Descubra as duas “regras de ouro” de Larissa Manoela para uma pele bonita!

Descubra a rotina de cuidados com a pele de Larissa Manoela. É uma rotina recomendada por dermatologistas. Saiba tudo a seguir!
Descubra as duas “regras de ouro” de Larissa Manoela para uma pele bonita!

Última atualização: 16 maio, 2022

A jovem Larissa Manoela aprendeu desde cedo importantes lições de beleza e cuidado com a saúde da pele. A atriz já comentou em entrevistas que adota uma rotina de hábitos preventivos para ter uma pele saudável a longo prazo e ensinou suas “regras de ouro”.

Os cuidados para uma pele bonita de acordo com Larissa Manoela

A atriz comentou que adota essas duas regras desde pequena, pois aprendeu que no futuro sua pele agradecerá. A primeira regra é retirar toda a maquiagem sempre, e a segunda usar protetor solar.

“Mesmo quando eu estou gravando, como a luz do estúdio é muito forte, eu sempre passo e repasso o protetor solar. Prefiro os mais sequinhos, em bastão. E também, como eu uso maquiagem todos os dias na gravação, sempre tiro tudo antes de dormir e, quando posso, prefiro ficar de ‘cara limpa'”.

Confira as regras de ouro de Larissa Manoela.

Larissa começou a trabalhar na televisão muito jovem, e ainda criança já seguia essas recomendações, pois reconhece que não  existe uma idade mínima para proteger a pele do sol. De fato, essas recomendações são as principais orientações dos dermatologistas, pois são comprovadamente benéficas para a saúde da pele. Mas por que é tão importante retirar a maquiagem e sempre usar protetor solar?

A importância de sempre usar protetor solar

De acordo com Luciano Morgado, médico dermatologista, o protetor solar é um aliado fundamental dos cuidados com a pele, pois seu uso evita o aparecimento de manchas e o envelhecimento.

“O sol a longo prazo leva ao surgimento de manchas e à quebra das fibras de colágeno na pele, que causam o envelhecimento, por isso a ação bloqueadora é tão importante”.

Isso significa que mesmo que os procedimentos estéticos para a pele do rosto apresentem resultados cada vez melhores, uma pele que não foi protegida do sol pode ter menos colágeno, o que compromete os efeitos das intervenções de beleza.

O dermatologista deu dicas para a escolha dos produtos e indicou quais são os locais do corpo que devemos ter mais atenção ao proteger: O ideal é usar protetores com fator de proteção 30 ou superior. Já os filtros com base protegem mais por refletirem também a luz, e são uma boa dica“.

É importante ressaltar que o protetor não deve ser passado apenas no rosto, mas em todos os locais expostos ao sol como colo, dorso das mãos, antebraços e canelas. “O ideal é aplicar pela manhã e ao meio-dia, caso a pessoa não esteja em exposição direta ao sol, e a cada 2 horas caso a exposição seja constante“.

A importância de retirar totalmente a maquiagem

Outra regra de Larissa (que é bastante recomendada pelo dermatologista, que afirma que essa deveria ser uma rotina na vida de todas as pessoas que usam maquiagem), é retirar completamente qualquer produto da pele, principalmente antes de dormir.

Isso é importante porque a presença de maquiagem por um longo período na pele pode provocar a obstrução dos poros, impedindo o “descanso” dela. Isso pode gerar o aparecimento ou aumento da acne e também o desenvolvimento de alergias.

Luciano ainda comenta que esse hábito ruim de não retirar a maquiagem, ou até dormir com ela, contribui para o ressecamento e craquelamento da pele. Isso acontece porque, como os poros passam a obter menos oxigênio e receber um acúmulo de poluição (mais comum nas grandes cidades), a renovação natural das células da pele fica bastante prejudicada.

Além disso, esse mau hábito provoca o envelhecimento precoce da pele, pois ela perde sua elasticidade mais rapidamente. Em alguns casos, os poros se dilatam bastante em um curto período, o que deveria acontecer apenas na terceira idade. Ocorre uma diminuição no colágeno e na elastina da pele muito antes do normal, tudo pela presença continuada de maquiagem na pele.

Com isso, podemos concluir que não adianta investir muito dinheiro em procedimentos caros e invasivos se os hábitos mais básicos de cuidado não estiverem sendo adotados. Além disso, o dermatologista ainda deu dicas fáceis e econômicas para manter a pele saudável: “É importante também ingerir bastante água e alimentos ricos em antioxidantes, como as vitaminas C e E”, ele conclui.

This might interest you...
Dermatologista esclarece dúvidas relacionadas aos cuidados com a pele
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dermatologista esclarece dúvidas relacionadas aos cuidados com a pele

A dermatologista Rocío Gil Redondo tira dúvidas sobre as mais novas técnicas de rejuvenescimento da pele e os cuidados que devemos levar em conside...