Dentes de leite: tudo que você precisa saber

A partir do momento em que a criança tem os dentes de leite, deve começar as rotinas diárias de higiene bucal e fazer a primeira visita ao dentista. Se o cuidado for feito desde o primeiro momento, será mais difícil haver problemas com os dentes definitivos.
Dentes de leite: tudo que você precisa saber

Última atualização: 09 Fevereiro, 2021

Os dentes de leite são aqueles que nascem na infância humana. Eles também são chamados de dentes temporários, porque com o tempo são substituídos por dentes permanentes. O seu nome se deve ao fato de o seu aparecimento coincidir com a fase de amamentação.

O ser humano possui, no total, 20 dentes de leite. Existem 10 na parte superior e 10 na parte inferior da arcada. Eles incluem, em cada arcada, quatro dentes incisivos, dois caninos e quatro molares. As idades em que saem ou caem não são iguais para todas as crianças.

O nascimento dos dentes de leite é um marco muito importante no desenvolvimento humano. Eles permitem a mastigação e, portanto, ampliam a variedade da dieta. Da mesma forma, constituem um suporte para a criança falar. Eles também mantêm o espaço para a entrada dos dentes permanentes.

O nascimento dos dentes de leite

Bebê com mordedor

O mais comum é que os primeiros dentes comecem a surgir entre o quinto e o oitavo mês de vida. Os primeiros a aparecer são os incisivos inferiores. O processo é desconfortável e doloroso para a criança, que geralmente fica muito irritada e sem apetite.

É muito comum que os bebês procurem objetos para mastigar durante esse processo para aliviar a dor. O mais aconselhável é oferecer mordedores para acalmar esse desejo sem agredir a gengiva. Também é normal que apresentem febre e vermelhidão na área.

O momento mais crítico é quando os primeiros dentes estão prestes a surgir. Nesse momento, a dor aumenta, as gengivas ficam mais inflamadas e claramente vermelhas. Quando os dentes estão prestes a surgir, aparece uma coloração esbranquiçada.

Na maioria dos casos, os dentes de leite acabam de nascer por volta dos 3 anos. Isso pode variar de criança para criança, sem significar nada de anormal. Algumas crianças completam a dentição aos 2 anos e outras aos 4 anos.

A importância dos primeiros dentes

Como apontamos na introdução, os dentes de leite são essenciais para mastigar e falar. Da mesma forma, abrem espaço para que os dentes permanentes nasçam sem problemas. Os últimos já estão crescendo sob as gengivas e precisam de um local adequado para germinarem no devido tempo.

Quando um dente de leite é perdido muito rapidamente, os dentes permanentes em formação podem se mover para o espaço aberto. Isso faz com que outros dentes não tenham o espaço necessário para sair, e isso resulta em uma dentição com vários dentes tortos.

Você pode se interessar: Não espere para ir ao dentista!

Medidas de higiene e cuidados com os dentes de leite

Dentes de leite das crianças

A criança deve ir ao dentista assim que aparecerem os primeiros dentes de leite. Isso irá garantir que ela tenha uma saúde bucal adequada e evitará quaisquer problemas futuros. A visita ao especialista deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, caso não haja novidades.

O bebê deve ter a boca lavada desde os primeiros dias de vida. Isso deve ser feito com um pano limpo e úmido ou gaze. Imediatamente após os primeiros dentes aparecerem, é necessário começar a escová-los. As cáries podem aparecer logo após o nascimento dos primeiros dentes de leite.

O correto é escovar os dentes de manhã e à noite, com uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Essa quantidade deve aumentar em crianças de 3 a 6 anos, mas nunca será maior do que o tamanho de uma ervilha. O hábito será fixado dessa forma.

Perda dos dentes de leite

Esses dentes começam a cair por volta dos 6 anos de idade. Os primeiros a afrouxar são os incisivos anteriores. Isso ocorre porque os dentes permanentes fazem com que as raízes dos dentes de leite sejam absorvidas e mantidas no lugar por apenas uma pequena porção de tecido.

Aos poucos, os outros dentes de leite vão caindo. Os últimos a cair são os molares posteriores, em torno dos 10 ou 12 anos. Quando seu filho completar 13 anos, ele provavelmente terá a maioria dos dentes permanentes.

Se os dentes de leite não se soltarem naturalmente, seu dentista pode recomendar a extração. A perda prematura dos dentes de leite é a causa de 30% dos problemas ortodônticos.

Pode interessar a você...
Síndrome da ardência bucal
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Síndrome da ardência bucal

A síndrome da ardência bucal é caracterizada por uma sensação de queimação na mucosa oral, acompanhada por secura e alteração do paladar.



  • Cupé-Araujo, A. C., & García-Rupaya, C. R. (2015). Conocimientos de los padres sobre la salud bucal de niños preescolares: desarrollo y validación de un instrumento. Revista Estomatológica Herediana, 25(2), 112-121.
  • Lorenzo Moriano, B., Elena Sánchez, M. V., & Valero Juan, L. F. (2008). Evaluación de la salud bucodental y estilos de vida saludables en la población infantil que acude a la consulta odontológica de atención primaria. Odontología Preventiva.
  • Pérdida prematura de dientes primarios y su relación con la edad y el sexo en preescolares. (2007). Revista Odontológica de Los Andes.