10 alimentos para limpar as artérias e prevenir a aterosclerose

· 15 de junho de 2015
A aterosclerose é a maior causa de ataques cardíacos e de derrames. Confira 10 alimentos que ajudam a combater essa doença.

A aterosclerose é uma doença de nome complicado, mas bem conhecida: ela é caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias e veias do corpo, sobretudo nas maiores, o que pode desencadear doenças cardíacas e vasculares.

A gravidade da aterosclerose faz com que tenhamos muita vontade de prevenir seu aparecimento em nosso organismo.

Alguns dos principais fatores de risco são pressão alta, obesidade, sedentarismo, hábito de fumar, diabetes e pouco consumo de alimentos com HDL, ou o colesterol “bom”, que protege o coração.

a aterosclerose

Neste artigo, falaremos sobre alguns alimentos que podem ajudar você a manter seu sistema circulatório livre de gorduras.

Aliados a uma dieta equilibrada e a exercícios regulares, são uma boa proteção contra a aterosclerose.

10 alimentos que ajudam a prevenir a aterosclerose

1. Alho

O alho é conhecido como antibacteriano, adstringente e estimulante. Ajuda o sistema imunológico e, combinado ao mel e ao limão, combate os sintomas da gripe.

Além disso, você também pode misturar o alho amassado com mel para limpar as artérias. Consuma uma colher de sopa por dia ou três colheres de chá três vezes ao dia.

2. Farelo de aveia

Duas colheres de sopa de farelo de aveia por dia dificultam a absorção de gorduras pelos intestinos, fazendo com que o corpo desenvolva menos colesterol.

O farelo de aveia pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. Também é conhecido como aliado do emagrecimento.

As fibras do farelo absorvem 20 vezes seu tamanho em quantidade de água, promovendo uma sensação de saciedade duradoura.

a aterosclerose

3. Suco de romã

O suco de romã possui grande quantidade de antioxidantes, o que combate os radicais livres e contribui para a saúde do corpo em geral.

Consuma-o regularmente, de preferência comprando frutas orgânicas de boa procedência, para melhorar também seu sistema circulatório.

4. Maçã

A pectina e os flavonoides presentes na maçã reduzem a quantidade de colesterol “ruim” e ajudam a prevenir o infarto e outros problemas cardiovasculares.

Consuma crua, em saladas ou em forma de vitaminas e sucos.

5. Berinjela

Sempre falamos sobre as diversas propriedades benéficas da berinjela: a água de berinjela ajuda a emagrecer e a melhorar a imunidade, entre outros benefícios.

Esse legume também é rico em vitamina C, que ajuda a diminuir o risco de colesterol alto. Consuma regularmente da maneira que preferir, crua ou cozida.

Apenas evite as frituras, como a berinjela empanada, por causa do alto teor de óleo da receita.

a aterosclerose

6. Cúrcuma

A cúrcuma é da família do gengibre, raiz muito usada como remédio ou como alimento saudável, descongestionante das vias aéreas e energético.

Menos famosa que seu primo, a cúrcuma possui uma substância chamada curcumina, que protege o coração e a saúde dos vasos sanguíneos.

Leia também: Gengibre e cúrcuma, a bebida medicinal para as articulações

7. Azeite

O azeite de oliva protege o coração desde que seja consumido cru, e não em pratos quentes.

Você pode usá-lo em saladas e sopas (depois de prontas), entre outros pratos.

a aterosclerose

8. Abacate

Recomenda-se duas colheres de sopa por dia desta fruta encorpada e saborosa para obter bons resultados. Ela possui gordura monoinsaturada, que faz bem ao coração, além de aminoácidos e vitaminas.

Consuma o abacate cru, em molhos, massas e vitaminas adoçadas com mel. Os brasileiros preferem o sabor do abacate doce misturado ao leite, então faça cremes, sorvetes e vitaminas com esse ingrediente usando leite vegetal ou desnatado.

Boas opções são o leite de aveia, de arroz, de castanha (que também faz bem ao coração) ou de soja.

9. Tomate

O tomate tem altas quantidades de licopeno, antioxidante também presente na melancia e na goiaba.

Ajuda a combater os radicais livres, que causam danos às veias e artérias. Consuma cru ou cozido.

Leia também: 3 deliciosas receitas com tomate cereja

a aterosclerose

10. Espinafre

Rico em ferro, como todos os vegetais folhosos verde-escuros, o espinafre também conta com as vitaminas A e C, que neutralizam as ações negativas do colesterol “ruim”, protegendo o coração.

Consuma cru em saladas ou em sucos verdes, combinado com couve, gengibre e limão.

A salsa crua também pode ser adicionada a sucos verdes junto com o espinafre, aumentando seu poder adstringente e limpando ainda mais as artérias.