Por que os dedos das mãos incham?

· 23 de abril de 2014
Por que os dedos das mãos incham? Hoje falaremos sobre as causas mais comuns, assim como algumas soluções para este problema.

Certamente você já sentiu em algum momento uma pressão nos dedos e uma leve inflamação. Os dedos das mãos incham e muitas vezes não conseguimos retirar os anéis, por exemplo.

Às vezes isso ocorre enquanto estamos andando ou no meia da tarde. A que isso se deve? As causas que originam estes inchaços clássicos nos dedos das mãos são muito variadas. Neste artigo falaremos um pouco sobre esse assunto.

O inchaço em qualquer parte do corpo comumente se deve ao acúmulo de líquidos, e os dedos das mãos são uma região na qual o excesso de esforço é muito comum.

A causa deste acúmulo de líquidos se deve à má circulação, mesmo que, às vezes, também sejam sintomas de outras doenças, as quais podemos prevenir caso estejamos atentos aos sintomas. Vale a pena conhecê-los.

Por que os dedos das mãos incham?

manos

1. Má circulação

O excesso de colesterol, a pressão alta ou descompensada fazem com que o nosso sistema circulatório flua com mais força e em alta velocidade do coração aos pulmões.

Nos cansamos mais e, em consequência, esta intensidade circulatória em nosso tórax se descompensa tanto nas extremidades como nos dedos das mãos. Sentimos as mãos mais frias e os dedos inchados porque os nossos vasos sanguíneos se abrem mais e isso se traduz em edema e inchaço.

2. Excesso de peso

A obesidade, ou o excesso de peso, provoca alterações em nosso sistema linfático, fazendo com que retenhamos líquidos tanto nos dedos das mãos quanto dos pés. Sentimos estas partes inchadas e os sapatos começam a apertar. Também sentimos as mãos formigarem quando estamos com os dedos inchados.

3. Inchaço devido à síndrome do túnel do carpo

Quando sofremos da chamada síndrome do túnel do carpo em nossas mãos, é comum apresentar a redução da irrigação sanguínea nesta região devido à uma compressão do nervo mediado, o qual provoca a sensação de adormecimento nos dedos, acompanhada de frio e inchaço.

4. Devido à uma reação alérgica

Às vezes podemos entrar em contato com algo estranho ao nosso organismo. Para nos defender, libera-se histamina na corrente sanguínea para combatê-lo e isto provoca, ocasionalmente, inchaço em nossos dedos das mãos. Ante esta reação, necessitamos tomar anti-histamínicos.

5. Infecção

A infecção ocorre quando os germes entram em nossa pele através de alguma lesão, às vezes basta um pequeno corte. Pode ocorrer que algum dos dedos comece a inchar e dê a sensação de dor. Às vezes, podemos ter infectado um tecido que, ao chegar ao osso, ocasiona febre.

6. Artrite reumatoide

O desgaste das nossas articulações e cartilagens pode atacar habitualmente os nossos dedos das mãos. Quais seriam os sintomas? Não importa a idade, surge de modo repentino um inchaço nos dedos acompanhado de um tom avermelhado. É doloroso, em especial pelas manhãs, e é comum sentir os dedos rígidos e dificuldade para movê-los.

Como tratamos os dedos das mãos inchados?

1. Exercício para eliminar o formigamento e a retenção de líquidos

dedos das mãos incham

  • Podemos reduzir a retenção de líquidos movimentando os dedos tal e como observamos no desenho. Este movimento faz com que o sangue flua e bombeie o excesso de líquidos para fora. Trata-se simplesmente de movimentar o polegar para dentro e para fora repetidamente. Algo muito simples consegue restabelecer o equilíbrio dos líquidos.
  • Outro exercício também adequado é juntar as duas palmas das mãos (em posição de prece) e levantá-las acima da cabeça. Isto também nos ajuda a compensar a nossa circulação.

Descubra: 3 batidos caseiros para combater a retenção de líquidos

2. Consumir diuréticos naturais

Te-verde

Eles permitirão a eliminação dos líquidos retidos em nosso organismo. Em primeiro lugar, devemos consumir dois litro de água por dia. Em nossa dieta, devemos incluir alimentos naturais com poderes diuréticos, tais como o chá verde, o aipo, as cenouras, os tomates, a cebola, a berinjela, os aspargos, a alcachofra, o agrião, o pepino, a couve-de-bruxelas, alface etc.

3. Dieta equilibrada e sem sal

sal

Se tivermos uma dieta rica em fibras, verduras e eliminando as gorduras industriais, os aditivos e o sal, o nosso organismo melhorará, evitando toda a retenção de líquidos.

Leia também: 5 substitutos do sal para uma dieta baixa em sódio

4. Luvas de compressão

guantes-compresión

Se você geralmente fica com os dedos das mãos inchados e sente incômodo, pode recorrer às luvas de compressão, que são vendidas em farmácias. Elas são muito úteis nestes casos, pois exercem uma pressão adequada nas mãos e nos dedos, liberando o excesso de líquidos.