Descubra 7 alimentos para limpar e fortalecer as artérias

· 24 de setembro de 2015
As doenças cardíacas são a maior causa de morte em todo o mundo, e a maior parte dessas mortes poderia ser evitada por mudanças na dieta e no estilo de vida.

A grande “vilã” das doenças cardíacas é geralmente a aterosclerose, a formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes das artérias, que impedem a circulação sanguínea saudável e levam à morte dos tecidos.

Em outras palavras, muitas pessoas sofrem com o “entupimento” das veias, como se o sistema sanguíneo fosse um sistema de tubos interconectado. Quando há um entupimento, o sangue não chega aos órgãos e tecidos do corpo, o que pode ser fatal se atingir órgãos vitais, como o coração e o cérebro.

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica, portanto, alguns alimentos que ajudam a combater a inflamação e são estimulantes, como o gengibre, e que têm baixo teor de gordura, são muito recomendadas para preveni-la e diminuir seus sintomas.

Mas não são apenas os maus hábitos que podem gerar o problema, acredita-se que predisposições genéticas, inclusive em relação à taxa de colesterol, também podem influenciar.

As mulheres também ficam mais vulneráveis desde os 55 anos, aproximadamente. Isso porque os estrogênios atuam como uma proteção das artérias, e com a diminuição da produção dos hormônios na menopausa, a mulher sofre um risco mais elevado de desenvolver as placas e o enrijecimento das artérias.

7 alimentos para limpar e fortalecer as artérias

Se você quiser se proteger de doenças cardíacas adotando hábitos alimentares saudáveis, teremos o maior prazer em ajudar.

Você sabe que precisa diminuir bastante o consumo de gorduras, dando preferências às carnes magras, como peixes e frango, por exemplo, e evitando frituras e alimentos processados.

Carboidratos e doces também se transformam em gordura quando consumidos em excesso, por isso, diminua o seu consumo também.

Segue a lista com bons alimentos para incluir na dieta:

1. Suco de romã

Consumir suco de romã regularmente ajuda o organismo a limpar as artérias devido às suas propriedades antioxidantes. Ele reduz a quantidade de proteína quimiotática, que aumenta a incidência de inflamação nas artérias. Também evita que se acumule gordura nos músculos cardíacos.

abacate ajuda a fortalecer as artérias

2. Abacate

Há quem evita consumir abacate porque acha que essa fruta é gordurosa e que engorda. Mas, além de ser bastante calórico, o abacate pode ser consumido com moderação para que o corpo obtenha gordura saudável e de boa qualidade, sobretudo em dietas restritas.

Você pode consumir meio abacate durante alguns dias da semana, puro, com aveia e mel, combinado ao leite vegetal numa vitamina ou misturado a outras frutas.

O abacate também pode servir de base para vários doces saudáveis, que não usem açúcar nem gordura em sua composição, pois ele é naturalmente doce e tem uma consistência que garante textura cremosa aos alimentos.

O abacate também é rico em fibras e em vitamina B, que faz bem ao coração. Suas gorduras podem evitar a oxidação do corpo e que as placas de gordura se fixem nas artérias. Além disso, é delicioso, e também pode ser usado em pratos salgados e em saladas verdes.

Leia também: Sintomas e remédios para o déficit em vitamina B

3. Alho

O alho é conhecido por seus poderes antimicrobianos, e também por fortalecer o sistema imunológico, beneficiando todo o corpo. Geralmente, consumimos chá de alho, mel e limão quando estamos resfriados, ou alho amassado com mel e limão, também para combater a gripe.

Mas você também pode adotar o hábito de consumir um alho cru por dia para cuidar da saúde do coração. Veja as vantagens:

  • O alho é rico em antioxidantes.
  • Ajuda a combater o colesterol “ruim”, ou LDL, e a elevar o bom colesterol, ou HDL.
  • É um estimulante da circulação e ajuda a regular a pressão sanguínea.

Você pode consumir um alho amassado todos os dias com um copo de água. Se quiser evitar o mau hálito, basta tomar um gole de leite ou mastigar folhas de hortelã depois de comê-lo. É simples e eficaz!

maçã verde para fortalecer as artérias

4. Maçã

Você já ouviu falar que “uma maçã por dia mantém o médico longe”? Pois bem, para que a maçã cuide do nosso coração e das artérias, é preciso consumi-la com casca. É na casca que se encontra um nível mais elevado de pectina e de fibras que ajudam a diminuir o colesterol.

Todos os tipos de maçãs também são ricas em flavonoides, necessários para reduzir as inflamações e evitar o perigoso enrijecimento das artérias. Outra vantagem das maçãs é que existem diversas variedades e maneiras de consumir essas frutas.

Você pode acrescentar cubinhos e fatias de maçã para dar um toque doce, crocante e ácido às saladas. Geleias, compotas e doces feitos com a fruta também são recomendados, mas o ideal é consumi-las cruas.

5. Castanhas e nozes

Recomenda-se comer de quatro a cinco nozes, castanhas, avelãs, pistaches ou amêndoas todos os dias. São ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o colesterol ruim. Além do mais, são deliciosos.

Experimente incluí-los em seu creme de aveia no café da manhã, ou sobre iogurtes naturais com frutas e mel. Se você costuma consumi-los puros, como um petisco, nunca compre as formas salgadas, que elevam a pressão arterial e causam outros males.

Descubra: 5 incríveis benefícios que a aveia traz ao seu café da manhã

6. Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem prensado a frio nos protege de várias doenças do coração. Você sabe o que significa “prensado a frio”?

É um azeite extraído de tal maneira que preserva as mesmas características que tinha quando se encontrava na forma natural, ou seja, na azeitona.

A polpa é prensada durante um processo em que a temperatura é mantida a 40 °C, respeitando assim a estabilidade molecular dos ácidos graxos.

Assim, o azeite de oliva prensado a frio é um tipo de gordura que também ajuda a manter as artérias saudáveis, mas não o consuma exageradamente, pois é bastante calórico.

Pode ser um excelente substituto da manteiga e dos molhos de saladas cremosos, geralmente ricos em gordura.

7. Sementes de gergelim

Jogue algumas sementes de gergelim sobre a sua salada, sopas ou sobre pães integrais para obter os benefícios terapêuticos dessa semente minúscula. Além de reduzir a dor da artrite, a semente de gergelim protege as artérias do enrijecimento.

Finalmente, cuide bem do seu coração fazendo exercícios regularmente, cuidando da saúde do sono, evitando o estresse e consumindo esses 7 alimentos para limpar e fortalecer as artérias.