Conheça seus dias férteis para ficar grávida
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Se o seu plano for o de engravidar, parabéns! Você decidiu viver a maior experiência de amor que a vida tem. Para conseguir isso você precisa manter relações sexuais nos dias férteis do seu ciclo menstrual.
Entre uma menstruação e outra há de 3 a 5 dias que oferecem as condições para engravidar. Esses dias férteis devem coincidir com o dia da ovulação. Isso será mais fácil de calcular em mulheres com um ciclo menstrual regular, e mais complexo em pessoas com um ciclo menstrual irregular.
Uma vez que você determine quais são esses dias férteis, serão os propícios para acender a chama da paixão, e pedir ao seu parceiro para que caminhem juntos no caminho do amor paternal-maternal, fazendo amor.
Como ocorre o ciclo menstrual?
Um ciclo menstrual regular tem 28 dias. Mas não é o mesmo para todas as mulheres, a duração do ciclo e a regularidade são os que indicarão quais são os dias de fertilidade.
O ciclo menstrual começa no primeiro dia do período, e termina no dia anterior à próxima menstruação. Este ciclo menstrual tem quatro fases. Conhecendo essas fases você pode estabelecer seu calendário de fertilidade.
Leia também: Os melhores exercícios para tonificar a vagina e aumentar o prazer sexual
Fase menstrual
No início do ciclo menstrual os hormônios sexuais estão no nível mais baixo. A menstruação ocorre porque a camada interna do útero foi expelida.
Esta fase dura cerca de 5 dias, se você tiver um ciclo menstrual regular, ou o tempo que durar o seu sangramento menstrual. Você começa a contar a partir do primeiro dia da menstruação.
Fase folicular
Esta fase ocorre entre o 1ºdia da menstruação até o dia 13, aproximadamente. O hormônio folículo estimulante começa a ser liberado e estimula o ovário a desenvolver um dos 500 mil folículos que contêm os óvulos, em diferentes estágios de maturação.
O endométrio também está preparado para receber o óvulo, se for fertilizado. O endométrio, a camada interna do útero, engrossa durante o ciclo menstrual para permitir ao óvulo fertilizado se prender.
Fase ovulatória
Por volta do 14º dia o óvulo deixa o ovário e vai para as trompas de Falópio. O hormônio luteinizante (LH) é responsável pela ovulação. A hipófise produz um aumento no LH e a ovulação é desencadeada, uma vez que o óvulo tenha amadurecido completamente.
Os dias férteis são aqueles próximos à ovulação. Se você tiver relações sexuais desprotegidas, as chances de engravidar aumentam. O óvulo liberado permanece nas tubas uterinas esperando pelo espermatozoide por um período de 12 a 24 horas. O momento de travessura e sedução chegou.
Fase lútea
Depois que o óvulo foi liberado começa esta fase, também conhecida como pós-ovulatória. No dia 15º, o folículo do qual o óvulo se desprendeu começa a estimular a secreção de estrogênio e progesterona. Este folículo é então chamado de corpo lúteo.
A progesterona engrossa o endométrio, como resultado do aumento do fluxo sanguíneo. Graças a isso, o endométrio está preparado para receber o óvulo. Se foi fertilizado, ocorre a implantação, que inicia uma gravidez. Uma nova vida começou!
Mas se o óvulo não foi fertilizado o corpo lúteo desaparece, o estrogênio e a progesterona diminuem, o endométrio perde o tecido que se formou, e uma nova menstruação é gerada após os 28 dias.
Quais são os dias férteis?
A ovulação é o momento mais fértil para as mulheres. Assim, os dias férteis são os dias prévios à ovulação, e um ou dois dias depois.
Os dias férteis também podem ser localizados entre os dias 13 e 15 ou 17 do ciclo menstrual. No entanto, nem todos os ciclos menstruais são iguais. O dia da ovulação é um dos mistérios que o corpo da mulher esconde.
Não importa quão regular seja o seu ciclo menstrual, é difícil saber qual é o dia exato da ovulação. Testes de ovulação podem medir o pico de LH, que é um ótimo indicador, mas ainda há uma imprecisão.
O óvulo, uma vez liberado, tem uma vida de 12 a 24 horas, um tempo muito curto durante o qual o espermatozoide deve chegar para conseguir o milagre da gestação.
Interessado em ler: Gravidez, essa união mágica com um ser que nós amamos sem sequer conhecermos
Qual é o melhor dia para engravidar?
Sua probabilidade de conceber aumenta se fizer amor um ou dois dias, no mesmo dia em que você ovula. Desta forma, haverá um bom número de espermatozoides que se desprenda o óvulo nas trompas de Falópio.
Como nesta arte maravilhosa de criar vida você não está sozinha, vamos falar sobre os outros responsáveis pela fertilização: o esperma. Estes têm um tempo de vida dentro da vagina de apenas 20 a 30 minutos, se forem depositados fora do período ovulatório da mulher.
Se a mulher está na fase folicular, o pH vaginal está abaixo de 6 pontos, o que é mortal para o espermatozoide. Em contraste, durante a fase ovulatória, o pH da vagina aumenta até atingir de 7 a 7,5 pontos, de modo que os espermatozoides podem viver de 2 a 16 horas, quando devem entrar no útero.
Uma vez que eles alcancem as tubas uterinas podem viver de 24 a 48 horas, enquanto aguardam a liberação do óvulo maduro. Há casos em que os espermatozoides podem viver até 5 dias após a relação sexual, mas isso não é frequente. Isso para que não haja dúvidas de que toda gravidez é um extraordinário milagre da vida.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
El, T., Menstrual, C., & Fertilidad, Y. L. A. (2001). Ciclo menstrual. El Comienzo de Nuestra Vida.
-
Mihm, M., Gangooly, S., & Muttukrishna, S. (2011). The normal menstrual cycle in women. Animal Reproduction Science. https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2010.08.030
-
Mortimer, S. T. (2005). Reproduction, Fertility and Development: Editorial. Reproduction, Fertility and Development. https://doi.org/10.1071/RDv17n8_ED
-
Revel, A. (2012). Defective endometrial receptivity. Fertility and Sterility. https://doi.org/10.1016/j.fertnstert.2012.03.039
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.