Dez conselhos para limpar o fígado

· 1 de fevereiro de 2015
Você sabia que um dos costumes mais eficazes para manter o seu fígado limpo é consumir água? Além disso, ela também promove a depuração dos rins.

O fígado é um dos órgãos mais importantes de nosso corpo, pois executa muitas funções vitais para a nossa saúde e para a nossa vida. Pensando nisso, hoje falaremos sobre dicas para limpar o fígado.

Este órgão tão vital é conhecido como o grande depurador de nosso organismo, pois sua principal função consiste em eliminar as toxinas que se acumulam em nosso corpo para que os demais órgãos possam funcionar corretamente.

Apesar de o fígado ser o encarregado de limpar nosso corpo, chega um ponto onde temos que limpá-lo para que funcione corretamente.

O consumo excessivo de alimentos processados, ingestão de álcool, produtos químicos e a poluição, entre outros, podem fazer com que nosso fígado se sobrecarregue e deixe de funcionar corretamente.

Como consequência, acumulam-se toxinas que podem originar outros problemas de saúde e afetar outros sistemas de nosso corpo. Quer aprender a limpar naturalmente o fígado?

Suco de limão

O consumo diário de água morna com limão em jejum ajuda a manter o fígado limpo e também melhora a digestão.

A ingestão de somente um copo de água morna com limão em jejum promove a eliminação de toxinas do fígado, melhora o metabolismo, promove a digestão saudável e previne a prisão de ventre.

Abacate

abacate

O abacate é conhecido mundialmente pelos seus diversos benefícios para a saúde e por seu uso em beleza. É considerado uma das maiores fontes vegetais de gorduras saudáveis, além de ser um alimento protetor do fígado.

Um estudo japonês descobriu que o abacate pode proteger o fígado de toxinas.

Cúrcuma

A cúrcuma é considerada um tempero com propriedades anti-inflamatórias, que além de prevenir o câncer, também melhora a saúde do fígado.

Este condimento é recomendado para ativar o metabolismo e também para limpar naturalmente o fígado.

Beba mais água

água fria

Um dos melhores hábitos para limpar o fígado e mantê-lo saudável é beber de 6 a 8 copos de água mineral por dia. Este bom hábito também promove a limpeza dos rins e pode ajudar a emagrecer.

Nosso corpo precisa estar sempre bem hidratado e a melhor forma de ajudá-lo é consumindo bastante líquido. Beber água possui múltiplos benefícios e é a chave para qualquer dieta depuradora do fígado.

Evite o consumo de alimentos refinados

É muito importante evitar o consumo excessivo de açúcar, farinhas e qualquer alimento refinado, já que serão transformados em gordura e colesterol. A gordura pode começar a se acumular no abdômen, glúteos, coxas, costas, entre outros lugares.

Os triglicerídeos altos estão relacionados com um maior risco de sofrer de uma doença cardiovascular.

Raiz de dente-de-leão

Dente-de-leao-para-depurar

A raiz de dente-de-leão é utilizada para muitos fins curativos e entre eles encontra-se a limpeza do fígado.

Na verdade, a raiz de dente-de-leão vem sendo utilizada desde a antiguidade com fins terapêuticos para tratar problemas hepáticos. O ideal é consumi-la em forma de chá.

Alho

Um pequeno dente de alho cru está repleto de propriedades medicinais que contribuem para o fortalecimento do sistema imune e é uma potente barreira antiviral e antibacteriana.

Leia também: Óleo de alho: um remédio muito versátil para cuidar do seu corpo

O alho também contém substâncias sulfuradas, as quais se encarregam de ativar as enzimas que melhoram a função hepática.

Couve de Bruxelas

Mesmo que a couve-de-Bruxelas não seja uma das verduras preferidas na dieta de muitos, a verdade é que ela tem propriedades benéficas para nossa saúde.

Um de seus importantes benefícios deve-se aos seus conteúdos em glicosinolatos, compostos sulfurados encarregados de proteger e livrar o organismo dos danos químicos e tóxicos.

Chá verde

Infusion-de-te-verde

Está comprovado que o consumo de chá verde contribui para limpar o fígado naturalmente, além de protegê-lo do dano do álcool, de tumores e da hepatite viral.

O chá verde é rico em catequinas, o que o torna um anticancerígeno natural, além de contribuir para a eliminação do excesso de gorduras acumuladas no fígado.

Batida para limpar o fígado

Quando nosso fígado acumula toxinas e gorduras é muito importante fazer um esforço para limpá-lo naturalmente e evitar problemas de saúde.

Conheça: 9 batidas para desintoxicar o organismo

A seguir compartilhamos com você uma excelente batida depurativa, ideal para limpar o fígado, melhorar as funções digestivas e perder peso.

Ingredientes

  • 2 caules de aloe vera
  • O suco de um limão
  • 1 ramo de menta
  • 1 colher de cúrcuma
  • ½ litro de água fria

Modo de Preparo

Extraia a polpa do aloe vera e depois coloque-a em um liquidificador com os ingredientes restantes. Bata muito bem até que tudo esteja completamente misturado e consuma preferivelmente em jejum.

 

  • Chattopadhyay, I., Biswas, K., Bandyopadhyay, U., & Banerjee, R. K. (2004). Turmeric and curcumin: Biological actions and medicinal applications. Current Science. https://doi.org/10.1248/bpb.29.1476
  • Amagase, H., Petesch, B. L., Matsuura, H., Kasuga, S., & Itakura, Y. (2001). Intake of Garlic and Its Bioactive Components. Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1093/jn/131.3.955S
  • Hu, Y., Xu, J., & Hu, Q. (2003). Evaluation of Antioxidant Potential of Aloe vera (Aloe barbadensis Miller) Extracts. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf034255i