O que significa a cor azul em psicologia?

O azul é a cor com mais adeptos graças a todas as qualidades positivas que transmite. A seguir, vamos compartilhar os significados mais populares dessa cor, de acordo com a psicologia.
O que significa a cor azul em psicologia?

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 11 julho, 2023

Você sabia que as cores interferem nos nossos estados mentais e emocionais? Sim, cada tom pode produzir muitos efeitos diferentes, até mesmo contraditórios. Tudo depende do contexto. A seguir, vamos expor os diferentes estados que a cor azul pode evocar em nós, segundo a psicologia.

A socióloga e psicóloga Eva Heller, especialista em psicologia das cores, descobriu que o azul costuma ser a cor favorita das pessoas. É difícil encontrar alguém que não goste desse tom. Isso porque tendemos a associá-lo a uma variedade de qualidades positivas, como confiança, fidelidade, simpatia, tranquilidade e racionalidade.

O que a cor azul significa em psicologia?

A cor azul geralmente está relacionada à água (especialmente ao mar) e ao céu. As associações com esses elementos são o que lhe conferem uma simbologia de tranquilidade e paz, principalmente quando os tons são claros, como o azul-celeste.

É também uma das cores que mais tem sido associada à capacidade de controle. A tolerância, a introspecção e a compreensão são qualidades que essa cor também costuma transmitir.

Por sua vez, está vinculada à confiança, ao cuidado com os outros, à credibilidade, à força, à seriedade, à criatividade, à energia física, à cordialidade e ao desenvolvimento tecnológico.

À luz de todos esses sentimentos positivos, muitas entidades coletivas tomaram emprestado a cor azul com a finalidade de transmiti-los. Podemos mencionar os seguintes exemplos:

  • Os uniformes das forças de segurança evocam confiança e seriedade.
  • Em campanhas políticas, inspira autoridade, credibilidade e paz.
  • Bancos, seguradoras e empresas farmacêuticas tentam transmitir segurança, confiança e cuidado.
  • O marketing tem como objetivo influenciar a compra dos consumidores.

Da mesma forma, a cor azul tem sido considerada ideal para promover alimentos dietéticos ou para decorar a cozinha, pois ajuda a sentir menos fome e a comer menos. Isso ocorre porque a presença essa cor nos alimentos costuma ser rara.

Por fim, também foi associada a qualidades negativas, como a tristeza, a melancolia e a nostalgia. Essa relação pode se dever à sua oposição com as cores quentes.

De acordo com a psicologia da cor, o azul é a cor mais fria, o que tem como fundamento as nossas experiências com as baixas temperaturas. A pele adquire um tom azulado nessas condições e o gelo e a neve também são associados a esses tons.

Casal na neve
A cor azul predomina em climas frios, por isso é associada à neve e ao inverno.

Significado dos diferentes tons de azul

De acordo com Eva Heller, existem 111 tons de azul, mas apenas 23 variedades dessa cor carregam percepções psicológicas específicas. A seguir, apresentamos os tons mais comuns e o significado que costuma estar associado a eles.

Azul-claro ou azul-celeste

Está ligado a sentimentos de quietude, tranquilidade, proteção e generosidade. Os tons mais claros geralmente são associados ao recolhimento, à introspecção e à comunicação consigo mesmo.

Portanto, é ideal para promover estados de relaxamento e concentração. Geralmente, é recomendado para as paredes de quartos com o objetivo de prevenir a insônia.

Azul-escuro

É uma cor associada à verdade, à moderação, à estabilidade, à ordem e à seriedade. É muito comum o uso dessa cor nos uniformes da polícia ou das forças de segurança.

Azul-marinho

Geralmente, é um tom ligado à fidelidade, ao compromisso, ao infinito, ao sagrado e à realeza. Talvez essa relação exista porque o céu noturno, onde vivem os deuses, é percebido como azul-marinho. Da mesma forma, este tom foi amplamente usado por faraós e virgens.

Também está associado à elegância e ao poder econômico. Antigamente era muito representativo da alta sociedade, e era complexo de sintetizar, o que o tornava caro. Hoje em dia, é uma cor muito utilizada para fazer ternos elegantes.

O azul marinho também desperta sensações de tranquilidade e relaxamento, pois evoca as profundezas do mar.

Azul-turquesa

É uma cor que está entre o azul e o verde, por isso transmite qualidades de ambas as cores, como tranquilidade e crescimento. Geralmente é uma cor associada à clareza mental, à criatividade, à introspecção, ao equilíbrio e ao controle emocional.

Dessa forma, se você tem interesse em empreender um projeto criativo, pode decorar os espaços com esse tom. Assim, a inspiração e a criatividade fluirão com mais facilidade.

Mirtilos
Comemos poucos alimentos azuis, por isso esta cor está ligada a estados de saciedade e à possibilidade de reduzir a fome.

A cor azul em outras culturas

É pertinente ter em mente que o significado da cor azul pode variar em função da cultura. Lembre-se de que o efeito que ela terá sobre nós dependerá, em grande medida, do contexto.

Na China, por exemplo, o azul às vezes é mal visto porque é associado à pornografia. Essas gravações costumam ser chamadas de filmes azuis nesse país. Na Bélgica, o azul costuma ser uma cor para meninas, e na Coreia do Sul ele está associado à morte, por isso é o tom do luto para os coreanos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.