de realização não são fortalecidas.

  • Desde a infância, a pessoa carrega uma sensação de abandono, de estar desprotegida, criando uma sensação de vazio quando certos parâmetros são atendidos.
  • Na idade adulta, essa situação pode levar a uma busca incansável tanto pelo apoio dos outros, quanto pela aceitação por parte da sociedade, com o objetivo de ser feliz. No entanto, se a pessoa seguir esse caminho, acontecerá o oposto.

Assim, nesses tipos de circunstâncias é necessário trabalhar diretamente com o medo da solidão ou de estar sozinho e desenvolver certas estratégias para sanar essas deficiências e esses sentimentos negativos.

Pode interessar: Fortaleça as relações familiares

Dicas para combater o medo da solidão

1. Dedicar tempo a si mesmo

A melhor maneira de lidar com esse problema é dedicar um tempo a você mesmo, em vez de fugir de si, que é o que as pessoas que temem ficar sozinhas normalmente fazem: buscar algum plano para evitar sentir solidão.

Assim, é conveniente refletir sobre aquele medo que te pega quando você não está com alguém ou quando está sozinho em casa. Do que você tem medo? Qual necessidade está por trás de tudo isso? Por que você está fugindo de você?

Desse modo, você verá que muitos dos seus medos não têm fundamento. A partir daí, crie imagens agradáveis ​​nas quais você se veja curtindo a solidão, em vez de sofrer com ela.

Fique cara a cara com a solidão e se relacione com ela de outra maneira. Você sabe o que pode ser uma oportunidade para se conhecer, trabalhar em si mesmo e seguir em frente?

2. O que você gosta de fazer?

Depois de se conectar com a solidão, você pode descobrir o que gosta de fazer, o que te dá prazer ou o que está pendente e que você ainda não trabalhou, mas que gostaria de desenvolver.

Priorizar a si mesmo é algo positivo. Dedicar tempo a algum hobby ou atividade relaxante também é um bom exercício para lidar melhor com a solidão.

3. Deixar o passado para trás

Coloque na sua cabeça que o passado é algo que não retornará. Você tem que se acostumar com a ideia de que o que foi vivido deve ser deixado para trás. Abra-se para a sensação de curar as feridas, esquecer e perdoar de coração.

Leve em consideração que se o passado foi uma coisa boa e você vive imerso nele, ele se tornará uma memória nostálgica em vez de feliz. E, se tiver sido algo ruim, não vale a pena reviver esses momentos, se você não tiver a intenção de aprender com eles.

4. Você não precisa estar com alguém

Desista da necessidade de estar acompanhado para ser feliz. Quando você está desesperadamente procurando alguma companhia, é provável que você atraia problemas, pessoas tóxicas e desapontamentos. De fato, ser feliz não é uma condição que vem de fora, mas seria bastante instável se fosse, você não acha?

Ao renunciar essa necessidade, você estará quebrando as amarras do medo da solidão.

  • Quando você tem consciência de que pode viver sozinho, verá de uma maneira tangível como sua autoestima aumentará.
  • Conheça o seu valor próprio e aproveite uma vida sem medos e temores. Quando você é autêntico, isto é, quando você se mostra como é e não tenta ser outra pessoa, você fica mais livre e, portanto, mais feliz.

Veja também: A solidão procurada é prazerosa

A solidão é uma oportunidade

Diante de tudo isso, você verá que a solidão é um estado que realmente deveria ser valorizado por todo ser humano. É saudável estar sozinho para que você possa estabelecer um contato profundo consigo mesmo, bem como com seus pensamentos e sentimentos, desde que não se transforme em um estado de isolamento permanente.

Ao se relacionar com a solidão de outra maneira, você estabelecerá e avaliará suas metas e objetivos e começará a se aceitar como realmente é. Você saberá o que deseja mudar e vai deixar de fazer isso por se sentir pressionado por outras pessoas.

Assim, seu diálogo interior vai ajudar você a descobrir a sua força para mudar e começar a aproveitar momentos de solidão.

Pode interessar a você...
Você conhece os efeitos colaterais da solidão?
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Você conhece os efeitos colaterais da solidão?

Os efeitos colaterais da solidão podem ser preocupantes se não detectarmos os indícios de que algo estranho está acontecendo conosco.