Dentes de leite: tudo que você precisa saber
Os dentes de leite são aqueles que nascem na infância humana. Eles também são chamados de dentes temporários, porque com o tempo são substituídos por dentes permanentes. O seu nome se deve ao fato de o seu aparecimento coincidir com a fase de amamentação.
O ser humano possui, no total, 20 dentes de leite. Existem 10 na parte superior e 10 na parte inferior da arcada. Eles incluem, em cada arcada, quatro dentes incisivos, dois caninos e quatro molares. As idades em que saem ou caem não são iguais para todas as crianças.
O nascimento dos dentes de leite é um marco muito importante no desenvolvimento humano. Eles permitem a mastigação e, portanto, ampliam a variedade da dieta. Da mesma forma, constituem um suporte para a criança falar. Eles também mantêm o espaço para a entrada dos dentes permanentes.
O nascimento dos dentes de leite
O mais comum é que os primeiros dentes comecem a surgir entre o quinto e o oitavo mês de vida. Os primeiros a aparecer são os incisivos inferiores. O processo é desconfortável e doloroso para a criança, que geralmente fica muito irritada e sem apetite.
É muito comum que os bebês procurem objetos para mastigar durante esse processo para aliviar a dor. O mais aconselhável é oferecer mordedores para acalmar esse desejo sem agredir a gengiva. Também é normal que apresentem febre e vermelhidão na área.
O momento mais crítico é quando os primeiros dentes estão prestes a surgir. Nesse momento, a dor aumenta, as gengivas ficam mais inflamadas e claramente vermelhas. Quando os dentes estão prestes a surgir, aparece uma coloração esbranquiçada.
Na maioria dos casos, os dentes de leite acabam de nascer por volta dos 3 anos. Isso pode variar de criança para criança, sem significar nada de anormal. Algumas crianças completam a dentição aos 2 anos e outras aos 4 anos.
A importância dos primeiros dentes
Como apontamos na introdução, os dentes de leite são essenciais para mastigar e falar. Da mesma forma, abrem espaço para que os dentes permanentes nasçam sem problemas. Os últimos já estão crescendo sob as gengivas e precisam de um local adequado para germinarem no devido tempo.
Quando um dente de leite é perdido muito rapidamente, os dentes permanentes em formação podem se mover para o espaço aberto. Isso faz com que outros dentes não tenham o espaço necessário para sair, e isso resulta em uma dentição com vários dentes tortos.
Você pode se interessar: Não espere para ir ao dentista!
Medidas de higiene e cuidados com os dentes de leite
A criança deve ir ao dentista assim que aparecerem os primeiros dentes de leite. Isso irá garantir que ela tenha uma saúde bucal adequada e evitará quaisquer problemas futuros. A visita ao especialista deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, caso não haja novidades.
O bebê deve ter a boca lavada desde os primeiros dias de vida. Isso deve ser feito com um pano limpo e úmido ou gaze. Imediatamente após os primeiros dentes aparecerem, é necessário começar a escová-los. As cáries podem aparecer logo após o nascimento dos primeiros dentes de leite.
O correto é escovar os dentes de manhã e à noite, com uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Essa quantidade deve aumentar em crianças de 3 a 6 anos, mas nunca será maior do que o tamanho de uma ervilha. O hábito será fixado dessa forma.
Leia também: O que significam as marcas de cores nas embalagens das pastas de dente?
Perda dos dentes de leite
Esses dentes começam a cair por volta dos 6 anos de idade. Os primeiros a afrouxar são os incisivos anteriores. Isso ocorre porque os dentes permanentes fazem com que as raízes dos dentes de leite sejam absorvidas e mantidas no lugar por apenas uma pequena porção de tecido.
Aos poucos, os outros dentes de leite vão caindo. Os últimos a cair são os molares posteriores, em torno dos 10 ou 12 anos. Quando seu filho completar 13 anos, ele provavelmente terá a maioria dos dentes permanentes.
Se os dentes de leite não se soltarem naturalmente, seu dentista pode recomendar a extração. A perda prematura dos dentes de leite é a causa de 30% dos problemas ortodônticos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cupé-Araujo, A. C., & García-Rupaya, C. R. (2015). Conocimientos de los padres sobre la salud bucal de niños preescolares: desarrollo y validación de un instrumento. Revista Estomatológica Herediana, 25(2), 112-121.
- Lorenzo Moriano, B., Elena Sánchez, M. V., & Valero Juan, L. F. (2008). Evaluación de la salud bucodental y estilos de vida saludables en la población infantil que acude a la consulta odontológica de atención primaria. Odontología Preventiva.
- Pérdida prematura de dientes primarios y su relación con la edad y el sexo en preescolares. (2007). Revista Odontológica de Los Andes.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.