Descubra por que, de acordo com os especialistas, você não deve lavar o arroz antes cozinhar

Descubra o real motivo pelo qual você não deve lavar o arroz antes cozinhar e o que dizem os especialistas sobre esse assunto.
Descubra por que, de acordo com os especialistas, você não deve lavar o arroz antes cozinhar

Última atualização: 26 maio, 2022

Muitas pessoas têm o hábito de lavar o arroz antes de cozinhar. Isso é totalmente compreensível, pois antigamente as pessoas eram orientadas a fazer isso, uma vez que o processo de beneficiamento do grão não era o ideal, o que produzia falhas na higiene do produto. No entanto, atualmente a recomendação é fazer exatamente o oposto, segundo os especialistas. Continue lendo para descobrir o motivo pelo qual você não deve lavar o arroz antes cozinhar.

O motivo pelo qual você não deve lavar o arroz antes cozinhar

Como já mencionamos, antigamente o processo de beneficiamento era bastante rudimentar, de forma que pedaços de casca, sujeira e até mesmo insetos acabavam sendo embalados junto com o produto final. Por essa razão, a lavagem dos grãos era a recomendação dos especialistas.

No entanto, esses processos foram modernizados, a ponto de o produto ser empacotado já higienizado e pronto para o consumo. Portanto, já não existe mais a necessidade de lavar o arroz antes de cozinhar.

De acordo com uma cartilha de 1961, ao lavar o arroz “o efeito da lavagem é dissolver alguns dos nutrientes do grão”. Ou seja, com isso são perdidos alguns nutrientes que ficam na água, tanto que esse líquido pode ser usado para outros fins, como cuidar dos cabelos, da pele, etc.

Além disso, um estudo recente demonstrou que o hábito de lavar o arroz pode, de fato, reduzir a concentração de seus nutrientes. Tomando o selênio como exemplo, a concentração pode diminuir entre 51% e 79% em comparação com a quantidade anterior à lavagem. Obviamente, isso depende da técnica aplicada e do tipo de grão.

É importante ressaltar que esse nutriente é fundamental para a memória e a imunidade e, de acordo com o estudo, para diminuir a possibilidade de câncer de desenvolver próstata. Por esse motivo, se você gosta de “passar uma água no arroz apenas para garantir”, não faça mais isso! Seus grãos já estão limpos, basta colocar o tempero de sua preferência e saborear!

Pode interessar a você...
Receita de arroz frito com ervilha
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receita de arroz frito com ervilha

Esta receita de arroz frito com ervilha concentra nutrientes de alta qualidade necessários para o bom funcionamento do organismo.