“Me dão força e me seguram”: Em tratamento contra câncer Preta Gil agradece apoio de amigos
A cantora Preta Gil decidiu usar as redes sociais para agradecer pelo apoio que tem recebido durante seu tratamento contra o câncer.
Diagnosticada com câncer no intestino no início de janeiro após passar seis dias internada, a artista compartilhou em seu feed no Instagram cliques em que aparece recebendo o amor e carinho de alguns amigos famosos, como por exemplo, Ivete Sangalo, Carolina Dieckmann, Fernanda Paes Leme, Gominho, Duh Marinho, Leo Fuchs e Ju de Paulla.
“Dump da amizade. Tê-los ao meu lado me toca de uma forma muito profunda, por isso decidi mostrar um pouco desse colo! É um carinho que não cessa, que vai lá no fundo do meu coração e que quando não estou bem, são eles quem me abraçam, me dão força e me seguram!”, começou escrevendo.
Em seguida, a filha de Gilberto Gil destacou que tem muita gente faltando nas imagens e se declarou aos amigos. “Aqui tem só uma partezinha dos amigos que chegam a todo momento, mas quero que saibam que eu nunca vou parar de agradecer todos!!! Obrigada pelo cuidado, por estarem e por serem!!! Vocês fazem a diferença na minha vida, meus amigos amados!”, disse ainda na legenda da postagem.
Preta Gil e sua luta contra o câncer no intestino
Preta Gil esbanjou sinceridade e fé na cura durante uma entrevista no programa Fantástico, da Globo, ao falar de sua luta contra o câncer no intestino. A estrela iniciou o tratamento contra a doença há cerca de dois meses e ainda tem um longo caminho pela frente, mas acredita em sua cura em breve.
Durante a conversa, a artista contou sobre como lidou com a notícia do câncer. “Eu entendi desde o primeiro momento que a vida estava me dando um sinal de alguma coisa. Eu nunca vi como algo que iria me derrubar. Eu entendi que era algo que iria me transformar”, afirmou ela.
O que fazer para prevenir câncer no intestino?
Também chamado de câncer de cólon ou colorretal, o câncer de intestino é um dos que mais atingem homens e mulheres no Brasil e no mundo.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, também chamado de cólon e reto.
Esse tumor quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino.
Existem várias formas de se prevenir contra o câncer de intestino. Entre elas estão:
- Evitar o consumo de carne processada (frios, embutidos, linguiça, etc.).
- Praticar de atividades físicas.
- Limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500g de carne cozida por semana
- Ter na base da alimentação alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e grãos.
- Não fumar.
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas.
Existem ainda exames chamados exames de rastreamento, como o exame de sangue oculto nas fezes, que podem ser feitos em pessoas entre 50 e 75 anos duas vezes por ano, mesmo sem a presença de sintomas.
Esse exame pode identificar pequenas quantidades de sangue nas fezes, causados por pólipos e tumores de intestino.
Caso seja encontrada alguma alteração, o médico irá encaminhar o paciente para fazer uma colonoscopia, procedimento capaz de diagnosticar e até tratar algumas lesões, evitando que elas se transformem no câncer de intestino.
O câncer colorretal, também conhecido como câncer do intestino, é um dos poucos tipos de tumores que possui prognóstico positivo. No entanto, as expectativas positivas só são possíveis em casos em que o tumor é detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.