Uma bebida simples para limpar as artérias obstruídas

· 26 de janeiro de 2019
Graças a suas propriedades antioxidantes, o suco de romã poderia reduzir a pressão arterial alta e o estresse oxidativo no sangue, o que causaria uma diminuição das lesões ateroscleróticas.

As artérias obstruídas são um problema cada vez mais comum. Afinal, a má alimentação e o sedentarismo aumentam consideravelmente os níveis de colesterol no sangue. Entretanto, o que muitos desconhecem é que esse problema pode ser combatido naturalmente com uma simples bebida feita em casa.


De acordo com uma pesquisa recente, o extrato de romã pode ajudar a prevenir ou reverter a aterosclerose. Essa doença ocorre por causa de um engrossamento progressivo das artérias coronárias, causado pela acumulação de materiais gordurosos.

A pesquisa demonstrou que, surpreendentemente, a romã pode ajudar a desobstruir artérias quando elas acumulam uma grande quantidade de colesterol. A conclusão foi alcançada através de experimentos em roedores com problemas coronários, aos quais subministraram extrato de romã.

Após o fim da pesquisa, conclui-se que o consumo de romã foi determinante para evitar que os roedores sofressem de mais acumulação de placas nas artérias. Dessa forma, a romã evitou também o endurecimento dessas placas arteriais.

Essa pesquisa sobre os benefícios do extrato de romã para combater as artérias obstruídas também revelou benefícios importantes, como por exemplo:

  • A capacidade de diminuir os níveis de estresse oxidativo.
  • Pode reduzir a proteína quimiotática de monócitos -1, um mensageiro químico (quimiocinas) associado a processos inflamatórios nas artérias.
  • Diminuir o aumento do coração.
  • Reduzir a acumulação de gorduras no músculo cardíaco.
  • Poder reduzir a infiltração de macrófagos no músculo cardíaco.
  • Reduzir as alterações no ECG.

Porque uma simples fruta, como a romã, é tão boa para o coração?

Coracao-mulher

Todos esses benefícios da romã devem-se principalmente aos seus altos teores de antioxidantes, entre os quais se destacam a vitamina C e os polifenóis. De acordo com o Linus Pauling, uma das principais causas da doença cardiovascular é a deficiência de vitamina C.

Além disso, as romãs têm um importante poder anti-inflamatório que desempenha um papel fundamental na prevenção de problemas cardíacos. Por caus de suas propriedades, a fruta ajuda a reduzir a pressão arterial alta. Além disso, é boa para a circulação sanguínea e reforça o sistema imunológico para prevenir infecções.

Recomendamos também a leitura: Tratamento para atenuar o melasma à base de iogurte, banana e limão

Suco de romã para diminuir o colesterol e limpar as artérias obstruídas

Esse suco poderoso, de romã e maçã, tem uma alta concentração de substâncias, como flavonoides, taninos e fibra, responsáveis por reduzir o colesterol e promover a limpeza das artérias obstruídas.

Ingredientes

  • 3 maçãs.
  • 1 romã.

Preparo

  • Primeiramente lave bem as frutas para eliminar os restos de pesticidas ou bactérias.
  • Em seguida descasque a romã e corte-a junto com as maçãs, em pedaços grandes.
  • Assim que descascar, processe no liquidificador com um pouco de água para facilitar a mistura e consuma imediatamente.

Outros benefícios importantes de tomar suco de romã

Romã-protege-a-pele-500x344

Não apenas ajuda a limpar as artérias, como o consumo regular do suco de romã também oferece outros importantes benefícios importantes para o organismo:

  • É altamente antioxidante: o suco de romã tem um alto poder antioxidante que pode ajudar a diminuir o estresse oxidativo no sangue. De acordo com pesquisas, a diminuição do estresse oxidativo pode diminuir o tamanho das lesões ateroscleróticas em até 44%.
  • Tem propriedades anticancerígenas: graças aos seus altos níveis de antioxidantes, o suco de romã também pode ter uma ação anticancerígena significativa. Inúmeras pesquisas demonstraram que o suco de romã pode ajudar a combater o câncer, não o curando, mas sim destruindo e inibindo o crescimento das células malignas. Pesquisadores determinaram que pessoas que tomam um copo de suco de romã por dia podem retardar a progressão do câncer de próstata.
    • Aliado para perder peso: o suco de romã também é um bom aliado para quem quer ter um peso saudável. Consumindo esse suco, como um complemento de uma dieta e aliado a exercícios, é possível chegar aos resultados esperados em menor tempo. Este benefício se deve à sua ação para eliminar as toxinas do organismo e a sua capacidade para aumentar nossa energia.
  • Reforça o sistema imunológico: os componentes antioxidantes do suco de romã também o transformam em um excelente aliado do sistema imunológico. É ideal para aumentar as defesas e ter uma barreira protetora contra vírus, bactérias e fungos.
  • WERKMAN, C. et al. Aplicações terapêuticas da Punica granatum L.(romã). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 10, n. 3, p. 104-111, 2008.
  • DALLA CORTE, Igor; GOEDERT, Giulia Maria Dos Santos; REITER, Mercedes Gabriela Ratto. Efeitos Protetores Cardiovasculares do Consumo de Punica Granatum (Romã). International Journal of Nutrology, v. 11, n. S 01, p. Trab360, 2018.
  • DELLACQUA, L. O. Efeitos do tratamento crônico com extrato etanólico de Romã (Punica Granatum L.) em ratas espontaneamente hipertensas (SHR). 2012. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo.