Receita deliciosa de costela ao molho barbecue

Você é um daqueles que não são tão fãs do sabor puro da carne? Nesse caso, experimente esta costela ao molho barbecue.
Receita deliciosa de costela ao molho barbecue

Última atualização: 09 Setembro, 2021

Hoje, vamos te ensinar a fazer uma deliciosa costela ao molho barbecue. Esta receita é fácil de fazer e é apreciada por quase todas as pessoas. É ideal para preparar em família ou para festas com vários convidados. Se seguir os passos que vamos compartilhar, você vai obter um excelente resultado.

No entanto, lembre-se de que o principal segredo para obter um prato saboroso é a qualidade da carne. A carne de porco será a escolhida, mas ela precisa ter uma certa quantidade de gordura. Ela vai derreter e dar mais suculência à receita.

Ingredientes da costela ao molho barbecue

Para preparar esta costela ao molho barbecue, você vai precisar do seguinte:

  • 1,5 quilo de costela de porco.
  • Azeite extravirgem.
  • 1 copo de vinho branco
  • O suco de um limão.
  • Sal e pimenta.

Além disso, vamos ensiná-lo a fazer um molho barbecue com os seguintes ingredientes:

  • 2 dentes de alho.
  • 1 colher de sopa de mel.
  • 2 cebolas médias.
  • 1 colher de sopa de melado de cana.
  • 1 colher de sopa de molho de soja.
  • 1 colher de chá de molho inglês.
  • O suco de uma laranja média.
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho.
  • 400 gramas de tomate natural esmagado.
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Lembre-se que é possível preparar a costela de boi, mas recomendamos a carne de porco. É necessário obter um produto de alta qualidade, sem descartar a gordura para que ele não fique excessivamente seco durante o cozimento.

Para acompanhar a costela ao molho barbecue, você pode apostar nos tubérculos. Uma boa opção são batatas assadas, embora chips de batata-doce também sejam uma excelente escolha.

Batatas fritas para acompanhar
Uma opção de acompanhamento saudável para esta receita é a batata-doce.

Passo a passo

Você vai começar colocando a costela em uma assadeira. Por cima, acrescente o suco de limão, o vinho, o sal, a pimenta e o azeite a gosto.

Será necessário certificar-se de que todos esses ingredientes impregnem as costelas, para que elas ganhem sabor. A carne terá que ser temperada dos dois lados para obter um bom resultado.

Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 180 graus Celsius. Uma vez que as costelas estejam douradas, vire-as.

O processo pode demorar 35 minutos no total, mas se você tiver mais tempo, recomendamos que abaixe a temperatura do forno e aguarde um pouco mais. O cozimento lento tornará a carne mais suculenta.

Passo a passo para fazer o molho barbecue

Para preparar um excelente molho barbecue, comece descascando e picando a cebola e o alho. Coloque em uma panela com fundo de azeite de oliva extravirgem e refogue até que a cebola adquira uma cor translúcida. Neste ponto, adicione o tomate esmagado e refogue por mais 5 minutos.

Depois de algum tempo, será hora de adicionar o resto dos ingredientes que mencionamos acima. Reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

É muito importante mexer para evitar que o molho grude no fundo. À medida que o líquido evapora, ele vai engrossar mais e mais, adquirindo a textura ideal para acompanhar as costelas.

Depois de reduzido, coloque o molho no copo do liquidificador e bata. O último passo é despejá-lo em uma tigela para servir.

Benefícios de consumir carne vermelha

Nos últimos anos, o consumo de carne tem sido muito discutido. Porém, a presença desse alimento na dieta alimentar proporciona uma série de benefícios à saúde evidenciados pela ciência. Claro, é aconselhável priorizar o consumo de carnes brancas sobre as vermelhas.

Contribui para manter uma boa saúde muscular

A carne vermelha é uma fonte de proteínas de alto valor biológico. Ela tem todos os aminoácidos essenciais e uma boa pontuação de digestibilidade.

Segundo um estudo publicado na revista Annals of Nutrition & Metabolism, é fundamental garantir uma ingestão de pelo menos 0,8 grama de proteína por quilo de peso por dia em pessoas sedentárias. Se falarmos de atletas, essas necessidades podem ser duplicadas ou triplicadas.

Nesses casos, há uma perda muscular maior que tem que ser compensada com uma ingestão de proteínas que promova processos de recuperação. Caso contrário, as adaptações musculares seriam comprometidas e o risco de lesão aumentaria.

Além disso, é fundamental que metade das proteínas da dieta tenha alto valor biológico. Por esse motivo, os alimentos de origem animal devem ser incluídos na alimentação de forma recorrente. Os vegetais não contêm todos os aminoácidos essenciais.

Previne a anemia

Uma das melhores fontes de ferro é a carne vermelha. O mineral desse alimento é assimilado com muito mais eficiência do que o encontrado em alimentos vegetais. Sua ingestão regular é fundamental para prevenir situações de anemia que levam à fadiga e ao cansaço crônico, de acordo com uma pesquisa publicada na revista The Medical Clinics of North America.

A contribuição desse mineral também é decisiva nos atletas. Muitos atletas sofrem perdas de ferro devido à força que o tendão de Aquiles tem de suportar durante impactos repetitivos. É o que se conhece como anemia do corredor.

Filés de carne vermelha
A carne vermelha não deve ser excluída da dieta. Ela fornece proteínas de alto valor biológico e ferro.

Melhora a função imunológica

Outro dos micronutrientes essenciais que a carne vermelha concentra no seu interior é o zinco. Este elemento é a chave para garantir a produção de testosterona no nível testicular. Um déficit pode levar a um desequilíbrio hormonal.

Paralelamente, o zinco demonstrou intervir na diferenciação dos glóbulos brancos. Elas são responsáveis pelo combate aos microrganismos patogênicos que atacam o organismo, impedindo o desenvolvimento de doenças infecciosas.

Prepare esta costela ao molho barbecue de forma simples

Como você viu, é fácil fazer costelinha com molho barbecue. Esta é uma receita com a qual você terá muito sucesso.

É uma excelente opção para introduzir carnes vermelhas na dieta, principalmente para quem não gosta muito do seu sabor quando consumida pura. Com o molho, ela terá uma aceitação maior.

Lembre-se de que a inclusão da carne na dieta regular é essencial. Caso contrário, o risco de desenvolver déficits nutricionais aumenta. No entanto, isso não é motivo para negligenciar a importância dos vegetais na alimentação.

Pode interessar a você...
Prepare deliciosas costelas de porco grelhadas com esta receita incrível
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Prepare deliciosas costelas de porco grelhadas com esta receita incrível

Estas deliciosas costelas de porco grelhadas, além de ser uma festa para o paladar, são um motivo para reunir a família e os amigos.



  • Richter, M., Baerlocher, K., Bauer, J. M., Elmadfa, I., Heseker, H., Leschik-Bonnet, E., Stangl, G., Volkert, D., Stehle, P., & on behalf of the German Nutrition Society (DGE) (2019). Revised Reference Values for the Intake of Protein. Annals of nutrition & metabolism74(3), 242–250. https://doi.org/10.1159/000499374
  • DeLoughery T. G. (2017). Iron Deficiency Anemia. The Medical clinics of North America101(2), 319–332. https://doi.org/10.1016/j.mcna.2016.09.004
  • Wessels, I., Maywald, M., & Rink, L. (2017). Zinc as a Gatekeeper of Immune Function. Nutrients9(12), 1286. https://doi.org/10.3390/nu9121286