Café: uma poderosa bebida que nos protege do câncer
Todo mundo gosta de café. É um remédio para as manhãs e uma injeção de energia para nosso humor e organismo. Além de seu sabor delicioso, você sabia que a cafeína atua como um excelente protetor do fígado?
Temos que levar em conta que as condições hepáticas parecem ser cada vez mais comuns. Uma má alimentação ou hábitos incorretos de vida costumam causar consequências negativas.
Por isso, sempre é positivo ouvir notícias como esta: consumir entre uma e duas xícaras de café por dia nos protege do câncer de fígado.
Estamos certos de que essa informação vai ser útil para todos.
O café: um aliado para a saúde do fígado
É possível que você leia esse tipo de notícia com um certo ceticismo. E mais ainda, que comente algo como “conheço pessoas que bebiam muito café e morreram de câncer de fígado”.
Bom, como tudo nessa vida, é preciso ver as coisas com objetividade e equilíbrio.
- O café por si só não vai evitar doenças hepáticas: ele é um protetor.
- Manter uma vida saudável, cuidar da nossa alimentação, fazer exercícios e evitar o consumo de álcool e o cigarro também irá nos proteger desse tipo de doença hepática.
- Devemos consumir com moderação e equilíbrio. Duas xícaras ao dia são as medidas mais saudáveis para otimizar nossas funções básicas.
- “Não se trata de beber muito acreditando que assim irá potencializar seus benefícios”.
Por outro lado, também cabe ressaltar que até pouco tempo atrás era recomendado evitar o consumo desse produto porque acreditava-se que era mais prejudicial do que saudável.
No entanto, nos últimos anos, são muitos os estudos que foram realizados apoiando seus benefícios para essas doenças, pois:
- Nos protege da doença de Alzheimer.
- É um bom protetor contra o mal de Parkinson.
- Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard, duas xícaras por dia nos ajudam a prevenir a diabetes tipo 2.
Vejamos agora de que maneira o café favorece a prevenção do câncer de fígado.
É um anti-inflamatório hepático
O estudo que descobriu isso foi publicado na revista “Medical News Today“ e foi realizado na sede do “World Cancer Research Fund International” em Londres, Reino Unido.
De acordo com os cientistas, a ação mais interessante do café é a de agir como um anti-inflamatório, pois:
- Age sobre os genes que causam a inflamação das células hepáticas.
- As pessoas que consomem todos os dias entre 1 e 2 xícaras podem potencializar a regeneração hepática.
- Ou seja, podemos curar as células inflamadas e reduzir a incidência de gorduras nesse órgão tão importante.
O poder dos antioxidantes
Um dado curioso sobre o café é que os antioxidantes presentes na sua composição permanecem ativos.
- Ácidos do café, como os clorogênicos, atuam como poderosos protetores das funções hepáticas.
- Esses antioxidantes permanecem ativos durante mais de oito horas.
- De acordo com um estudo publicado na revista “Clinical Gastroenterology and Hepatology“, o consumo regular de café pode reduzir em até 40% a chance de sofrer de carcinoma hepatocelular (HCC), que é o tipo mais comum de câncer no fígado.
- Os especialistas nos indicam que se há uma razão importante pela qual o café atua como um bom protetor diante do câncer de fígado, é a sua capacidade de reduzir o risco de diabetes.
O café nos protege também do risco de fibrose hepática
Outro dado interessante publicado na revista “Hapatology” é a capacidade do café de lutar contra o acúmulo de tecido conectivo que causa a fibrose.
Leia mais: 3 conselhos para cirrose que todo paciente deve seguir
Faltam mais dados para poder oferecer estratégias mais adequadas sobre a quantidade diária que seria necessária para ver resultados satisfatórios de acordo com o tipo de paciente.
Mas fica claro que o café é benéfico até para pessoas que sofrem de doenças hepáticas crônicas.
Outros benefícios de tomar duas xícaras de café por dia
Diabetes
Já falamos no início: consumir café de forma regular nos ajuda a prevenir a diabetes tipo 2, assim como alguns tipos de câncer que estão relacionados à obesidade e aos problemas com a insulina e o estrogênio.
Leia também: A dieta Dukan funciona em pacientes com obesidade?
Não hesite em manter uma dieta adequada e equilibrada, na qual não faltem suas duas xícaras diárias de café.
Duas xícaras por dia cuidam do seu coração
Sempre houve controvérsias sobre o fato de que o café poderia ser o causador de problemas cardíacos. Sabemos que ele eleva a pressão. Mas o segredo, como sempre, está em consumi-lo com moderação.
- É fonte natural de antioxidantes e flavonoides. Por isso, favorece de uma maneira muito positiva a saúde das nossas artérias coronárias.
- O consumo regular e moderado de café reduz as possibilidades de sofrer de infarto de miocárdio. Os resultados foram publicados na revista “British Medical Journal”.
- Tomar duas xícaras de café por dia cuida da saúde dos vasos sanguíneos.
O café potencializa a sua memória
Assim como mencionamos anteriormente, o café oferece uma pequena ajuda diante de doenças como o Alzheimer e o Parkinson. No entanto, existe outro dado do qual você vai gostar:
De acordo com uma pesquisa publicada na revista “Nature Neuroscience” a primeira xícara que tomamos pela manhã nos ajuda a potencializar a memória de curto prazo.
Ou seja, nos ajuda a lembrar de coisas simples do dia a dia, como onde deixamos as chaves, o encontro que temos depois do trabalho, o que temos que comprar no supermercado, etc.
E aí, você se anima a tomar essas duas xícaras de café todos os dias? Você só tem a ganhar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Nieber, K. (2017). The Impact of Coffee on Health. Planta Medica. https://doi.org/10.1055/s-0043-115007
-
Bøhn, S. K., Blomhoff, R., & Paur, I. (2014). Coffee and cancer risk, epidemiological evidence, and molecular mechanisms. Molecular Nutrition and Food Research. https://doi.org/10.1002/mnfr.201300526
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.