As consequências de pensar demais
Revisado e aprovado por o psicólogo Bernardo Peña
Há pessoas que pensam pouco e outras que pensam muito. Nenhum extremo é positivo, por isso, pensar demais pode ter consequências terríveis.
Você é uma daquelas pessoas que sempre dá voltas pensando sobre tudo o que te acontece? Alguma vez você não conseguiu dormir porque não conseguia parar de pensar? O ato de pensar demais pode se tornar seu pior inimigo, por isso, é importante, desde hoje, conhecermos este terrível hábito em profundidade e sabermos como tratá-lo.
Pensar demais te impede de experimentar
As pessoas que pensam demais passam muito mais tempo em sua mente do que vivendo a realidade. Por inércia, passamos muito mais tempo pensando, porque é algo que não podemos evitar.
No entanto, há muitas pessoas que se refugiam em seus pensamentos e vivem verdadeiras aventuras em sua mente. O que acontece na vida real? Por que não colocam o que está em sua mente em prática? É possível que suas vidas não sejam muito divertidas ou cheias de experiências, porque não se atrevem a tornar seus pensamentos realidade. Talvez tenham medo. Mas, de quê?
O ato de pensar muito também faz também com que evitemos continuamente a pensar no aqui e no agora. Sem dúvida, as lembranças do passado ressurgem e você sonha com um futuro próspero. Mas, você sabia que talvez isso não faça sentido?
Leia também: Perdoe, solte e feche o passado
Além de tudo isso, pensar tanto não te permite viver; a vida será apenas um ato passivo. O importante é saber passar o que está na sua mente para a vida real, convertendo isso em experiências verdadeiras.
Os pensamentos e as preocupações
As pessoas que pensam demais têm outro grande problema que assolam as pessoas hoje em dia: as preocupações. Quando você pensa muito é porque algo te preocupa, seja seu passado, seu futuro, alguma situação ou pessoas ao seu redor. Tudo isso o mergulha em um turbilhão do qual é difícil escapar.
Às vezes não nos damos conta, mas nos preocupamos por coisas das quais não deveríamos prestar tanta atenção. Talvez sua insegurança seja o que causa tudo isso.
Alguma vez você já reviveu uma circunstância repetidamente? Uma frase que você disse a um amigo ou uma situação em que alguém ficou com raiva. Você retorna a esse cenário várias vezes pensando em outro tipo de saída.
No entanto, de nada serve reviver o passado, porque não podemos modificá-lo. Portanto, preocupar-se com o que fizemos é inútil. O mais inteligente é olhar para o presente e seguir em frente.
Dicas para parar de pensar demais
Se você está sempre analisando a sua vida, todas as suas interações ou todos os passos que dá, é o momento de parar de fazer isso.
Para isso, temos algumas dicas que podem servir para essas ocasiões nas quais parece impossível parar seus pensamentos:
Fale com um amigo
Desta maneira você evita que sua mente divague sem sentido. Comente suas preocupações para tirar as dúvidas e evitar pensar muito em uma situação que, provavelmente, não merece tanto protagonismo.
Escreva o que você pensa
Escrever em um diário pode ser muito benéfico para desabafarmos e expressarmos o que sentimos. Assim, você poderá se livrar de todos esses pensamento que te sufocam, e também poderá vê-los de outra perspectiva.
Distraia-se
Seja com algo que você goste de fazer ou com uma atividade do seu interesse. Distrair-se te ajudará a não ficar concentrado em tudo o que apenas atormenta a sua mente. Às vezes pensamos muito porque temos muito tempo livre.
Seja consciente e repita “chega!”
Se você é consciente de que não pode parar de pensar no que o preocupa, diga “chega!”. Dessa forma, você se obrigará a focar em outra coisa, a parar esse loop no qual você se submeteu. Diga isso quantas vezes for necessário.
Antes de ir, não deixe de ler: Os efeitos das emoções e pensamentos negativos
Alguma vez você se pegou pensando demais? Às vezes damos muito mais importância às coisas do que elas realmente merecem. O fato de um amigo não conversar tanto quanto antes ou você acreditar que falam mal de você, podem ser apenas fruto da sua imaginação.
Cuide-se para não pensar demais no que não merece sua preocupação. Às vezes, muitas coisas estão apenas na sua mente.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.