3 conselhos para cirrose que todo paciente deve seguir

Embora seja uma doença crônica, existem algumas dicas que podem nos ajudar a melhorar nossa qualidade de vida se tivermos cirrose. Por isso não devemos ficar desanimados.
3 conselhos para cirrose que todo paciente deve seguir

Última atualização: 22 Janeiro, 2021

Essa doença se origina devido às repetidas agressões sofridas pelo fígado. Por exemplo, se consumirmos muito álcool por um longo período de tempo, ou a maior parte de nossas vidas, isso danificará os tecidos do fígado, formando o que é conhecido como fibrose.

A fibrose faz com que a cirrose se desenvolva com o tempo. A passagem do tempo faz com que o fígado endureça e encolha, mas pode melhorar sua condição se a causa for eliminada. Embora a cirrose não se agrave mais, isso não significa que a doença seja reversível.

Conselhos para a cirrose

É necessário levar em consideração alguns conselhos para a cirrose que irão melhorar os sintomas provocados por essa condição. Pessoas com cirrose podem ter:

Veja também: Dente de leão: contribuições para a atividade hepática

conselhos para cirrose que todo paciente deve seguir : nutrição adequada

1. Manter uma nutrição adequada

O fígado influencia no estado nutricional das pessoas. Por isso, consumir álcool ou certos medicamentos pode afetá-lo. Assim, vamos ver algumas dicas para a cirrose sobre nutrição, que devemos ter em mente:

  • Não fazer refeições abundantes e comer pelo menos 5 vezes ao dia, no mínimo, distribuindo os alimentos corretamente.
  • Comer todos os tipos de alimentos.
  • A hidratação é muito importante, por isso deve-se tentar beber até 2 litros de água por dia.
  • Não consumir qualquer tipo de bebida alcoólica, mesmo em momentos pontuais.
  • Evitar comer rápido, pois isso favorece a má digestão.

2. Monitorar as evacuações

Outro conselho para a cirrose é monitorar os movimentos intestinais, embora a urina também deva ser monitorada. A razão disso, é que a cirrose pode levar à encefalopatia hepática se as toxinas não forem eliminadas através, por exemplo, das fezes.

Para isso, deve-se manter uma dieta rica em frutas e legumes. Além disso, o médico pode prescrever laxantes para garantir que, pelo menos, façamos uma evacuação por dia.

Quanto à urina, devemos prestar atenção ao número de vezes que precisamos ir ao banheiro. Se houver pouca micção, isso pode indicar que sofremos de retenção de líquidos. O médico fará uma checagem para determinar se há inchaço do abdômen, mudança da cor da urina e alterações no peso.

3. Conselhos para a cirrose: cuidar da pele

conselhos para cirrose que todo paciente deve seguir: cuidar da pele

Problemas de pele são comuns em pacientes com cirrose. Por isso, devemos seguir algumas dicas para a cirrose quando a pele é afetada:

  • O uso de colônia na pele não é recomendado.
  • Evitar tomar banho com água quente: é melhor que seja morna.
  • Se houver coceira na pele, alguma loção calmante deverá ser aplicada.
  • Usar uma escova de cerdas macias se houver sangramento nas gengivas.
  • Hidratar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
  • Beber bastante água para manter a pele hidratada.

Leia também: 5 melhores frutas para a sua saúde hepática e renal: Descubra quais são!

Questões que devem ser levadas em conta

Embora tenhamos tratado das dicas mais importantes para a cirrose, devemos levar em conta, por exemplo, que se for realizado exercício físico, deve ser de intensidade moderada. Pessoas com cirrose podem ficar facilmente fatigadas. Além disso, não devem fazer abdominais.

É necessário que, apesar das mudanças físicas que podem ocorrer, a pessoa com cirrose saia de casa, vá ao cinema, interaja com seus amigos… Às vezes, ela pode tender a isolar, e isso não é positivo. Ir a um psicólogo será uma boa ideia nesses casos.

Se a cirrose nos surpreender em idade avançada, devemos reduzir ao máximo o risco de quedas. Devido às medicações, episódios de fraqueza podem ocorrer. Calçar sapatos que não escorreguem, usar um tapete de borracha no chuveiro ou usar uma bengala pode ser útil nesses casos.

A cirrose é uma doença que nos acompanhará ao longo da vida, mas com essas dicas e conselhos podemos vivê-la da melhor forma possível. Zelando por nós mesmos, não nos isolando e sendo cuidadosos, iremos nos sentir muito melhor.