Xarope para diminuir o colesterol e desinflamar as articulações
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
O acúmulo excessivo de colesterol nas artérias e os desequilíbrios nos processos inflamatórios do corpo são condições que afetam de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas.
O número de pacientes com transtornos como a hipercolesterolemia e a artrite reumatoide aumentou nos últimos anos. E, infelizmente, continuará aumentando.
Isso porque, cada vez há mais pessoas sedentárias e mal alimentadas que, apesar das advertências, não fazem nada para melhorar seus hábitos.
Ainda que, em cada pessoa, esses problemas possam se desenvolver de maneiras diferentes, o mais preocupante é que não notamos até que se tornem um transtorno grave.
Por isso, é conveniente tomar medidas a respeito, adotando costumes saudáveis e consumindo alguns remédios naturais que ajudam a prevenir e tratar o colesterol alto.
Neste artigo, queremos compartilhar a receita de um xarope caseiro cuja combinação de ingredientes resulta benéfica para a saúde cardiovascular e articular.
Não deixe de experimentar!
Xarope caseiro para diminuir o colesterol e desinflamar as articulações
O xarope natural que queremos propor neste artigo é preparado a partir da combinação de ingredientes saudáveis, como:
- Alho
- Limão
- Mel
Todos esses alimentos se caracterizam por seu alto valor energético e antioxidante que oferecem ao organismo uma ampla variedade de benefícios.
Leia também: 8 cafés da manhã saudáveis e nutritivos
Os compostos sulfurosos do alho têm um efeito vasodilatador e depurativo que contribui para limpar as artérias e para controlar problemas como o acúmulo do colesterol ruim (LDL) e a hipertensão.
Suas vitaminas e minerais promovem a boa circulação do sangue. Assim, aprimoram o processo de oxigenação celular e diminuem os efeitos negativos dos radicais livres.
Também conta com um potente efeito anti-inflamatório benéfico para os pacientes com dores nas articulações.
Ao ser incorporado à dieta, juntamente com os demais ingredientes, fortalece as cartilagens e ligamentos, diminuindo o risco de desgaste prematuro ou de lesões.
Composto por substâncias antibióticas e antifúngicas, esse xarope é um grande complemento para fortalecer o sistema imune a aumentar a resposta frente a agentes infecciosos.
Além disso, tanto o mel quanto o limão e o alho têm um interessante efeito alcalino que contribui para regular o pH do sangue e evitar o aparecimento de doenças crônicas.
E ainda que não se trate de uma cura milagrosa contra o colesterol alto e as dores, seu consumo diário contribui com os demais esforços realizados para manter o nível de colesterol baixo.
Como preparar esse xarope caseiro contra a dor e a inflamação?
Para preparar esse xarope caseiro, você deve adquirir ingredientes 100% orgânicos, pois conservam todas as suas propriedades.
No caso do mel, é muito importante verificar sua qualidade, já que algumas apresentações econômicas são feitas com açúcares refinados e não contam com seu maravilhoso valor nutricional.
Levando isso em conta, vamos mostrar como elaborar o produto.
Visite este artigo: Um caldo dourado para combater a inflamação e a dor
Ingredientes
- 1 xícara de mel orgânico (335 g)
- 12 dentes de alho crus
- Suco de 2 limões
Utensílios necessários
- Frasco de vidro
- Pilão ou espremedor de alho
- Colher de madeira
Modo de preparo:
- Esterilize o frasco de vidro, fervendo-o em água. Após esse processo, despeje nele o mel.
- À parte, triture os dentes de alho no pilão ou com um espremedor.
- Você obterá uma pasta espessa que deve ser misturada com o mel utilizando a colher de madeira.
- Em seguida, esprema o suco dos limões e junte à mistura de alho com mel.
- Tampe bem o frasco e deixe repousar em um lugar seco, arejado e protegido da luz por 48 horas.
- Passado esse tempo, você já pode consumi-lo.
Como consumir
- Para controlar os níveis de colesterol, tome uma colher desse xarope antes de cada refeição principal.
- No caso de dor ou de inflamação nas articulações, consuma uma colher em jejum e antes do almoço.
- Como método preventivo, tome uma colher em jejum todos os dias.
- Se quiser, misture o xarope com meia xícara de água morna para facilitar o consumo.
- Evite ingerir mais do que a quantidade recomendada porque pode ser contraproducente.
E aí, pronta para prepará-lo em casa? Adquira os ingredientes em um mercado de confiança e aproveite esse maravilhoso xarope para promover o bem-estar do seu corpo.
Ainda que seus efeitos benéficos não sejam percebidos instantaneamente, com o tempo você vai notar uma mudança positiva em sua saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cobos Torres, D. M., & Angarita Salamanca, L. X. (2017). Estudio Cromatográfico por HPLC-UV, Cuantificación de Fenoles, Flavonoides y Evaluación de la Capacidad Antioxidante en Miel de Abejas. http://repository.udistrital.edu.co/bitstream/11349/6765/3/AngaritaSalamancaLauraXimena2017.pdf
- Gómez, L. G., & Sánchez-Muniz, F. J. (2000). Revisión: Efectos cardiovasculares del ajo (Allium sativum). Arch Latinoam Nutr, 50(3), 219-29. http://cania.msinfo.info/bases/biblo/texto/pdf2/garcia%20gomez.pdf
- Arreola, R., Quintero-Fabián, S., López-Roa, R. I., Flores-Gutiérrez, E. O., Reyes-Grajeda, J. P., Carrera-Quintanar, L., & Ortuño-Sahagún, D. (2015). Immunomodulation and anti-inflammatory effects of garlic compounds. Journal of immunology research, 2015. http://downloads.hindawi.com/journals/jir/2015/401630.pdf
- Domínguez, E., & Ordoñez, E. (2018). Evaluación de la actividad antioxidante, vitamina c de zumos cítricos de lima dulce (Citrus limetta), limón tahití (Citrus latifolia), limón rugoso (Citrus jambhiri lush) y mandarina cleopatra (Citrus reshni) almacenados en refrigeración. RevIA, 3(1). http://revistas.unas.edu.pe/index.php/revia/article/download/78/63
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.