Dia Internacional do Implante Coclear: tudo que você precisa saber

A audição é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social, mas algumas pessoas têm problemas crônicos associados a esse sentido. No entanto, existe uma alternativa: o implante coclear.
Dia Internacional do Implante Coclear: tudo que você precisa saber

Última atualização: 17 Maio, 2021

Os problemas de audição, a surdez parcial e a perda auditiva são questões que não distinguem entre crianças e adultos. Portanto, podem limitar a qualidade de vida das pessoas em todos os aspectos, desde a socialização até o aprendizado, causando alterações no humor e depressão. É por isso que existe o Dia Internacional do Implante Coclear, celebrado todo 25 de fevereiro.

Para tirar todas as dúvidas sobre este dia e a implementação do aparelho auditivo, neste artigo vamos falar sobre o que é o implante coclear, quem precisa desse dispositivo e como ele melhora a vida das pessoas.

O que é um implante coclear?

O implante coclear é uma prótese ou dispositivo que permite a recuperação parcial da capacidade auditiva. Como ele faz isso? Por meio da transformação de sinais acústicos em sinais elétricos que são transferidos diretamente para o nervo vestibulococlear, estatoacústico ou auditivo.

A estrutura total da prótese consiste em duas partes:

  • Interna: receptor ou estimulador.
  • Externa: microfone, processador e transmissor ou bobina.

Especificamente, a parte interna é colocada dentro crânio, enquanto a parte externa é colocada atrás da orelha.

Em termos de funcionamento, o microfone capta o som e o envia para o processador, que lê, entende e interpreta os sinais. Em seguida, a informação chega ao transmissor, que a envia para o receptor. No receptor, o ciclo se encerra com a emissão de sinais elétricos que estimulam o nervo auditivo.

O que é um implante coclear?
O aparelho auditivo pode ser indicado para pessoas com perda auditiva, mas seu funcionamento é muito diferente do funcionamento do implante coclear.

A história do implante coclear

O motivo pelo qual o dia 25 de fevereiro foi escolhido como o Dia Internacional do Implante Coclear está relacionado ao ano de 1957 e aos doutores Charles Eyries e André Djourno. No entanto, o evento só começou a ser celebrado em 2009.

Tudo aconteceu na França quando, ao trabalharem na melhoria da capacidade auditiva dos pacientes, eles introduziram um fio de cobre em uma pessoa que tinha um diagnóstico desanimador de surdez total. O resultado? A pessoa conseguiu captar a sequência da linguagem.

Isso abriu caminho para o aperfeiçoamento do implante anos depois. Alguns dos avanços posteriores foram feitos por W. House, que incluiu um eletrodo de ouro na cóclea. Da mesma forma, o australiano G.M. Clark inspirou mais confiança para a pesquisa sobre implantes cocleares quando adaptou o primeiro dispositivo para Rod Saunders em 1978.

Quem precisa do implante coclear?

A relevância do implante coclear – que organizações internacionais querem impulsionar com o lema “Não deixe a perda auditiva te limitar. Audição para toda vida” – baseia-se na sua utilização por quem o necessita.

Neste sentido, os médicos podem sugerir um implante coclear para pessoas nas seguintes circunstâncias:

  • Pessoas com pouca ou nenhuma capacidade auditiva: se não houver mudanças favoráveis com um aparelho auditivo. Aqueles que percebem uma evolução em sua percepção sonora proporcionada por esse dispositivo não são elegíveis para um implante coclear.
  • Se for impossível entender a fala: se estiver claro que há uma grande dificuldade em entender a fala e se a comunicação se deteriorou em grande medida.
  • Idosos com perda auditiva: nas circunstâncias em que a surdez se agrava com o passar dos anos e a pessoa perde a possibilidade de interpretar o que é transmitido.
  • Pessoas com perda auditiva neurossensorial bilateral severa: quando a perda auditiva ocorre devido a uma lesão severa do nervo auditivo.

Alternativamente, outra forma de os especialistas determinarem quem requer e pode ser submetido a um procedimento cirúrgico desta natureza envolve alguns exames. As análises anteriores incluem o seguinte:

  • Audiometria
  • Tomografia
  • Teste psicológico
  • Ressonância magnética

Motivos pelos quais o implante coclear melhora a qualidade de vida

A intenção com a criação do Dia Internacional do Implante Coclear é chamar atenção para as pessoas que sofrem de problemas auditivos para aumentar a sua qualidade de vida. Portando, a seguir falamos sobre como esse dispositivo médico promove o desenvolvimento das pessoas afetadas.

Melhora a aprendizagem das crianças

A ausência de audição altera a maneira como os bebês entendem o mundo, e isso pode retardar o seu aprendizado. Desta forma, o implante coclear pode ajudar a melhorar a internalização do conhecimento, da memória e da linguagem.

Embora esta melhora nas capacidades possa ser lenta para quem nunca ouviu antes, as mudanças são notáveis.

Capacidade de fazer ligações

As possibilidades de comunicação se estendem aos telefonemas, pois algumas pessoas conseguem compreender a linguagem oral sem a necessidade da leitura labial como suporte para a compreensão.

Possibilidade de ouvir músicas e vozes

A experiência de ouvir todos os tipos de música e apreciar as vozes dos cantores se torna normal. Além disso, as opções de lazer da pessoa aumentam, e ela pode canalizar seu estresse em diferentes espaços, o que é ótimo para a sua saúde emocional.

Melhor controle da fala

Existem alguns casos em que o implante coclear não é capaz de ajudar a pessoa a recuperar a maior parte da percepção auditiva normal. No entanto, um grande benefício do implante é sua capacidade de melhorar o controle da fala, o que significa que as pessoas ao redor de quem o usa podem entender melhor o que ela quer expressar.

Jovens ouvindo música
Algo tão simples como ouvir música faz uma grande falta na vida de muitas pessoas. O implante coclear favorece a realização dessas atividades agradáveis.

Maior autoconfiança

As preocupações que as pessoas têm em relação a se comunicarem incorretamente ou serem incoerentes com as palavras diminuem. Como resultado, sua autoconfiança aumenta, o que afeta tanto o seu comportamento quanto o seu humor, além do seu desempenho em muitas atividades. Existem muitos motivos pelos quais o Dia Internacional do Implante Coclear é importante!

Recuperação da independência

Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o implante coclear tem efeitos na independência das pessoas na vida adulta. Em outras palavras, o dispositivo as ajuda a recuperarem a segurança na execução de atividades básicas de interação social, a se expressarem com clareza e a planejarem projetos de vida.

Dia Internacional do Implante Coclear: tecnologia e medicina

O Dia Internacional do Implante Coclear é um lembrete de que os avanços da medicina e da tecnologia, em conjunto, ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas independentemente das suas deficiências.

É recomendado que todas as pessoas que optam pelo implante coclear como solução primeiro conheçam a fundo o passo a passo da cirurgia, os riscos envolvidos e como ocorre o processo de recuperação. Ouvir é comunicar!

Pode interessar a você...
Remédios naturais e eficazes contra a perda de audição
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Remédios naturais e eficazes contra a perda de audição

A aplicação de alguns remédios de origem natural pode ajudar na prevenção e no tratamento da perda de audição de forma simples e segura.