Existe cura para a artrite reumatoide?

6 de dezembro de 2013
Visto que não existem exames diagnósticos, devemos ficar muito atentos aos sintomas para determinar se temos a doença e poder aplicar um tratamento que melhore a condição.

Para nenhum profissional da medicina é fácil ter que dizer aos seus pacientes que, apesar das pesquisas, ainda não existe cura para a doença que eles têm; no presente caso, para a artrite reumatoide.

No entanto existem tratamentos para que os pacientes com essa doença possam ter uma qualidade de vida que os permita viver sem maiores complicações e que um bom médico lhes irá recomendar.

O que fazer para viver com essa doença?

Atualmente a maioria dos tipos de artrite não tem cura, isso foi comprovado pela Arthritis Foundation, mas realizando os tratamentos adequados pode-se reduzir a dor e a incapacidade que essa condição gera.

Quais são os sintomas da artrite reumatoide?

 

Geralmente, os primeiros sintomas dessa doença são dores nas extremidades e muita dificuldade para movê-las.

Essa doença é muito mais comum em pessoas com mais de 50 anos, mas há muitos casos em que pessoas jovens apresentam sintomas como dor nos joelhos, nos tornozelos e nos pulsos.

A artrite reumatoide provoca inflamação nas articulações e nos tecidos, por essa razão, o movimento natural das rótulas é dificultado. Trata-se de uma doença doença autoimune, o que quer dizer que é o próprio organismo que ataca ele mesmo por um erro.

Leia também: Protocolo autoimune: alimentação para doenças autoimunes

Como essa doença é diagnosticada?

A artrite reumatoide é uma das muitas doenças que existem que não podem ser diagnosticadas por meio de um exame, já que não existe um com que isso seja possível.

Para que o médico possa realizar um diagnóstico correto, deverá escutar atenciosamente todos e cada um dos sintomas que o paciente apresenta.

Quase todas as pessoas que têm essa doença sofrem dores intensas nas articulações, essas dores se tornam muito mais fortes durante as madrugadas; também costumam sentir um intenso calor, enrijecimento e deformação das articulações.

Recomendamos a leitura: Dores nas articulações: exercícios para aliviá-las

Além disso, sentem adormecimento das mãos e pés, acompanhado de outras doenças como a síndrome do olho seco.

Qual é o tratamento recomendado para a artrite reumatoide?

Alguns medicamentos que o médico receita são muito importantes para as pessoas que têm essa doença, já que acalmam a dor, ajudam a desinflamar e, em alguns casos, podem deter o processo da doença e impedindo que ela avance.

Apesar de ainda não existir um tratamento que permita curar definitivamente essa doença, o apoio da família é muito importante para que esses pacientes continuem levando uma vida quase normal dentro das possibilidades.

Nessa, como em todas as doenças curáveis ou não, é importante que se siga as recomendações dos médicos ao pé da letra. Dessa maneira, é possível ter a possibilidade de seguir adiante e ter uma melhor qualidade de vida.

  • Rutherford, A., Nikiphorou, E., & Galloway, J. (2017). Rheumatoid arthritis. In Comorbidity in Rheumatic Diseases. https://doi.org/10.1007/978-3-319-59963-2_3