Como tratar a secura da pele completamente

A pele precisa de cuidados como qualquer órgão em nosso corpo. Manter uma rotina diária de hidratação ajudará a prevenir e tratar a secura da pele. Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a alcançá-lo.
A pele é o órgão mais extenso do corpo humano e é nossa proteção contra todos os tipos de agentes externos.

Lembre-se de que, como qualquer outro órgão, precisamos cuidar dela para que funcione corretamente. Graças à exposição ao sol, produtos químicos e mudanças de temperatura, nossa pele sofre mudanças na sua textura e composição.

A secura pode ser um aviso de que nosso corpo também está desidratado, no entanto, na parte estética, uma pele seca, maltratada é desconfortável e pouco atraente.

Todos queremos algumas pernas hidratadas e um rosto saudável, mas se você notar sinais de ressecamento, em Melhor com Saúde, trazemos algumas dicas fabulosas que você deve colocar em prática para tratá-la.

Causas de pele seca

Em casos mais severos de secura, pode haver prurido ou escamação da pele, causando dor e, em diversas ocasiões, a aparência de úlceras ou chagas.

A pele seca pode ser genética e hereditária, mas fatores como clima, exposição solar, cuidados com a pele ou doenças da pele também podem influenciá-la. Em muitos casos, pode ser devido à falta de vitaminas A e E, de uma dieta pobre ou desequilibrada, rica em gordura, mas não em vitaminas.

A maioria dos casos de pele seca é devida ao pouco cuidado que lhe é dada. Usar sabonetes agressivos, não aplicar hidratantes, deixar de lado o uso de protetor solar, etc.

Todas as situações descritas anteriormente podem ser resolvidas em casa seguindo certos passos e dicas que ajudarão a revitalizar a saúde de sua pele.

Cuidados para tratar a secura da pele

Pele seca

Normalmente, há cuidados que devemos tomar que são básicos. Não abuse da água quente, use sabões com pH neutro e hidrate a pele após o banho. Saia de casa usando protetor solar, é essencial como uma rotina diária para manter a pele saudável.

No caso de peles com secura mais agressiva, existem vários truques que podemos adicionar à nossa rotina para melhorar a textura dela:

Boa alimentação

Como comentamos antes, uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde do corpo em geral e nossa pele não é a exceção. Comer frutas, vegetais e legumes ricos em vitaminas ajudará a hidratar seu corpo desde dentro, tornando sua pele radiante.

O consumo de água ao longo do dia também é muito importante. Lembre-se de que a regra de 2 litros por dia não é necessária, consuma a água que o seu corpo lhe pede. A água é essencial para manter o corpo hidratado, por isso tem que incluí-la em sua dieta.

Esfoliação

Esfoliação para tratar a secura da pele

Embora se acredite que a esfoliação seca ainda mais a pele, graças à eliminação de células mortas, ajuda a reparar e regenerar a pele, hidratando-a.

Use o esfoliante que você mais gostar. Pode ser sal, açúcar ou café. Escolha um que não seja tão abrasivo para o estado da sua pele e esfregue-o em movimentos circulares para se livrar de toda a pele morta.

Leite

Além de consumi-lo graças às suas propriedades, o leite é um excelente hidratante para a pele. O alto teor de proteínas no leite, suaviza e hidrata deixando um acabamento suave.

Encha uma banheira com leite e deixe seu corpo (ou área seca) submergido por cerca de 20 minutos. Depois disso, retire os restos do leite com água morna, e não com sabão. As proteínas penetrarão em sua pele, dando-lhe brilho e umidade.

Visite este artigo: 5 tratamentos cosméticos para reduzir as olheiras

Óleos

Óleos para tratar a secura da pele

Os óleos são conhecidos por conter vitaminas e nutrientes, excelentes para combater e tratar a secura da pele.

Adicione duas colheres de sopa para seu hidratante diário, isso dará umidade extra que irá se adequar a sua pele muito bem. Aplique esta mistura em áreas onde há mais secura uma ou duas vezes por dia.

Tônicos

No caso do rosto, que é uma das áreas mais afetadas, você pode usar tônicos que ajudem a limpar e remover a maquiagem e até umidificar muito mais.

Faça um tônico de azeite com leite adicionando uma colher de sopa de azeite a quatro colheres de sopa de leite, misturando bem. 

Com a ajuda de um chumaço de algodão, mergulhe e passe por todo o seu rosto, você verá os resultados em alguns dias e você sentirá seu rosto bem mais hidratado.

Recomendados para você